segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Sociedade Medieval Portuguesa (A.H. de Oliveira Marques)

Como era a vida na Idade Média? Não nos grandes acontecimentos, mas na vida quotidiana das diferentes classes. É a esta pergunta que, de forma organizada e nos seus múltiplos aspectos, o autor responde, neste interessante livro onde aspectos como a cultura, o trabalho, os afectos e até a morte são abordados de forma acessível e bastante completa.
Há muito para aprender ao longo deste livro. Ainda que alguns capítulos sejam mais completos que outros - em função das fontes disponíveis - a impressão geral é a de um retrato bastante preciso da forma como os mais diferentes aspectos da vida eram encarados na época medieval. Desde os aspectos mais simples e do conhecimento geral, aos detalhes menos conhecidos, há toda uma linha de conhecimentos para seguir ao longo deste livro.
Se todos os capítulos têm muito de interessante, destacam-se pelo detalhe os capítulos dedicados ao traje e ao trabalho, onde as diferenças de classes, estilos e até épocas (o traje, por exemplo, varia consideravelmente em diferentes períodos) são apresentadas de forma muito completa e onde as ilustrações servem também para completar uma explicação que é, por si só, bastante clara.
Há, talvez, temas que dariam material para um muito maior desenvolvimento. Ainda assim, o essencial está lá, e o conjunto da informação contida nos diferentes capítulos forma uma visão bastante clara do que seria o dia-a-dia em tempos medievais. Fica, pois, uma impressão evidentemente positiva deste livro interessante e esclarecedor.

Sem comentários:

Enviar um comentário