sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Novidade Bertrand

No coração deste livro estão as histórias de dois homens carismáticos. Os avôs de Joseph O’Neill, um irlandês e outro turco, foram ambos presos durante a Segunda Guerra Mundial. O avô irlandês, um rebelde bem-parecido oriundo de uma família de pequenos agricultores, era membro activo do IRA e foi encarcerado com centenas de camaradas pelo governo de Valera. O outro avô de O’Neill, um dono de hotel confiante e encantador, oriundo da minúscula minoria cristã turca, foi preso pelos britânicos na Palestina, para onde fora com o intuito de comprar limões, por suspeita de ser um espião do Eixo.
Joseph O’Neill decidiu investigar as histórias dos seus avôs, mergulhadas até então em silêncio familiar, enfrentando para tal memórias partilhadas de violência, um legado de compromisso feroz e cegueira política, o encantador e perturbador poder do nacionalismo e o medo e a cumplicidade do observador. Foi alterado pelo que descobriu e escreveu um livro notável sobre os laços e os limites do parentesco. Com grande tacto, coloca as histórias de indivíduos no cenário da história dos eventos menos humanos do século passado.

Joseph O’Neill nasceu em Cork, na Irlanda, em 1964, descendente de irlandeses e turcos. Cresceu em Moçambique, na África do Sul, no Irão, na Turquia e na Holanda. Estudou Direito em Cambridge. É autor de três romances e um livro autobiográfico, todos eles aclamados pela crítica, dos quais se destaca o fenómeno literário Netherland: Terra de Sombras, vencedor do prémio PEN/Faulkner, que está a ser adaptado ao cinema por Sam Mendes. Vive com a mulher e os três filhos no Chelsea Hotel, em Nova Iorque.

Sem comentários:

Enviar um comentário