quarta-feira, 11 de abril de 2012

Novidade Quetzal


Éramos Felizes e Não Sabíamos reúne as crónicas da rubrica irmaolucia, da autoria de Pedro Vieira e exibida no Canal Q desde Abril de 2010. De Cavaco Silva a Passos Coelho, de Bento XVI a Khadafi, de Angela Merkel a Dilma Rousseff, a pena inspirada e cáustica do escritor e ilustrador não poupa nenhum dos protagonistas maiores destes tempos em que descobrimos que, afinal, éramos felizes e não sabíamos.

«Éramos felizes e não sabíamos, como é evidente. A 1 de abril de 2010, quando o irmaolucia se estreou na televisão (marginal) por cabo ao som de uma malha esgalhada pelo Vasco Palmeirim (pode-se usar esgalhada” sem provocar cegueira?), os indícios de que o verbo “empobrecer” ia ganhar novo relevo já estavam todos à vista. 
Afinal, por esses dias a crónica de uma morte anunciada que é a nossa vida de todos os dias já havia deixado de ser propriedade intelectual daquele colombiano demasiado interessado nas curvas da Shakira, por oposição  à estima que antes demonstrava por Macondo, quantos Aurelianos caberão naquelas ancas, por aí fora. 
Por oposição ao que se vive hoje e ao que se antecipa daqui em diante, éramos mais do que felizes, que saudades do Freeport, do manso é a tua tia, dos robalos e do Vara, do Santana primeiro-ministro e da vitória da Grécia no europeu de futebol, do Scolari e do José Barroso de malas aviadas para Bruxelas, do pântano guterrista, do desemprego abaixo dos dois dígitos e da primeira vitória presidencial de Aníbal Adoro Bolo-Rei Silva, altura em que Manuel Alegre era um barbudo simpático com o ego engordado em um milhão de votos e em que o Fernando Nobre era só um tipo que tinha visto demasiadas crianças, demasiados pães, demasiadas galinhas.»

Pedro Vieira nasceu em 1975, em Lisboa, cidade onde vive. Licenciado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, trabalha no Canal Q das Produções Fictícias como criativo, sendo actualmente anfitrião do programa Inferno. É ilustrador residente da revista  Ler e uma das figuras mais conhecidas da blogosfera, onde mantém o irmaolucia (http://irmaolucia.blogs.sapo.pt) e é coautor do arrastão (www.arrastao.org). Na opinião do crítico Pedro Mexia, Vieira é «um repórter nato, com poderes de observação e empatia raros e com uma especial atenção ao uso da língua portuguesa.»

Sem comentários:

Enviar um comentário