quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Novidade Esfera dos Livros

A psicóloga Penélope Villar e o nutricionista Rodrigo Marrecas de Abreu juntaram-se para responderem neste livro a grandes dúvidas que assolam os pais quando chega a etapa da puberdade.
Entre a infância e a adolescência, há uma etapa intermédia – o início da puberdade – em que os pais assistem impotentes às transformações físicas e comportamentais dos seus filhos, que mais lhes parecem seres extraterrestres vindos de um planeta distante. A sua única vontade: enfiá-los num armário e só os deixar sair quando esta estranha fase tiver passado.
Na verdade, a puberdade é uma etapa difícil para os pais que muitas vezes não sabem como lidar com as transformações que estão a ocorrer à sua frente, dentro de sua casa. É fácil surgirem dificuldades de comunicação entre pais e filhos, que originam conflitos e afastamento… Mas convém lembrar que esta é também uma etapa assustadora para os filhos, que têm de lidar com todas as alterações no seu corpo, nas suas emoções e nas suas relações sociais.
Reconhece estas situações?
- O meu filho agora come tudo o que vê à frente, o que se passa?
- As amigas da minha filha já fizeram a mudança de idade ela não, devo preocupar-me? –
- Como lhe explico, e em que idade, o que é a menstruação?
- É suposto falar-lhe de sexo?
- Mãe, estou cheia de borbulhas, não quero ir à escola assim
Com este livro os autores pretendem ajudar os pais a sobreviverem à Idade do Armário. Fale com eles e descubra com ultrapassar sem conflitos esta fase.

Penélope Villar é licenciada em Psicologia Clínica, Psicoterapeuta em clínica particular, participa em projectos de Educação Parental, através do workshop «Mimos a mais ou Regras a menos?». Trabalha com a ONG International Child Development Programmes no desenvolvimento de programas para pais, educadores e crianças. Foi convidada a integrar o board internacional desta ONG, cuja metodologia foi reconhecida e adoptada pela OMS e UNICEF. Coordenadora técnica da IPSS «Roda Viva», que presta apoio psicossocial através de um Centro Educacional e Comunitário.
Rodrigo Marrecas de Abreu é licenciado em Nutrição, e responsável pela consulta de Nutrição nas Clínicas CUF. Consultor de empresas para assuntos de Nutrição e Alimentação, criou o Atelier de Nutrição®, um espaço onde crianças, jovens e pais aprendem a comer. Tem desenvolvido diversos projectos de educação alimentar em escolas e centros educacionais. Publicou O Grande Livro da Alimentação Infantil, presença regular em vários meios de comunicação social.

Sem comentários:

Enviar um comentário