terça-feira, 17 de abril de 2012

Uma História da Leitura (Alberto Manguel)

Uma história da leitura. Uma, porque cada leitor constrói a sua própria história da leitura e, por isso, um livro que contasse A história da leitura seria, inevitavelmente, imenso... e eternamente inacabado. O que o autor apresenta neste livro é, portanto, uma visão que conjuga a sua experiência pessoal enquanto leitor, da descoberta da leitura aos grandes pontos que o marcaram no seu percurso através do mundo dos livros, com os principais pontos de mudança global decorridos ao longo do tempo nesse domínio. Dos livros proibidos e da universalização da leitura, dos géneros e da inevitável discriminação para com alguns deles, da leitura enquanto trunfo de elites e, depois, enquanto dura conquista para os mais desfavorecidos. Uma história da leitura, portanto, para o autor e para o mundo.
Um dos grandes pontos fortes deste livro é precisamente a forma como está construído. Ao falar da sua evolução e das suas experiências pessoais enquanto leitor, o autor apresenta, desde logo, elementos com que qualquer bibliófilo se poderá identificar. Ao conjugar este aspecto de vivência com a vastidão de elementos históricos e referências literárias que surgem ao longo de todo o livro, torna a leitura mais envolvente, mais cativante para o leitor, já que, para assimilar todos os conhecimentos apresentados ao longo do livro, é necessária uma boa medida de concentração.
Todas estas referências servem ainda um outro propósito. Se a forma como são abordadas ao longo do livro basta para ficar com uma ideia bastante completa do que é apresentado, fica ainda assim a curiosidade em saber mais. Mais sobre os períodos históricos e pelas diferentes culturas que são apresentadas, na sua diversidade de hábitos de leitura, e mais também sobre os autores e livros que vão sendo referidos. Cria-se, portanto, não só uma visão bastante completa e organizada sobre a evolução da leitura através dos tempos, mas também uma sólida base para um possível aprofundar desse conteúdo.
Ainda um outro aspecto muito bem conseguido está na organização do livro. Cada capítulo introduz um tema, que é desenvolvido não só no seu contexto histórico e de referências literárias, mas também a nível da evolução de pontos de vista sobre esse tema, e apresentando sempre um toque da experiência pessoal do autor. Há, portanto, algo de interessante em todos os capítulos, seja a nível da caracterização da mentalidade de uma época, seja até ao desenvolver um ponto de vista particularmente vincado de uma personalidade da época em questão. 
Não é propriamente uma leitura compulsiva. Não o poderia ser, com tanto conhecimento para assimilar. É, sim, uma obra completa, organizada e cativante sobre os livros e a leitura, um livro onde há muito para descobrir e que desperta curiosidade em aprender ainda mais. É, por tudo isto e ainda pelos elementos pessoais que serão familiares a qualquer leitor, uma obra fascinante para qualquer bibliófilo. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário