quarta-feira, 18 de abril de 2012

Novidade Quetzal


Biografia de António Manuel Couto Viana escrita a quatro mãos. Um documento magnífico sobre a vida e obra de Couto Viana, que integra variadíssimos contributos e testemunhos de amigos, admiradores, contemporâneos e discípulos. Tem ainda um acervo extraordinário de fotografias, desenhos e outra iconografia.

Durante meio século  Ricardo de Saavedra manteve uma grande amizade com  António Manuel Couto Viana. Trabalhou com ele no Teatro da  Trindade, recebeu-o em Moçambique, foi entrevistá-lo a Macau, arrastou-o até à Jamba para conhecer Savimbi. Sobre o homem de teatro e sobre o escritor publicou mais de uma vintena de textos, prefaciou-lhe três livros, apresentou-o em público diversas vezes. Nos últimos anos, acompanhou-o de perto, na sua vida e obra.

Depois de ter iniciado no jornalismo em Lisboa,  Ricardo de Saavedra cumpriu o serviço militar em Moçambique, radicou-se em Lourenço Marques como professor do ensino secundário, quadro num matutino, e mais tarde numa agência noticiosa. Regressado a Portugal em 1987, ingressou no Diário de Noticias e  participou no lançamento da revista Notícias Magazine. É autor de vários livros de ficção e não ficção.

António Manuel Couto Viana nasceu em Viana do Castelo a 24 de Janeiro de 1923 e morreu em Lisboa a 8 de Junho de 2010. Poeta, dramaturgo, contista, ensaísta, memorialista, tradutor e autor de livros para crianças, foi também empresário teatral, director artístico, encenador e actor. Em 2011, a Quetzal publicou a coletânea de contos Tens Visto o Antão?

Sem comentários:

Enviar um comentário