quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Minha Sala de Aula é uma Trincheira (Bárbara Wong)

Existem muitas generalizações (e algumas bastante negativas) associadas à profissão de professor: que não sabem nada, que têm uma vida de vida superior, que os alunos não lhes interessam, que não sabem ensinar... Enfim, ideias que ganharam forma pelas experiências negativas de alguns, ou por interpretações divergentes de diferentes situações. O objectivo deste livro é desmentir os dez principais mitos associados aos professores, percorrendo muitas e diferentes histórias de alunos, pais e professores.
A docência é uma área sobre a qual muitos têm opinião formada: a maioria nunca exercerá essa profissão, mas praticamente todos terão passado pela experiência de se ser aluno, trazendo dela algumas histórias para contar, tanto boas como más. E é neste aspecto que se destaca este livro: se o objectivo é, de facto, quebrar algumas generalizações sobre os professores, há ainda assim o cuidado de contar tanto as histórias que mostram os bons profissionais como as que revelam os que são, efectivamente, maus. É uma área sensível, afinal, já que é da escola que vem uma boa parte da preparação para o futuro e as marcas da experiência escolar (boas ou más) podem ser, de facto, um factor condicionante para escolhas futuras.
Outro aspecto interessante é que, percorrendo toda uma diversidade de histórias e pontos de vista, apresenta-se não só uma visão completa das forças e fragilidades do sistema, mas também uma série de episódios que, em certa medida, podem ser familiares. A experiência de alguma dificuldade em enquadrar-se numa escola, os problemas com um professor que "não tem paciência" (ou tempo...) para explicar devidamente o programa são situações por que muitos alunos terão passados. Por outro lado, as situações de agressividade para com professores são cada vez mais comuns e haverá, seguramente, quem se identifique com alguns dos episódios apresentados neste livro.
Retira-se, portanto, deste livro, uma visão bastante clara e imparcial do que é o mundo dos professores, longe das generalizações muitas vezes pronunciadas, mas feito de bons e de maus exemplos (como todas as áreas). De leitura cativante e com muito de interessante, vale a pena ler este livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário