sexta-feira, 20 de abril de 2012

Novidades Esfera dos Livros para Abril


Com apenas 7 anos Maria da Glória torna-se rainha de Portugal. Um país do outro lado do oceano que nunca havia pisado. A sua infância foi vivida no Brasil, entre o calor e os papagaios coloridos que admirava na companhia dos seus irmãos e da sua adorada mãe, D. Leopoldina. A ensombrar esta felicidade apenas Domitília, a amante do seu pai, Imperador do Brasil e D. Pedro IV de Portugal.
Em 1828 parte rumo a Viena para ser educada na corte dos avós. Para trás deixa a mãe sepultada, os seus adorados irmãos e a marquesa de Aguiar, sua amiga e protectora. Traída pelo seu tio D. Miguel, que se declara rei de Portugal, e a quem estava prometida em casamento, D. Maria acaba por desembarcar em Londres onde conhece Vitória, a herdeira da coroa de Inglaterra a quem ficará para sempre ligada por uma estreita relação de amizade.
Aos 15 anos, finda a guerra civil, D. Maria pisa pela primeira vez o solo do seu país. Seria uma boa rainha para aquela gente que a acolhia em festa e uma mulher feliz, mais feliz do que a sua querida mãe. Fracassada a sua união com o tio, agora exilado, casa-se com Augusto de Beauharnais que um ano depois morre de difteria. Maria era teimosa, não desistia assim tão facilmente da sua felicidade e encontra-a junto de D. Fernando de Saxo-Coburgo-Gotha, pai dos seus onze filhos, quatro deles mortos à nascença.
Esta é a história de uma rainha que fez tudo pelo seu reino. Isabel Stilwell, autora bestseller de romances históricos em Portugal, leva-nos a um dos períodos mais conturbados da História de Portugal, tendo como pano de fundo as guerras entre liberais e absolutistas, para nos contar a história desta rainha, mulher, mãe dedicada e política de pulso forte e coragem inabalável que durante dezanove anos comandou os destinos de Portugal.

Isabel Stilwell é jornalista e escritora. Atualmente é directora do jornal Destak. Foi directora da revista Notícias Magazine, e tem um longo percurso na imprensa escrita. Depois do enorme sucesso do seu primeiro romance, Filipa de Lencastre, A rainha que mudou Portugal (25.ª edição), Isabel Stilwell consagrou-se como autora portuguesa de romances históricos com o seu segundo livro Catarina de Bragança, A coragem de uma infanta portuguesa que se tornou rainha de Inglaterra (17.ª edição) e com D. Amélia, A rainha exilada que deixou o coração em Portugal (13.ª edição).

Este é um livro íntimo e corajoso que vai para além da solenidade das fotografias oficiais, do sorriso majestoso, do protocolo da corte e também das biografias canónicas, para chegar, pela primeira vez, ao território desconhecido e misterioso que é a alma de Sofia.
Uma mulher fria por fora, mas apaixonada por dentro, com uma infância difícil, uma juventude atormentada e um longo amadurecimento cheio de momentos de felicidade plena, mas também de enormes decepções e sofrimentos.
Esta biografia apresenta dados inéditos e personagens interessantes, mostra-nos uma rainha que alcançou a pulso, com grandes sacrifícios e um elevado custo pessoal, o lugar que ocupa na História de Espanha, mas cuja vida privada não lhe trouxe a felicidade que todo o ser humano merece. Princesa de um país pobre e marginal, conheceu a fome, o frio, os ratos... No exílio mais duro de um mundo em chamas, cresceu ao lado de uns pais de personalidade surpreendente, apaixonou-se por quem não a quis, casou com quem devia e lutou como uma fera ao lado do seu marido num período vibrante e perigoso do passado de Espanha para conseguir ocupar o trono. Valeu a pena? O preço foi demasiado alto?
A Solidão da Rainha aborda a vida de Sofia em profundidade, com respeito, mas também de bisturi na mão, com a intenção de trazer mais luz sobre uma vida apaixonante, com a qual iremos rir, chorar, indignarmo-nos e admirarmo-nos e também inteirarmo-nos de factos incríveis, que parecem não caber numa só vida humana.

Pilar Eyre (Barcelona) estudou Filosofia e Letras e Ciências da Informação. Exerceu jornalismo como colunista, entrevistadora e repórter em vários jornais e revistas (Hoja del Lunes, Mundo Diário, La Vanguardia, Interviú, El Periódico de Catalunya e El Mundo, entre outros) e colaborou também em diversas emissoras de rádio e televisão. É autora de vários livros, entre os quais cabe destacar: Segredos e Mentiras da Família Real Espanhola, publicado em Portugal pela Esfera dos Livros com grande sucesso.

A vida é feita de celebrações. De pequenos grandes momentos que merecem ser festejados. Da notícia da gravidez tão desejada de uma amiga, à celebração do Natal ou da Páscoa que reúne toda a família, do dia da mãe que merece sempre um carinho especial, ao almoço de domingo, da festa de aniversário de graúdos que nos enche a casa, à celebração de mais um ano da pequenada que não para de crescer. Do aniversário de casamento, ao dia de São Valentim… Para Joana Roque só há uma forma de celebrar todos os momentos únicos que a vida tem para nos oferecer: à mesa. Entre um bom prato de bacalhau, uma carne assada, uma fatia de bolo de cenoura, uma chávena de chocolate quente ou um copo de sangria, partilhamos sonhos, promessas, conquistas, alegrias e algumas tristezas. Brindamos à família, aos amigos, ao Ano Novo, ao amor e à amizade.
Depois do sucesso de Feito em Casa, em 8.ª edição, Joana Roque traz-nos mais de 300 receitas para celebrar a vida! Receitas práticas, fáceis de concretizar, que saem sempre bem e não pesam no nosso orçamento familiar. Sem esquecer as indispensáveis dicas práticas e os conselhos de economia doméstica que facilitam o nosso dia a dia.

Joana Roque tem 33 anos e é formada em Turismo pela Escola Superior de Educação de Coimbra. É casada e sempre gostou de cozinhar e de comer. Em abril de 2006 criou um blogue de dieta, para a ajudar com as suas tentativas para perder peso, mas rapidamente passou a ser solicitada para partilhar as receitas daquilo que comia. Em maio de 2006 surge então o blogue As Minhas Receitas, com receitas simples e acessíveis a todos. Em finais de 2008, surge o blogue A Economia Cá de Casa. Em 2010 editou com grande sucesso o livro Feito em Casa, 8ª edição. Colaborou com a SIC Mulher, no programa Mais Mulher e tornou-se presença regular na televisão e noutros meios de comunicação social onde partilha as suas receitas e as suas dicas de economia doméstica.

Está grávida e gostava de ter uma fralda com a inicial do nome do seu filho, ou fazer um mobile diferente, mas acha que é difícil de mais? O quarto do seu filho estava mesmo a precisar de umas caixas de arrumação coloridas para aqueles brinquedos todos. A sua sala necessita de umas almofadas novas, e já agora de uns cortinados, mas não tem orçamento para comprá-los na loja? Gostava de mudar o tecido da cabeceira da sua cama, mas não sabe como…
Tudo isto é possível com a ajuda preciosa de Joana Nobre Garcia. Depois do sucesso do anterior livro Costura-Mania, a autora traz-nos agora 105 projectos que prometem dar mais alegria à nossa casa. Como fazer cortinas, almofadas em forma de dinossauro ou de leão, toalhas para a casa de banho, sacos-cama, lençóis com um toque pessoal, uma almofada de leitura ou de amamentação, caixas decorativas, capas de edredons, toalhas de mesa, bolsas para os comandos da televisão e muito mais…
Não há desculpas. Joana Nobre Garcia explica-nos as técnicas, os materiais necessários, os truques que garantem o sucesso de cada projecto, dá-nos os moldes e, passo a passo, ensina-nos a fazer os nossos próprios objectos.

Joana Nobre Garcia é casada e mãe de três filhos. Licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, é responsável pela área comercial/financeira de uma empresa da família e professora do 1º ciclo de Costura Criativa no Real Colégio de Portugal.
É criadora e proprietária da marca Rosapomposa, onde cria objetos únicos, feitos à mão, desde brinquedos, sacos em tecido, embalagens em tecido a inúmeras utilidades. Desenvolve padrões para tecidos, kits Corte&Cose com o objectivo de fomentar as artes manuais entre os mais novos e  lecciona workshops para adultos e crianças.
É presença assídua em vários órgãos de comunicação social nomeadamente no programa Mais Mulher, na Sic Mulher. Colabora na revista NG Soluções e com a loja de tecidos Santo Condestável.

Um livro onde se fala (…) da relação entre pais e filhos, no que reporta ao estudo, entre pais e professores, entre a família e a escola, dessa coisa fantástica mas terrível que são as actividades extracurriculares, e também dos insucessos escolares, das falhas educativas, dos deficits de aprendizagem, das situações em que se sentem – pais e filhos – tristes, sem esperança, sem farol e sem rumo. De tudo isto o Renato nos fala. Com a calma de quem sabe. Com a atenção de quem se preocupa. Com a moderação e o bom-senso de quem tem experiência. E de um modo coloquial, acessível, que se lê com gosto.
Mário Cordeiro, in Prefácio

O meu filho não gosta da escola, como lhe consigo explicar a sua importância? Os trabalhos de casa são realmente necessários? Que metodologia de estudo devo incentivar no meu filho? Quais os alimentos que favorecem o estudo? Como devo reagir quando as notas são negativas? Estas e outras perguntas são respondidas neste livro por Renato Paiva, orientador educacional com vasta experiência no acompanhamento de pais e alunos.
Numa linguagem prática e directa, com exercícios, orientações claras, estratégias e ideias-chave que devemos reter, o autor ajuda-nos a escolher a melhor escola para os nossos filhos, a promover a autonomia de estudo, a enraizar métodos de aprendizagem desde cedo e a enfrentar problemas como a hiperactividade, a dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem.

Renato Paiva é director da Clínica da Educação. Licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Setúbal, mestre em Multimédia na Educação pela Universidade de Aveiro. Tem uma vasta experiência como formador, no apoio terapêutico-pedagógico às dificuldades de aprendizagem e na área da orientação escolar para pais e alunos. Em 2007, editou com a Esfera dos Livros o livro SOS Tenho de Passar de Ano.

«Bem alertou o Senhor Presidente que o corte dos subsídios aos funcionários públicos e aos pensionistas não era justo. E o Senhor Presidente sabia do que falava, pois ele também é um desses pensionistas. Lá por não jogar à bisca lambida no jardim de Belém com os outros reformados, não andar a ler todos os jornais gratuitos que oferecem nos semáforos e ganhar uma pensão 33 vezes mais alta do que a de 300 euros que eles têm não quer dizer que o Senhor Presidente não sofra com os cortes nas pensões. (…). Correu até o boato que o Senhor Presidente não ia assinar o Orçamento para 2012. Mas essas pessoas não conhecem o Senhor Professor Cavaco Silva como eu conheço. O seu dever é alertar. Não é vetar. (…) Felizmente durante os seus 48 anos de casado, o Senhor Presidente e a Primeira-dama foram sempre muito poupados. (…) Tivessem os outros reformados feito o mesmo e agora não andavam aí a protestar por tudo quanto é lado. Ganhavam o salário mínimo e não punham nada de lado? E agora queixam-se?! Como se diz na minha aldeia: no poupar é que está o ganho.»

Nascida em Horta da Vilariça, no final dos anos 40, Maria chegou a Lisboa ainda na flor da juventude. Nascida para trabalhar, rapariga de muita discrição, cedo ganhou a admiração nos corredores do Palácio de Belém. Testemunha privilegiada do dia a dia do palácio, Maria traz-nos ao longo destas páginas o relato inédito e não censurado dos bastidores da presidência do Professor Aníbal Cavaco Silva. 
Dos pequenos episódios da vida doméstica às audiências com as grandes figuras da política internacional, tudo é aqui registado de forma simples e apaixonada pela empregada do Presidente da República. 
Depois do bestseller O Cão de Sócrates, António Ribeiro regressa à escrita com pano de pó e espanador em punho, para nos abrir as portas do Palácio de Belém e narrar as peripécias de Maria, a empregada de Cavaco Silva. Das alegadas escutas em Belém, às relações institucionais com José Sócrates e Passos Coelho, do estatuto dos Açores, ao Orçamento de Estado de 2012, das ações do BPN, às pensões do Senhor Presidente da República. 
D. Maria, nascida em Horta da Vilariça, distrito de Bragança, nos anos 40 do século passado, veio para Lisboa com pouco mais de 20 anos para servir sete Presidentes da República. Cozinheira e empregada de limpeza ao serviço de Sua Excelência o Senhor Presidente da República.

Quando foi a última vez que arriscaste? Que disseste «não» alto e em bom som? Que saíste da tua zona de conforto, do sofá, da rotina doentia, dos padrões e moldes em que cresceste? Que agiste, pegando sem medo nas rédeas da tua vida?
Muitas vezes parece que vivemos ao sabor da vida. Somos conduzidos pela sociedade e os seus preconceitos, pelos limites que nos impusemos a nós mesmos e pelo medo, pura invenção da nossa mente. Sem qualquer tipo de amor-próprio, estima ou confiança, regemo-nos por valores que não são nossos, por pessoas que nos sorriem e a quem permitimos tudo e mais alguma coisa, mas que são verdadeiramente tóxicas para a nossa vida.
Chega de viver assim, não achas? É tempo de mudar e o risco é a graça da vida. É aventura, é o desconhecido, é a busca e a mais valiosa oportunidade para cresceres e alcançares aquilo que julgavas inalcançável, mas que afinal estava aqui tão perto.
Para viveres a tua vida em pleno, precisas de arriscar. Para isso tens de agir, de te entregar ao «agora», não te deixares influenciar pelos outros, as suas opiniões, críticas, os juízos de valor e entregares-te à vida com paixão.
O conhecido apresentador Gustavo Santos leva-te numa viagem transformadora ao longo destas páginas, convidando-te a mergulhar na tua vida, para te tornares mais feliz. Com mais de 100 poderosas perguntas que te vão fazer pensar e mudar a tua forma de viver e 11 exercícios que te vão mostrar que a vida pode ser muito mais do que aquilo que tu até agora pensavas ser possível...

Gustavo Santos nasceu a 27 de maio de 1977 e, desde cedo, dedicou-se às artes. Iniciou a sua aventura profissional na dança, tendo-se tornado campeão mundial de Hip-Hop com o grupo em Hexa, em Los Angeles. Agora podemos vê-lo como apresentador no programa da Sic Mulher, Querido, mudei a casa. Iniciou-se pela literatura, tendo já publicado três romances, e agora arrisca, como é seu timbre, numa nova área: a valorização pessoal. Orador em inúmeras palestras sobre o tema e sendo formado em Coaching segundo as normas da ICF.

Olá, eu sou Pedro Medeiros e sou o seu treinador pessoal. A partir de agora eu e você estamos juntos, página a página, exercício a exercício, para levá-la/o a concretizar os seus objectivos.

- Quer emagrecer?

- Tem barriga e não consegue perdê-la por mais abdominais que faça?

- Quer vestir as suas calças 36 que deixaram lhe de servir?

- Quer fazer exercício físico mas pretende ter um programa personalizado, adequado ao seu corpo, ao tempo que dispõe e aos seus objectivos de treino?

Tenho mais de quinze anos de experiência em ginásios e sou formador em Educação Física. Já vi de tudo. Pessoas que não conseguem manter-se motivadas e ao fim de uma semana de ginásio desistem, gente motivada que por fazer um plano errado de exercícios não consegue alcançar a sua meta e sente-se frustrada. 
Por isso decidi escrever este livro. Uma ferramenta prática para usar no ginásio, mas, caso não possa ou não queira inscrever-se, não tem desculpa porque este livro tem tudo o que precisa para fazer ginástica no conforto da sua casa. Trata-se de um manual com fotografias passo a passo de cada exercício, com técnicas e estratégias de treino, exercícios variados para as diferentes partes do seu corpo, conselhos para começar a correr, bem como dicas de alimentação, e de descanso adaptadas a si, à sua idade, ao seu caso, para que sejam eficazes e eu e você apresentemos elevados índices de sucesso. 

Pedro de Medeiros nasceu na cidade de Ponta Delgada, São Miguel, Açores, licenciou-se em Ciências do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana (lisboa). Posteriormente fez uma Pós-Graduação em Qualidade de Vida e Autonomia Funcional na 3ª Idade, e finalizou o mestrado em Treino de Alto Rendimento, também na Faculdade de Motricidade Humana. Trabalha há cerca de 15 anos na área de exercício e saúde, em entidades como o Holmes Place Health Clubs. Foi personal trainer de algumas figuras públicas como, Ana Rita Clara (apresentadora), Sabri Lucas (ator), Ana Guedes (pivot), entre outros(as). Foi o responsável pela rúbrica de fitness no programa Mais Mulher, na Sic Mulher .

Está farta de dietas que não funcionam? Que a obrigam a passar fome? Em que emagrece um quilo e logo recupera dois? Dietas com alimentos que não encontra nos nossos supermercados e restaurantes? Que a proíbem de comer o pão ao pequeno-almoço de que tanto gosta? Não quer tomar medicamentos nem suplementos dispendiosos para emagrecer?
Então este livro é para si. A nutricionista Ágata Roquete traz-lhe uma dieta inovadora, adaptada aos hábitos alimentares portugueses, onde o resultado é garantido. No final do mês, a sua balança vai acusar menos 3 a 6 quilos, se for mulher, e 5 a 8 quilos, se for homem.
Como? Tudo começa na primeira consulta onde a nutricionista lhe explica os alimentos proibidos – como batatas, massa, arroz, bolachas, isto é, os hidratos de carbono- e os alimentos que pode consumir à vontade diariamente. A partir daqui cada página deste livro acompanha-a dia a dia, com dicas práticas, conselhos úteis que a motivam, e receitas variadas do que pode cozinhar. Uma nota importante: uma vez por semana, há o dia da asneira onde pode comer tudo o que lhe apetecer. Chegamos ao 15º dia, onde volta à consulta para perceber os resultados que conseguiu até então. No final do mês, o tão esperado dia 31, com menos peso, a sua autoestima aumentada e com hábitos alimentares mais saudáveis entra numa nova fase. Se já alcançou o peso desejado, então resta-lhe fazer a manutenção da dieta. Aí já conhece o seu corpo, que se torna num verdadeiro aliado na manutenção de um peso que lhe dá mais saúde, autoconfiança e boa aparência. Se quer perder ainda mais peso, a nutricionista Ágata Roquete dá-lhe todos os conselhos de que precisa para prosseguir a dieta até que a balança lhe indique o peso que tanto ambiciona.

Ágata Roquette é licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar pelo Instituto das Ciências da Saúde-Sul. Durante anos lutou contra o seu próprio peso, chegando a pesar na altura em que frequentava a faculdade 90 quilos. Andou em vários nutricionistas, endocrinologistas, médicos mas sem resultados visíveis. Foi aí que começou a estudar as dietas proteicas onde se elimina a ingestão de hidratos de carbono. Foi aí que começou a estudar as dietas existentes, sobretudo as proteicas – como a dieta de Athkins e South Beach que são as preferidas dos actores de Hollywood- e a fazer algumas variações, adequadas à dieta portuguesa. Como por exemplo, não anular o pão ao pequeno-almoço. Os resultados são visíveis nas muitas centenas de pacientes que acompanha.

Atualmente dá consultas no seu consultório no Estoril e colabora com empresas como a Accenture e a Edifer, onde dá consultas aos funcionários das mesmas. Dá ainda consultas na Go Clinic no Atrium Saldanha, onde acompanha sobretudo mulheres grávidas e no pós-parto.

Sem comentários:

Enviar um comentário