sábado, 17 de setembro de 2011

Sangue Gelado (Claudia Gray)

Apesar do tempo de separação, Bianca não consegue esquecer Lucas. E quando este consegue, através de um amigo comum, fazer com que ela receba uma carta, a necessidade de ambos em voltar a encontrar-se torna-se mais forte que nunca. Assim, Bianca procura uma forma de contornar as rígidas regras de Evernight para sair ao encontro de Lucas. Mas não é esse o seu único problema e, entre uma vampira de comportamento invulgar e a manifestação de espectros particularmente agressivos, a situação só pode agravar-se.
Há, neste livro, alguns aspectos que evoluem de forma interessante, em comparação ao que acontece no primeiro volume. O desenvolvimento do tema dos fantasmas, da origem dos vampiros e da sua relação com os espectros e do papel de Bianca em tudo o que está a acontecer confere ao enredo uma série de pontos que tornam a narrativa mais cativante - e menos centrada nos dilemas amorosos - que o primeiro volume, Evernight. Ainda assim, estes elementos continuam presentes e o inevitável triângulo amoroso continua a ter uma presença considerável ao longo da narrativa, retirando, talvez, um pouco de protagonismo a elementos mais importantes do enredo.
Há uma boa medida de acção a decorrer e o ritmo torna-se progressivamente mais intenso com a aproximação da fase final. Esta, na verdade, caracteriza-se por toda uma série de revelações que, ainda que algumas delas sejam apresentadas de forma mais brusca, deixam em aberto muitas perguntas para o próximo volume.
Existem alguns elementos em comum com outros livros do género, como o facto de o casal protagonista estar, aparentemente, no centro de um amor impossível e de as suas diferenças causarem algumas indecisões. Ainda assim, os elementos de mistério - e a introdução dos fantasmas foi algo de particularmente interessante - compensam este lado mais previsível da narrativa.
Escrito de forma acessível, mas cativante, uma história bastante interessante, onde, apesar de alguns momentos que poderiam ser mais explorados, se destaca o sistema interessante e a introdução gradual de uma explicação para os elementos sobrenaturais da história. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário