segunda-feira, 30 de abril de 2012

Novidades Planeta


Em 1975 começaram a voltar a Portugal aqueles que ficaram para o nosso imaginário e a nossa história recente como «os retornados».  São eles os actores principais desta história.  
O regresso deste contingente, calculado em perto de meio milhão de pessoas, foi segundo uns traumático, segundo outros exemplar.  
Passadas quase quatro décadas, Sarah Adamopoulos foi em busca de memórias dos que regressaram das várias ex-colónias portuguesas e registou testemunhos e imagens do Portugal de então que permanecem muito vivas.  
São retratos de corpo inteiro de famílias, vidas e mudanças que a todos tocaram, de diferentes formas e com diferentes graus de desilusão e esperança. A esperança continuará, de novo ou ainda, virada para essa África? 
Certo é que a terra que tão marcada está ainda na identidade de tantos, nos é de novo apontada como destino de um futuro uma vez mais adiados. Numa época em que a tomada de consciência dos povos africanos criou uma identidade irrevogável em cada cidadão, Voltar é um título que ecoa em duas direcções e surge para muitos como uma pergunta.  
Estarão fechadas as feridas deste regresso? 

Rui Zink no seu melhor, num livro para os tempos que correm: luto e luta pela nossa felicidade colectiva e individual. 
Um conjunto de crónicas de Rui Zink – publicadas ao longo de cinco anos numa revista de bem-estar  –, das mais emblemáticas que tem escrito sobre quem somos nós, portugueses, como povo, como indivíduos, como pais, como cônjuges.  
Irónico, já se sabe, acutilante e verdadeiro, as confissões  e reflexões do autor sobre os afectos e desafectos,  a conjugalidade normal e a loucura mansa deste povo  à beira-mar pasmado, onde todos os leitores se revêm, entre uma gargalhada que faz pensar e uma reflexão que nos ajuda a rir de nós próprios. 

Problemas como a gravidez na adolescência e o divórcio dos pais são tratados nesta história com um notável equilíbrio entre  a irreverência do universo juvenil e a sensatez. 
Um livro que é instrumento precioso para discussões em aula, em família ou entre amigos sobre temas de que muitas vezes não é fácil falar. 
A história de uma adolescente, tagarela e emotiva, às voltas com  a família e aflita, porque outra adolescente engravidou e vai casar, esquecendo que a vida merece ser vivida em tempo certo e não antecipado...... 
Uma Argola no Umbigo, mostra-nos que, por muito que se pense que tudo corre mal e que não há volta a dar, há sempre um acontecimento, alguém que  transforma tudo aquilo que parece errado.  

Sem comentários:

Enviar um comentário