sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Segunda-Feira Triste (Nicci French)

Ao receber o paciente de um colega e amigo numa fase complicada, a psicoterapeuta Frieda Klein não sabe que se está a envolver na história de um rapto. É que há uma criança nos sonhos do seu paciente: uma criança muito semelhante a Matthew Faraday, recentemente desaparecido. Assim, ao sentir a responsabilidade de comunicar o facto à polícia, Frieda acaba por se ver envolvida na investigação e os seus métodos peculiares acabarão por ser vitais para a descoberta tanto do culpado como do destino de uma criança indirectamente relacionada com outro rapto no passado.
Como grandes forças deste livro, importa destacar, em primeiro lugar, a força compulsiva do enredo e, em seguida, a construção da personalidade de Frieda Klein. Se há, de facto, momentos em que a resposta para algumas questões é relativamente fácil de deduzir, mantém-se, ainda assim, a curiosidade em ver de que forma essas respostas serão apresentadas. E, mesmo nestes momentos, há, por um lado, a personalidade de Frieda e, por outro, a sua interacção tanto com Karlsson como com os elementos mais privados da sua vida, a criar novos pontos de interesse que compensam os aspectos mais previsíveis.
Sendo este o primeiro volume de uma nova série, é natural que algumas perguntas sejam deixadas sem resposta, principalmente no que toca às relações pessoais de Frieda. Assim, circunstâncias como as da relação entre Frieda e o seu mentor, bem como a deste com a do peculiar Josef, ou ainda a atribulada relação com a sobrinha surgem como assuntos que, intrigantes e inacabados, estabelecem já uma linha de continuidade que, possivelmente, terá novos desenvolvimentos em livros seguintes.
De referir, por último, o final que, não sendo completamente surpreendente, acaba por ser uma interessante fuga à habitual resolução total de um caso em que os culpados são apanhados e tudo acaba bem.
Cativante, de leitura agradável, e com uma história interessante, apesar dos momentos mais óbvios, Segunda-Feira Triste é, em suma, um início de série bastante promissor. Fica a curiosidade em saber que novos mistérios se cruzarão no caminho de Frieda Klein - e que surpresas lhe reserva o estranho mundo daqueles que a rodeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário