domingo, 8 de abril de 2012

A Força do Destino (Susana Esteves Nunes)

A vida de Maria Eduarda está prestes a mudar. Primeiro, o irmão anuncia-lhe que vai aceitar uma oportunidade de emprego irrecusável... em Nova Iorque. Depois, ainda abalada pela notícia, cruza-se, de forma algo acidental, com um homem que lhe desperta a inesperada impressão de que acaba de se cruzar com o homem da sua vida. E, aparentemente, o desconhecido partilha dos seus sentimentos e ambos estão destinados a conhecer-se... e amar-se. Mas se, por vezes, a vida dos protagonistas parece ser um mar de rosas, também é certo que nada de bom dura eternamente...
Algo que transparece desde as primeiras páginas deste livro e que, apesar de alguma melhoria com o evoluir da narrativa, permanece presente na sua totalidade, é a impressão de que tudo acontece de forma demasiado rápida. Os incidentes que levam Maria Eduarda a conhecer Vasco e a forma como a relação de ambos evolui são narrados de forma bastante sucinta, o que resulta num tom narrativo algo distante, já que as emoções e pensamentos das personagens não são muito desenvolvidos. 
A ideia na base da história é bastante interessante, ainda que, enquanto história de amor entre quase desconhecidos, pareça por vezes que poucas ou nenhumas dificuldades surgem no caminho dos protagonistas para dar complexidade à sua história. Também isto cria a impressão de que mais haveria a desenvolver ao longo da história, ainda que haja também um efeito interessante nesta opção: a quase constante tranquilidade no percurso de Maria Eduarda acaba por tornar surpreendente a forma como, de súbito, o que parecia ser um caminho bem definido acaba por se desviar para uma conclusão relativamente inesperada.
A escrita é, no geral, agradável, apesar de alguns deslizes a nível de revisão. Há algumas gralhas no texto que, acompanhadas por uma ou outra confusão na aplicação dos tempos verbais, não chegam a quebrar o ritmo de leitura, mas são, ainda assim, facilmente detectáveis. Não há, além disso, um grande desenvolvimento a nível emocional, mas antes uma exposição mais directa dos acontecimentos.
Fica, portanto, deste livro a impressão global de uma história com os seus momentos interessantes e que, no geral, consegue ser uma leitura agradável, mas que perde um pouco pela falta de desenvolvimento a nível das personagens e das inevitáveis complicações da vida. Interessante, ainda assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário