quinta-feira, 30 de julho de 2009

Eventos da Esfera dos Livros

A editora Esfera dos Livros vai de férias... mas deixam-nos muitos eventos com os seus autores. Apontem as datas e, se estiverem por perto, apareçam!
***
31 de Julho, 18h30 – Sessão de autógrafos com Fátima Lopes. Continente do Oeiras Parque
31 de Julho, 18h30 – Pedro Pinto vai estar na Bertrand do Fórum Algarve. Faro.
31 de Julho, 21h30 – Pedro Pinto presente na Feira do Livro de Portimão.
01 de Agosto, 18h30 – Fátima Lopes vai estar a autografar os Amar Depois de Amar-te, Um Pequeno Grande Amor e Viagem de Luz e Quim, no Jumbo do Fórum Almada.
02 de Agosto, 17h00 – Cristina Freire autora do livro Um Amor para Sempre vai estar na Bertrand da Guarda.
03 de Agosto, 21h30 – Feira do Livro de Peniche recebe Pedro Pinto, autor de O Último Bandeirante.
08 de Agosto, 21h30 – Feira do Livro de Portimão acolhe Fátima Lopes para uma sessão de autógrafos.
09 de Agosto, 10h30 – Sessão de autógrafos com Fátima Lopes no Continente de Portimão.
09 de Agosto, 18h00 – Pedro Pinto vai estar em sessão de autógrafos na Feira do Livro da Póvoa de Varzim.
09 de Agosto, 18h30 – Júlio Magalhães em sessão de autógrafos na Bertrand do Fórum Algarve. Faro.
11 de Agosto, 18h30 – Fátima Lopes autografa os seus livros na Electric Co do Feira Nova de Braga.
15 de Agosto, 18h30 – Pedro Pinto vai estar na Feira do livro de Sesimbra.

LIVRARIAS BERTRAND APOIAM LANÇAMENTO DE COLECÇÃO TEEN OFERECENDO O 1º VOLUME

TEEN – Tonifica e Estimula Neurónios: Literatura para jovens com mais de 13 anos

Lisboa, 27 de Julho de 2009 – As Livrarias Bertrand lançaram uma campanha especial exclusiva para apoiar o lançamento de uma nova colecção literária da Saída de Emergência, para jovens com mais de 13 anos. “TEEN – Tonifica e Estimula Neurónios” é o nome da nova colecção juvenil de capa dura lançada a 24 de Julho e que promete “uma nova aventura por mês”.
Com os mesmos editores da Bang!, considerada a melhor e mais original colecção de fantástico em Portugal, este projecto visa contribuir para estimular a leitura junto dos mais jovens. Uma missão que as Livrarias Bertrand partilham e, por isso, associam-se a este lançamento com uma campanha exclusiva: oferta do 1º livro da colecção TEEN aos clientes Bertrand que efectuarem compras de valor superior a 25 euros.
O primeiro livro da colecção é Daenerys – A Mãe dos Dragões, protagonizado por uma das personagens da famosa série de George R. R. Martin, As Crónicas de Gelo e Fogo.
Esta campanha decorre até 09 de Agosto, e é válida ( limitada ao stock existente) em todas as livrarias Bertrand do país.

Werther (Johann Wolfgang von Goethe)

Sente-se, desde a primeira página deste livro, uma aura de profunda tristeza, mesmo quando, na primeira carta do protagonista, este parece anunciar a sua felicidade. Na verdade, este Werther é uma obra soturna, um constante prenúncio da tragédia que se adivinha na sua história de amor impossível.
Poética e transbordante de emoção, a escrita de Goethe revela-nos já muitos dos elementos que se virão a manifestar de forma soberba no seu conhecidíssimo Fausto. E, para lá do trágico amor que, do ponto de vista do jovem Werther, o autor nos relata, existem outras situações que, ainda que retratadas em pequenos momentos, que tornam esta obra num trabalho de mestre. Temos, entre outros exemplos, a instável harmonia das famílias numerosas, o preconceito classista dos nobres e a loucura daqueles que tudo perderam e já não encontram para as suas penas senão o alívio da inconsciência.
Um livro pleno de sensibilidade, profundo na sua melancolia e envolvente no seu reflexo das relações humanas. Em suma, um clássico.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

O Silêncio dos Teus Olhos, de Hugo Girão: Uma aposta da Fronteira do Caos

"ESTE LIVRO É UMA SINCERA HOMENAGEM ÀS MULHERES QUE FIZERAM E, CONTINUAM A FAZER DE MIM, O HOMEM QUE HOJE SOU. A ELAS DEDICO ESTAS HUMILDES PALAVRAS.
Algumas já não estão entre nós, mas como acredito na eternidade, sinto que me acompanham desde o primeiro dia em que as conheci. Estarão sempre no meu coração...
Este livro é também uma singela homenagem à minha mulher e aos meus filhos. À minha mulher porque tem sido uma verdadeira fortaleza capaz de desvendar em mim coisas mágicas, de me fazer descobrir aspectos que eu jamais conheceria sem a sua presença; por ser a amiga, a amante, a mãe, o ser humano que todos os dias está ao meu lado para me guiar...
Aos meus filhos, por me fazerem sentir capaz de gerar um milagre tão lindo e belo como é a Vida, a sua... O que duas pequenas vidas nos podem ensinar...

NOTA DO EDITOR:
O Silêncio dos Teus Olhos, que agora damos à estampa, é um livro intimista, repleto de emoções fortes. O real e o ficcionado misturam-se num verdadeiro Diário- as páginas onde o autor destaca os momentos mais importantes de uma experiência de vida- em que as mulheres são sem dúvida o tema principal. De facto a aposta não podia ter sido mais sábia, e fazemos votos para que este livro tenha o destaque que verdadeiramente merece.
Após o bem sucedido O Silêncio das Almas, escrito em co-autoria, pode a Fronteira do Caos Editores estar orgulhosa de ter no seu catálogo dois livros de Hugo Girão. Cumpre desta form, dois objectivos essenciais. Promove os jovens autores portugueses, tantas vezes negligenciados, e apresenta ao leitor um livro diferente. Belo no conceito, elegante na escrita, imenso pelos sentimentos que lhe estão subjacentes.
É para nós um verdadeiro prazer apostar num autor que tanto tem para dar. Resta-nos desejar com muita sinceridade que a leitura do Silêncio dos Teus Olhos seja do agrado dos leitores, tanto quanto foi a nossa satisfação de ter publicado um livro com tanta alma.
Os Editores"

INFORMAÇÃO CEDIDA PELO AUTOR. Mais informações no blogue http://hugoagirao.blogspot.com/

Prémio Camões 2009 será publicado pela Vega


Prémio Camões 2009, Arménio Vieira viu o seu primeiro livro de ficção, O Eleito do Sol, publicado em Portugal pela Vega.

O Eleito do Sol inaugurou novas vertentes temáticas e formais no panorama da prosa caboverdeana, instaurando um discurso transgressor em relação aos poderes instituídos, realizando uma estranha e surreal alegoria onde a figura de um escriba egípcio atravessa os trilhos do tempo em demanda crítica do onirismo mais vital.

A Vega, pela mão do editor Assírio Bacelar, vai continuar a publicar a obra de Arménio Vieira, estando programada já para a próxima rentrée a edição do seu último livro de poesia, Mitografias.
Fonte: Editorial Nova Vega

Seducir a un Truhán, Julie Anne Long: Uma novidade Valery (Espanha)

«Arranjem um espaço junto a Julia Quinn e Stephanie Laurens, para esta voz narrativa de primeira qualidade»—Romantic Times BOOK club Magazine

Deslumbrante
Sylvie Lamoreaux é a primeira bailarina do ballet de Paris, famosa pela sua beleza e pela apaixonada dedicação à sua arte. Contudo, quando, desde o outro lado do Canal da Mancha, lhe chega uma misteriosa carta, encontra-se, literalmente, a cair no regaço de um dos homens mais conhecidos de Londres.
Descarado
Com um rosto que hipnotizou muitas das damas de Londres, o empresário teatral Tom Shaughnessy está habituado a que as mulheres lhe caiam nos braços, mas, desde o momento em que essa jovem e teimosa francesa entra na sua carruagem, Tom apercebe-se de que encontrou uma digna rival em termos de ironia, descaramento... e sensualidade.
Destinados
Quando o destino empurra Sylvie para o mundo do teatro de Tom, um desejo que nenhum dos dois previra ameaça arruinar os seus cuidadosos planos.Mas o passado que Sylvie nunca conheceu leva-la-á a tomar uma decisão. Não pode permitir que caia o pano do que foi o intenso bailado de ambos... nem ceder o seu coração a esse homem.

JULIE ANNE LONG queria ser uma estrela de rock quando crescesse e, como prova disso, preserva as guitarras e o vestuário controverso guardados no fundo do armário.Quando tocava para um público indiferente, à meia-noite, num clube, o rock perdeu o seu encanto e Julie entendeu que podia converter em romances todos os bons momentos que vivera ao formar uma banda: o dramatismo, a paixão e os homens de cabelos despenteados, ao mesmo tempo que se entregava ao prazer que sentia pela história e pela investigação. Foi então que trocou a guitarra pelo teclado de um computador e embarcou na mais civilizada e tranquila carreira de romancista. Actualmente, Julie vive em São Francisco, com o seu gato.

Novidades Editorial Nova Vega para Agosto

ANTOLOGIA DE CONTOS E POEMAS, Edgar Allan Poe
Sobre o livro: Nesta edição comemorativa dos 200 anos do nascimento de Edgar Allan Poe, o leitor poderá conhecer melhor, através desta pequena antologia de contos e poemas, a dimensão do génio literário deste mestre do macabro e do terror. Os contos escolhidos obedecem à ordem em que são referidos no estudo crítico inédito de D. H. Lawrence que os antecede. No seu estilo muito próprio, e numa perspectiva inovadora, o escritor inglês analisa os contos de Poe, como Ligeia, Eleonora ou Berenice, enquanto “histórias de amor”. Baudelaire, além de ter traduzido Poe e acusado a sua influência, contribuiu para o seu reconhecimento em França e, por arrasto, nos Estados Unidos. Daí que se reproduza também aqui o seu texto sobre a vida e obra do americano, onde se pode ler como Baudelaire sentiu e deplorou a existência do infortunado poeta. A escolha dos poemas – três dos quais são traduzidos por Fernando Pessoa – não obedecem a outro critério senão ao de dar a conhecer ao leitor os que trouxeram maior notoriedade ao poeta, principalmente O Corvo, que surge aqui ilustrado pelo prodigioso Gustave Doré.
Sobre o autor: Edgar Allan Poe nasceu em Boston, Massachusetts, a 19 de Janeiro de 1809. Poeta, ficcionista, crítico literário, editor, Poe foi, segundo Fernando Pessoa, “das figuras literárias mais notáveis da América Inglesa”. Expoente do Movimento Romântico Americano, a sua influência na história da literatura é difícil de igualar: Poe foi um dos mais notáveis representantes da literatura gótica e de terror, um dos pioneiros da ficção científica, pai da moderna literatura policial e arquitecto do conto moderno. Para além do seu talento literário, Poe cele brizou-se pela vida breve e desafortunada que levou, pautada por alcoolismo, opiáceos, dívidas, depressões e um fascínio pelo mórbido e o sombrio. Morreu em 1849, aos 40 anos, ainda hoje de circunstâncias também elas obscuras.

CARTA A BOSIE, Oscar Wilde
Sobre o livro: Só o Amor, qualquer que seja a sua natureza, pode explicar o enorme sofrimento que há no mundo. É este o tom da carta escrita por Oscar Wilde ao seu amante Lord Alfred Douglas na prisão de Reading, onde cumpria pena por “ultraje aos costumes”. Vítima da paixão destrutiva que manteve por Douglas, um monstro com cara de anjo a quem carinhosamente chamava “Bosie”, a vida de Wilde divide-se em duas fases: antes e depois de Bosie. Antes, o sucesso e a glória de um dandy. Depois, a decadência que culminará na humilhação e na desgraça. Deste texto já De Profundis nos dera um extracto desenvolvido, porém eivado de lacunas que deixavam na sombra a violência da “experiência mais amarga de uma vida amarga” que nela é testemunhada. Daí que Albert Camus se tenha referido a esta carta como “um dos mais belos livros que nasceram do sofrimento de um homem.”
Sobre o autor: Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu em Dublin a 16 de Outubro de
1854. Paradigma do dandy, porta-voz do esteticismo finissecular e protagonista de escândalos, Wilde gozou de enorme reputação como escritor na pudorosa sociedade vitoriana. Em
1884 casa com Constance Lloyd e nos anos seguintes publica várias obras em Londres, entre elas O Príncipe Feliz e Outros Contos e O Retrato de Dorian Gray (publicado pela Vega em 2000), o seu único e aclamado romance. Wilde notabilizou-se à época especialmente
como dramaturgo, com peças como Lady Windermere’s Fan, A Woman of No Importance, An Ideal Husband e The Importance of Being Earnest. É também autor de ensaios como A Alma do Homem Sob o Socialismo e O Declínio da Mentira, ambos publicados pela Vega.
Depois de cumprir pena por “comportamento repreensível”, abandona a Inglaterra para sempre. Reside em França, Itália, e acaba por se fixar em Paris, onde vive modestamente sob o nome de Sebastien Melmoth até à sua morte, a 30 de Novembro de 1900.

AS MENINAS DE PARIS, Henry Miller
Sobre o livro: Relato autobiográfico das aventuras sexuais do americano Henry Miller em Paris. Nys, um belo pedaço de carne suave e suculenta, Claude, uma prostituta angelical, Germaine, “puta de nascença” com a sua “moita rosada”, e uma anónima prostituta de rua, misteriosa e com ar de norueguesa, são as quatro “meninas de Paris” com que o autor, insaciável libertino, se lança na aventura do erotismo, tanto excitante como perigoso, na Cidade das Luzes, capital da devassidão do início do século XX. Este é o primeiro título da colecção Muito Prazer, publicada sob a chancela editorial Ramo de Ouro.
Sobre o autor: Henry Miller nasceu em Nova Iorque, a 26 de Dezembro de 1891, e morreu em
Pacific Palisades, na Califórnia, a 7 de Junho de 1980. Foi dos escritores americanos mais malditos e controversos que a Literatura conheceu. Em 1930 mudou-se para Paris, onde publicou o seu primeiro romance, Trópico de Câncer (1934), financiado pela sua amante Anais Nïn, e mais tarde Trópico de Capricórnio (1938), obras pelas quais viria a ser acusado de pornografia e que seriam proibidas em vários países. Embora Miller se tenha destacado também noutros domínios, como o ensaio e a literatura de viagem, foi como “o escritor da libido, do obsceno e do nojo” que se afirmou.

AS 11000 VERGAS, Guillaume Appolinaire
Sobre o livro: As Onze Mil Vergas conta a história de um príncipe romeno, Mony Vibescu, no seu périplo de depravação em busca de excitação e aventura que o leva de Bucareste a Paris, passando por vários países da Europa e culminando na China. As suas peregrinações são pontuadas por cenas notavelmente cruas, em que Apollinaire explora, com um humor invulgar, as facetas mais obscenas da sexualidade, do sadismo ao masoquismo, do vampirismo ao safismo, da gerontofilia à pederastia, do onanismo à sexualidade em grupo. Leitor de Sade, Restif de la Bretonne e Andrea de Nerciat, Apollinaire constrói com as suas Onze Mil Vergas a resposta do modernismo aos velhos mestres do erotismo, expandindo e detonando os limites da obscenidade muito para além do imaginável.
Sobre o autor: Guillaume Apollinaire nasceu Wilhelm Albert Włodzimierz Apolinary Kostrowicki a 26 de Agosto de 1880, em Roma, filho de mãe polaca, tendo posteriormente emigrado para França. Membro da comunidade artística de Montparnasse, em Paris, Apollinaire foi dos poetas, escritores e críticos mais proeminentes do início do século XX. A ele se atribui a criação do termo “surrealismo”, estética que ele próprio desenvolveria em obras como Les Mamelles de Tirésias (1917). Apollinaire foi um grande apreciador de Marquês de Sade, notabilizando-se ele próprio no género erótico, nomeadamente com Les Exploits d’un Jeune Don Juan e este Onze Mil Vergas, que foi banido de França até aos anos 70. Dois anos depois de ser ferido na I Guerra Mundial, morreu aos 38 anos, vítima da Gripe de 1918.

Los Pinaculos del Cielo, de Kendal Maison: Uma Novidade Editorial Via Magna (Espanha)

Uma nova e fascinante aventura do autor de El Laberinto Prohibido.

Um arqueólogo é assassinado na costa do golfo pérsico e tudo indica que o crime esteja relacionado com a misteriosa ordem de Amón, um grupo de sacerdotes egípcios, dotados de imensos poderes e perseguidos pelas hostes do imperador Justiniano no século VI. Alex Craxell, localizador de obras de arte, e a sua esposa, Krastiva Iganov, são contratados pelo Vaticano para esclarecer os factos. Contudo, a ordem dos Egrégios tratará de minar o poder papal com as suas intrigas, ficando na posse de ambos os livros, que julgam conter os segredos do êxodo do faraó Kemohankamon e a ocultação dos documentos em dois valiosíssimos volumes, capazes de conferir a quem os possua um grande poder.

Um impactante thriller arqueológico sobre os segredos religiosos do Antigo Egipto, onde se revelam alguns dos mais obscuros enigmas da história e intrigas palacianas do Vaticano. Dois enredos apaixonantes que arrastam o leitor até um final demolidor.

KENDALL MAISON reside em Bilbao desde 1987, é escultor e trabalhou durante sete anos como locutor de rádio. Apaixonado pela História, viajou pelos cinco continentes, conhecendo a fundo as culturas e costumes de mais de 24 países.

The Fires of Heaven (Robert Jordan)

Neste quinto volume da saga Wheel of Time, a Sombra paira, cada vez mais próxima, sobre os protagonistas que os leitores já se habituaram a acompanhar nas suas aventuras. Sobre os ombros de Rand al'Thor pesa agora o destino do mundo e, com o apoio de aliados que não confiam inteiramente nas suas decisões, o jovem tem de enfrentar as múltiplas investidas das forças do Tenebroso.
Apesar da ausência de uma das personagens mais importantes da história (Perrin), este livro é, até este ponto, o mais fascinante e envolvente. Com uma mestria incontestável, Jordan arrasta o leitor para dentro do seu mundo e, apesar da sua escrita algo descritiva, a história guia-nos de evento em evento, todos eles inesperados, para culminar num final tão estranho e invulgar que nos deixa ansiosos por deitar mãos ao volume seguinte.
Um último aspecto que me fascinou neste livro foi a forte carga emocional de alguns eventos e personagens, numa complexidade que varia da teimosia e da irritação à desolação da morte e alegria do regresso.
Pena que só os primeiros quatro volumes estão traduzidos em Portugal e, ao que parece, não há indícios de que se pretendam publicar os seguintes nos próximos tempos. Ainda assim, para os fãs de fantasia épica que leiam em inglês, esta é, sem dúvida, uma saga imperdível.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Um Dia e Uma Noite e Um Dia (Glen Duncan)

Se com Eu, Lúcifer, o autor já me tinha despertado para o fascínio da sua obra, foi com Um Dia e Uma Noite e Um Dia, uma obra tão diferente, mas tão marcada pelo seu estilo pessoal, que me conquistou definitivamente.
Num tom completamente sério (em oposição ao humor mordaz de Eu, Lúcifer), este livro conta-nos a história de Augustus Rose, improvável terrorista, confrontado com um terrível interrogatório às mãos de Harper. Situado em três tempos diferentes, vemos como Augustus se refugia nas suas memórias e nos seus próprios hábitos, para resistir a um interrogatório que se torna progressivamente mais insuportável. E, à medida que vislumbramos aquilo que esconde, as suas paixões, as suas memórias, os seus medos, não podemos deixar de nos surpreender com a profundidade emocional e real que este livro atinge.
Simultaneamente história de amor, relato de horror e doloroso retrato de uma sociedade que queremos ignorar, este é um livro que entra directamente na mente e no coração do leitor. Profundo, perturbador, chocante e terrivelmente real, transporta-nos para os recantos mais sombrios da capacidade humana, do que um homem pode fazer com poder. E todas as restrições serão quebradas e a resistência apagada. Tudo pode acontecer no espaço de um dia e uma noite e um dia.
Há bastante tempo que um livro não me marcava tanto. Fica a ressalva: não é uma leitura para mentes/estômagos sensíveis, apesar da sua capacidade de, ao mesmo tempo que perturba, comover com a sua profundidade emocional. É, sem margem para dúvidas, um livro impressionante e uma leitura que, entranhada na mente durante muito tempo, se torna inesquecível.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

La Epopeya del Gran Sitio de Malta: Uma Novidade da Editorial Via Magna (Espanha)

“Cada uma das suas páginas está cheia de história, de una história tremenda” —Frederick Forsyth

1565, Malta. Um desesperado grupo de piratas, mercenários e exilados terão de se unir para fazer frente ao maior cerco que o mundo alguma vez conheceu. A última grande ordem da cavalara cristã, a lendária Ordem Hospitalária dos Cavaleiros de São João, refugiou-se na pequena ilha de Malta. Somente eles continuam a resistir às investidas do Islão. Suleiman, o Magnífico, imperador otomano, pretende eliminá-los da face da terra e, com o objectivo de os aniquilar, mobiliza a mais poderosa armada que alguma vez se lançou ao mar.O tempo esgota-se. Entre os cavaleiros, esconde-se um traidor. A sorte de Malta está lançada... Ainda assim, existe um homem que não está disposto a render-se. Christian Hary conheceu o jugo otomano e nada o poderá deter na sua defesa da ilha. Christian precisará de todo o seu valor para identificar o espia que se abriga entre os seus inseparáveis companheiros - o Mouro, inventor de armas demoníacas; Luga, o jovem órfão; Hubert, o seu amigo e conselheiro espiritual; e María, a bela dama que, para o seguir, recusa a protecção da Sicília - enfrentar um inimigo aparentemente invencível e mudar o rumo da história...

Conflito (L. J. Smith)

Continuando precisamente onde o primeiro volume terminou, este livro transporta-nos de volta ao perigoso triângulo formado por Stefan, Damon e Elena. E, deixando para segundo plano os momentos de romance, mas preservando a omnipresente aura de um amor demasiado intenso para o bem dos envolvidos, a autora transporta-nos, com a sua escrita simples e precisa, para o desenrolar do conflito entre os irmãos vampiros.
Abandonado o tom introdutório do primeiro volume, Conflito revela-nos a força do antagonismo entre Damon, malévolo e frio, um espelho do vampiro clássico, e Stefan, controlado e atormentado pela sua natureza imortal e pelo seu coração demasiado humano.
A história continua envolvente e cheia de ritmo, sem momentos parados, e, mais uma vez, culmina num final surpreendente, despertando a curiosidade do leitor.
E são todos estes aspectos que, apesar de se tratar de uma obra direccionada para um público ais jovem, tornam estes livros numa leitura muito agradável e numa série a seguir. Por aqui, espera-se ansiosamente a chegada do terceiro volume, Fúria.

Despertar (L. J. Smith)

Num momento em que os vampiros parecem ter invadido as modas literárias, a editora Planeta apresenta-nos, com estas Crónicas Vampíricas, uma série que promete não desiludir o público mais jovem, bem como os que não perdem uma boa "vampirice".
Neste primeiro volume, a autora conta-nos a chegada a Fell's Church do vampiro Stefan Salvatore e da forma como conhece Elena Gilbert. Mas, para lá da história deste amor, ameaçado pelo vingativo irmão do vampiro, existem neste livro diversos momentos de mistério e de suspense, que o transformam numa leitura absolutamente viciante.
Com uma escrita acessível e envolvente, este primeiro volume transporta-nos para o mundo das personagens e, cheio de surpresas, que culminam com um final imprevisível, Despertar deixa o leitor ansioso pela leitura do segundo volume.
Leitura leve e plena de entretenimento, é um excelente livro para passar umas horas e um início bastante promissior para uma série que parece valer a pena acompanhar.

Leituras de Verão: As Sugestões da Planeta

O SEGREDO DO ALQUIMISTA, de Scott Mariani
Thriller histórico

Uma aventura emocionante… que começa quando um ex-militar dedicado ao resgate de crianças, parte em busca do elixir da imortalidade, criado pelo famoso alquimista Fulcanelli. Um segredo bem guardado, cobiçado pelos nazis e por uma poderosa irmandade, a Glaudius Nomini, que levará Ben Hope numa viagem de Paris às fortalezas dos Cátaros… onde o segredo inventado pelo alquimista Fulcanelli espera por serdescoberto!
Um thriller alucinante que irá deliciar os fãs de Dan Brown.


O SARI VERMELHO, de Javier Moro
Biografia romanceada

A história da família Nenhru-Gandhi através da vida de Sonia, a europeia que abandonou tudo por amor e que se tornou uma das mulheres mais poderosas da India.
Um amor improvável é o princípio de uma viagem à História do país que adora vinte milhões de divindades, que fala oitocentos dialectos e que vota em quinhentos partidos políticos, dentro da casa da dinastia que acaba de se reafirmar no poder. Romance, História e actualidade num livro intenso baseado numa pesquisa rigorosa.


GUIA DA BARCELONA DE CARLOS RUIZ ZAFÓN, de Sergi Doria
Guia

Para quem visita Barcelona, este é o livro que deve levar! Com o formato prático de um guia, é muito mais do que um conjunto de mapas e indicações. Nestas páginas descobre-se outra Barcelona, através dos cenários e das personagens criados por C.R. Zafón.
Uma caminhada pelas ruas onde se cruzam a realidade e a ficção.




CRÓNICAS VAMPÍRICAS DESPERTAR, volume I e CONFLITO, volume II, de L.J.Smith
Juvenil

Uma série empolgante destinada aos mais jovens. A primeira página abre a porta para um universo de vampiros que circulam nos modernos liceus… Dois irmãos, rivais há séculos, enfrentam-se novamente pelo amor de uma rapariga. Mistério, amor e perigo…uma dentada irresistível!
Novidades e extras em http://www.cronicasvampiricas.pt/


MORTE NO TEATRO LA FENICE; O ESTRANHO CASO FORD; ASSASSÍNIO NA ACADEMIA; de Donna Leon
Policial

Estas são intrigas empolgantes com a assinatura da grande dama do crime, DONNA LEON. A maravilhosa cidade de Veneza, os crimes mais misteriosos, o incansável e charmoso Comissário Brunetti.
Para quem não perde um bom mistério policial, é um crime não ler…

FIRMIN, de Sam Savage
Romance

A história de um pequeno roedor que se apaixona pela literatura e por ela tenta compreender o mundo dos humanos… Firmin nunca se integrou entre os seus e nem conseguia mamar. Por isso começa a devorar os clássicos, literalmente. Daí à paixão pela leitura é um pequeno passo. Assim nasce uma fascinante personagem que nos fala de amizade, amor, solidão. Firmin é afinal tão humano como nós. Terno e irónico, este é um livro para quem gosta de ler e perder-se nas páginas da imaginação.


Até ao Amanhecer
Michael Greenberg

O testemunho lúcido e comovente de um pai sobre a loucura da sua filha adolescente. Um
amor entre pai e filha, à deriva no território do sofrimento e do absurdo.



Amor Cruel
Reyes Monforte

A história incrível e verídica de uma mãe espanhola detida nos Estados Unidos por se negar a entregar a filha a um pai violento.





A Crise Ninja
Leopoldo Abadia
Não percebeu o que é “a crise”? A partir de uma vila imaginária, e rodeado de uma realidade quotidiana, o novo guru da economia explica-lhe tudo de forma acessível, “à maneira do Leopoldo”.

Despertar, de L. J. Smith, já na terceira edição

A nova aposta da editora Planeta é um sucesso evidente. Em menos de três meses, Despertar, o primeiro livro da série já vai na 3ª edição.O segunfo volume, Conflito, já está à venda e Fúria, o terceiro livro da série prevê-se para breve.
Esta série, escrita originalmente nos anos 90 por L. J. Smith, afirmou-se como pioneira no género e continua a inspirar leitores e a criar telespectadores... Está prevista para Setembro a estreia da série televisiva Vampire Diaries, no canal americano The CW.
Para mais informação e novidades sobre os livros, nada como visitar o site das Crónicas Vampíricas em http://www.cronicasvampiricas.pt/

sábado, 25 de julho de 2009

Novidades Quetzal


Perto da Felicidade, de Richard Yates
Um romance lapidar sobre os sonhos do sonho americano.

Cold Spring Harbor é um subúrbio tradicional de Nova Iorque, o pano de fundo de um retrato da América dos anos quarentas, na ressaca de uma guerra e sob a ameaça de outra. Charles Shepard é um militar na reforma, que vive resignadamente a frustração de nunca ter combatido; Gloria Drake é uma mulher abandona
da à solidão e à proximidade da loucura, fumando e falando sem cessar; Evan Shepard é um jovem à deriva, que procura uma formação superior, mas a quem os casamentos, que faz e desfaz distraidamente, travam o passo; Rachel Drake entrega-se a um marido imperfeito e ausente, tentando cumprir o papel da «esposa perfeita». Nesta América deprimida e imóvel, cada um desempenha o papel que lhe cabe desempenhar. Porém, no coração de alguns brilha o desejo e germina a semente de um futuro maior.

AUTOR
Richard Yates nasceu em 1926, em Yonkers, Nova Iorque. Após o serviço militar nas Forças Armadas americanas durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou como publicitário e chegou a escrever os discursos do senador Robert Kennedy. Os seus contos, muito premiados, começaram a aparecer em 1953, e o seu primeiro romance, Revolutionary Road, foi nomeado para o Nation
al Book Award em 1962. Yates é também autor de obras como The Easter Parade, Young Hearts Crying e Eleven Kinds of Loneliness, a serem publicados em breve pela Quetzal. Richard Yates foi casado duas vezes e pai de três filhas. Morreu em 1992.


Balas de Prata, de Élmer Mendoza

O policial deste verão vem do México.

Um romance negro que não lhe dará tréguas até à última página.

Abandonado pela mulher que amava, abatido, e a precisar de um psicoanalista, o agente Edgar, o Canhoto, Mendieta acumula trabalho, enquanto se encarrega da investigação do assassínio de Bruno Canizales. A este, um advogado de prestígio, com uma vida dupla, e filho do antigo ministro da Agricultura, encontraram-no com o crânio perfurado por uma bala de prata.
O telemóvel do Canhoto não pára de tocar com as chamadas do seu superior, que lhe vai anunciando a descoberta de novos cadáveres num curtíssimo espaço de tempo.
Quem estará por detrás de tudo isto? Os narcotraficantes? Os políticos alvoroçados com a proximidade das eleições? Os membros da duvidosa Pequena Fraternidade Universal à qual Canizales pertencia? A investigação que, cheia de humor e adrenalina percorre antros e mansões, e envolve jornalistas e belíssimas lésbicas, revelará um intrincado novelo de interesses preversos, no qual o único realmente empenhado em ir até ao fim e, para variar, em fazer justiça é o Canhoto Mendieta — talvez porque já não tenha nada a perder.

«Balas de Prata é um romance negro, tal como o teria concebido Hammett. Com o núcleo filosófico como os dos melhores romances do género: a procura — mais do que de um culpado — da verdade.» Babelia | El País

«Élmer Mendoza é um leitor de Rulfo (Pedro Páramo aparece como um gancho metaliterário no romance) e de Ricardo Piglia, outro gancho, possivelmente preso ao Piglia de Plata QuemadaBabelia | El País

«[O Agente Mendieta] É um polícia sem escrúpulos, corrupto, por vezes romântico, crê por breves instantes na justiça e que o seu trabalho é importante e fá-lo com propriedade. Mas no fundo vive em desespero e toma ansiolíticos.» La Vanguardia

«O patricarca da literatura mexicana. O meu mestre
Arturo Pérez-Reverte

O AUTOR

Élmer Mendoza nasceu em Culiacán, no México, em 1949. É professor catedrático na Universidade Autónoma de Sinaloa e coordena sete grupos de escrita criativa em várias cidades do país. Entre 1978 e 1995, publicou diversos volumes de contos e crónicas e, em 1999, o seu primeiro romance — Un asesino solitário — que, segundo o crítico Federico Campbell, capta pela primeira vez, com destreza, o efeito da cultura do narcotráfico no México.

Balas de Prata, agora em edição portuguesa da Quetzal, e que mereceu por unanimidade o Prémio Tusquets, consagrou-o como escritor de primeiríssima ordem no panorama do romance hispânico.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Morrerei Esta Noite (Fernando Marías)

Pequeno, mas perturbador na sua precisão, este livro traz-nos a história de uma vingança tão meticulosa e planeada em cada um dos seus aspectos que perdura para além da morte do seu próprio perpetrador. E é pela voz de Corman, um criminoso culto e manipulador, que sabemos do seu plano contra Delmar, o comissário que o prendeu.
Tudo começa com uma simples, mas estranha declaração. "Suicidei-me há dezasseis anos atrás". A partir daí, deparamo-nos com uma grande conspiração, uma corporação capaz de manipular os mais ínfimos aspectos da sociedade humana, e um projecto de vingança que, fria e sádica, tem somente um objectivo: reduzir a cinzas a existência de Delmar.
Nas suas poucas páginas, e escrito, em grande parte, como uma carta deixada pelo criminoso, deparamo-nos com toda uma série de emoções estranhas e, por vezes, repulsivas. Muitas vezes nos perguntamos como é possível tanta crueldade. E, perante toda uma série de coincidências que nem sempre o são, vislumbram-se para a vítima de toda a história, momentos de esperança, de salvação talvez, que depois se desmoronam paara dar lugar a um novo ciclo.
Trata-se de uma edição já muito antiga e, infelizmente, apresenta uma série de gralhas. Ainda assim, para os apreciadores de um bom policial com sérios laivos de horror, esta é uma breve, mas boa leitura.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

As Duas Faces da Lua - David Scott & Alexei Leonov: Em Setembro pela Mill Books


Saiba tudo sobre a corrida espacial e a ida do Homem à lua num relato intenso do astronauta norte-americano David Scott e do cosmonauta russo Alexei Leonov (o primeiro homem a andar no espaço).

Com prefácio de Neil Armstrong e introdução de Tom Hanks, recomendado pela The Planetary Society.



Lançamento a 24 de Setembro

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Romance na Toscana, de Elizabeth Adler: Uma Novidade Quinta Essência

Livro: Gemma Jericho é uma médica nova-iorquina a braços com uma filha adolescente que não lhe dá um minuto de descanso e uma mãe que se preocupa com o facto de ela não ter vida própria. Por isso, quando a mãe, Nonna, recebe uma carta informando-a de que recebeu uma misteriosa herança na Toscana, Gemma, a donzela de gelo, arrisca: as três deixam para trás as precauções e partem para Itália em busca de um sonho e de uma nova vida. Mas o que encontram no paraíso da Toscana não é exactamente o que haviam sonhado. Afinal, a herança de Nonna, uma bela villa a necessitar de obras, pode pertencer a um americano, Ben Raphael. Entre Gemma e Ben surge de imediato uma forte atracção, mas a relação amorosa é abalada pela intensa disputa imobiliária. Será o amor de ambos suficientemente forte para resistir a todas as provações? Ou prevalecerá a força dos laços que ligam Gemma, Nonna e Livvie? Romance na Toscana é uma história de amor arrebatadora, marcada pela beleza daquela região italiana, onde, afinal, todos os sonhos são possíveis.
________________________________________
Autora: Elizabeth Adler é britânica. Autora de mais de vinte romances, é reconhecida internacionalmente pelas suas histórias envolventes que combinam de forma magistral mistério, amor e destinos de sonho. Os seus livros estão publicados em vinte e cinco países, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.A autora adora viajar e visita com frequência a Toscana, um dos seus destinos de eleição. Embora a localidade de Bella Piacere seja ficcional, muitos dos restaurantes, lojas e hotéis mencionados em Romance na Toscana, o seu segundo livro a ser publicado em Portugal, são reais. Adler e o marido viveram em vários países até que fixaram residência em La Quinta, Califórnia, onde passam dias tranquilos na companhia dos seus dois gatos.

Novidades Esfera dos Livros para Julho

Grandes Momentos da História Universal
Catorze miniaturas
Stefan Zweig
«São sempre precisos milhões de pessoas para que do seio do povo nasça uma com espírito criador; no mundo têm sempre de ocorrer milhões de momentos de ócio de impacto universal até que um momento fatal aceda à ribalta da Humanidade com densidade verdadeiramente histórica.» Ao longo deste fascinante livro, Stefan Zweig dá-nos a conhecer 14 momentos fundamentais que marcaram a História da Humanidade, resgatando-os do esquecimento. Momentos fatais que, pela sua singularidade e raridade, determinaram o percurso da história. O autor descreve a descoberta do oceano Pacífico; a conquista de Bizâncio; a «ressurreição» de Händel em 1741; a composição da Marselhesa por um génio esquecido; Napoleão e Wellington em Waterloo; a criação da elegia de Mareinbad de Goethe; a descoberta de Eldorado; o indulto de Dostoievski, momentos antes da sua execução; a instalação do cabo telegráfico entre Inglaterra e França; A Fuga Para Deus, uma peça em três actos com Tolstoi; a conquista do Pólo Sul; a viagem de Lenine para a Rússia em 1917. «Aquilo que de resto sucede sem sobressaltos, sucessiva e paralelamente, comprime-se num único momento determinante e decisivo para tudo: um sim singular, um não singular, um demasiado cedo ou um demasiado tarde torna este momento irrevogável para centenas de gerações, sendo determinante para a vida de um indivíduo, de um povo e até para o destino de toda a Humanidade.»Stefan Zweig (Áustria 1881 – Brasil 1942) foi poeta, ensaísta, biógrafo e romancista. A sua capacidade narrativa, a perícia e a delicadeza da descrição dos sentimentos, a elegância do seu estilo converteram-no num narrador fascinante, capaz de seduzir desde as primeiras linhas. Entre outras obras publicadas, destacamos Carta de uma Desconhecida, Vinte e quatro horas da vida de uma mulher, Amok, A novela de xadrez. O escritor austríaco de ascendência judaica suicidou-se, na companhia da sua mulher, em Petrópolis, Brasil, onde se refugiou depois de ver a sua terra natal ser ocupada pelos nazis. Tinha deixado de acreditar no futuro da humanidade.

Massagens Sensuais para Casais
Kenneth Ray Stubbs

A massagem converte-se numa arte quando é realizada com sensibilidade e técnicas adequadas. Descubra pormenorizadamente cada recanto do corpo do seu par e todo o prazer de que pode desfrutar com uma massagem plena de sensualidade e erotismo.Este livro desvenda-lhe os mistérios das massagens sensuais: o movimento de orador, de moinho, os truques de massagem nos seios, na púbis, no ponto G… O acto de tocar irá converter-se numa carícia sensual destinada a atingir o orgasmo e a experimentar todo o prazer que a combinação da ternura e da prática pode proporcionar. Este manual, com mais de cem ilustrações detalhadas e certificado pela investigação de um dos melhores profissionais nesta área, abre novos e fascinantes horizontes tácteis.Kenneth Ray Stubbs é um dos sexólogos e massagistas mais prestigiados na sua especialidade. O seu trabalho de divulgação como conferencista e os diversos seminários internacionais para casais e terapeutas de todo o mundo conferiu aos seus livros a categoria de obras de culto.

Kamasutra Moderno Ilustrado
François Hérrause

Este livro é uma ementa para ser lida a sós ou a quatro mãos. Reúne a sapiência tradicional do Kamasutra, jóia da literatura da Índia, adaptado às necessidades, gostos e linguagem dos nossos dias. Escrito para derrubar inibições e tabus, e completado por ilustrações explícitas, este livro oferece-nos ensinamentos reveladores, uma descrição detalhada das famosas posições sexuais e do prazer que produzem. Como estimular o ponto G? Como controlar a erecção e a ejaculação? Como vencer as inibições para poder desfrutar de todas as variações da união sexual? Como prolongar o prazer? Um livro sobre o amor que propicia uma suave iniciação às técnicas do amor e que já se tornou no grande clássico do erotismo do século XXI.

François Hérausse é um reputado sexólogo francês que colabora regularmente com vários órgãos de comunicação social. Nos seus artigos e crónicas em revistas e jornais tem a preocupação de transmitir informações e conselhos práticos sobre o amor e a sexualidade.

Os Melhores Contos Espirituais do Oriente
Ramiro Calle

«Angustiado, o discípulo foi visitar o seu mentor espiritual e perguntou-lhe com uma voz desanimada: - Como me posso libertar, venerado mestre?O preceptor respondeu:- Meu amigo, e quem é que te prende senão a tua mente?»
Os mestres espirituais da Índia foram os primeiros a servirem-se da narrativa, para instruir espiritualmente os seus discípulos. A maioria destas narrativas é milenar e anónima e foi sendo transmitida de forma oral, de mestre a discípulo, durante séculos. Em poucas palavras, estes contos partilham conhecimentos fundamentais e profundos que abrem a mente e o coração, e podem ser interpretados consoante a perspicácia e o grau de maturidade mental de quem os escuta. O autor fez mais de setenta viagens à Ásia onde recolheu os melhores contos orientais.Ramiro Calle estudou os efeitos terapêuticos das psicologias orientais e explorou as pontes que existem entre a meditação e a psicanálise, a psicoterapia e a neurologia. Professor da Universidade Autónoma de Madrid, foi o primeiro a promover investigações médicas sobre a terapia yoga em Espanha, em colaboração com especialistas médicos, e a ensinar ioga, relaxamento e técnicas de meditação como forma de prevenir e combater problemas psicossomáticos. Pioneiro do ensino de ioga em Espanha, disciplina que lecciona há mais de 30 anos, é director do centro de Yoga e Orientalismo Shadak, o maior centro de yoga espanhol. É considerado um dos mais importantes escritores orientalistas de Espanha. As suas mais de setenta viagens à Ásia permitiram-lhe entrevistar os mais relevantes especialistas, mestres e orientalistas, experiências que inclui nos seus livros de orientalismo e auto-ajuda, lidos por milhões de leitores em todo o mundo.

Terra de Neve (Yasunari Kawabata)

Um livro perturbador, onde as relações humanas se confundem na fina linha onde amor e ódio se dividem. Uma visão do oriente, soturno e silencioso sob o manto da neve invernal. Esta é a história de Shimamura, o homem que, ao longo dos anos, se desloca à Terra de Neve para ver Komako, a gueisha que o atrai para um labirinto de sentimentos.
Escrito de uma forma profunda e quase poética, este livro mostra-nos a passagem das estações pelo coração dos protagonistas. Mais que uma simples história, Terra de Neve fala-nos das relações humanas, da tradição oriental, da confusão que se esconde nas ligações que cada um estabelece.
E não é uma leitura fácil. A perturbada relação que se estabelece entre Komako e Shimamura, as suas decisões constantemente contraditórias e uma extensa divagação descritiva pelos aspectos de locais e de sentimentos tornam Terra de Neve num livro potencialmente confuso e um pouco cansativo.
Um soberbo exemplo de escrita, este é um livro que se pode apreciar pela sua profundidade emocional e pela excelência da sua arte. Ainda assim, não o recomendaria a quem procure uma história linear, um livro onde a narração se sobreponha a tudo o mais. Terra de Neve é, no seu estilo perturbador, uma obra imprevisível do início ao fim, e é isso que o torna num livro único.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Novidades Bizâncio para Julho

Título: O Passeio do Bêbado
Subtítulo: Como o Acaso Rege as Nossas Vidas
Autor: Leonard Mlodinow
Colecção: Máquina do Mundo, 27
ISBN: 978-972-53-0432-7 Código de Barras: 9 789 725 304 327
Págs.: 228
Preço: Euros 15,71 / 16,50
Divulgação Científica

«Um guia extremamente interessante, e agradável de ler, que mostra como as leis da aleatoriedade afectam as nossas vidas.»
Stephen Hawking

Pode ser chocante saber que a probabilidade de morrermos num acidente de automóvel, quando vamos comprar um bilhete de lotaria, é duas vezes maior do que a de ganhar a própria lotaria. Neste livro irreverente e instrutivo, o autor mostra-nos que a aleatoriedade, o acaso e as probabilidades são muitíssimo importantes no nosso dia-a-dia. Mlodinow demonstra de modo expressivo que, por exemplo, as classificações escolares, as sondagens políticas ou a ascensão e a queda de uma estrela de cinema, entre tantas outras coisas do nosso quotidiano, são menos fiáveis do que pensamos. Esta viagem original e inesperada pelo acaso e pela aleatoriedade faz-nos recordar que muito do que acontece nas nossas vidas é tão previsível quanto os passos de um homem cambaleante que sai do bar ao fim de uma noite de copos.

Título: Memórias de Um Mestre Falsário
Autor: Graham Joyce
Colecção: Montanha Mágica, 47
ISBN: 978-972-53-0429-7 Código de Barras: 9 789 725 304 297
Preço: Euros 14,29 / 15,00
Págs.: 304
Romance

William Heaney é uma fraude. Ainda assim, uma fraude cheia de charme. Escritor de talento, prefere escrevinhar poesia para um amigo (que se torna famoso à conta disso). Produz também primeiras edições falsas de obras de Jane Austen para espoliar os tolos e ambiciosos coleccionadores de primeiras edições. Mas não é maldoso. O dinheiro vai direitinho para um lar de sem-abrigo, e os seus crimes na verdade não fazem mal a ninguém. Há razões para não ter chegado mais longe. Quando jovem fez algumas coisas de que se envergonha.
Ah, e vê demónios!
Esta é a sua história. A história de um homem que vive com remorsos, que bebe demais, que é refém do seu demónio e é capaz de ver os dos outros: figuras sombrias, indistintas, esperando, alcandoradas no ombro das pessoas. À espera de um erro, de um momento de fraqueza… Entretanto, William aguarda sem saber bem o que aguarda. Algo que o resgate dos sofrimentos do mundo? O amor? Mas até lá, toma-se mais um copo?...

Título: Toque de Veludo
Autor: Sarah Waters
Colecção: Montanha Mágica, 48
ISBN: 978-972-53-0428-0 Código de Barras: 9 789 725 304 280
Págs.: 432
Preço: Euros 16,67 / 17,50
Romance

«Uma leitura que não se consegue interromper, uma incursão divertida, provocante e picaresca pelo submundo das lésbicas e homossexuais nos tempestuosos anos de 1890.»
Independent on Sunday

«Um único feixe de luz rosada fragmentava as sombras do palco vazio e, no centro desse feixe, estava uma rapariga. Percebi de imediato que era a rapariga mais maravilhosa que alguma vez tinha visto.»
Um romance irreverente, sensual e multifacetado, cuja acção se desenrola na Inglaterra vitoriana. Toque de Veludo acompanha a carreira fulgurante de Nan King — a rapariga humilde que se transformou em vedeta do music-hall e que, após um percurso dissoluto, se redescobre como lésbica no East End.

Título: O Novo Relatório da CIA
Subtítulo: Como será o mundo em 2025?
Autor: Alexandre Adler
Colecção: Temas de Hoje, 11
ISBN: 978-972-53-0430-3 Código de Barras: 9 789 725 304 303
Págs.: 224
Preço: Euros 14,29 / 15,00
Política

«Com uma crise financeira sem precedentes, pelo menos desde 1929, um aquecimento do planeta unanimemente verificado, o temor de abalos biopolíticos em domínios tão variados como a água, a energia, a agricultura ou mesmo as epidemias, o mundo actual não nos incita a um optimismo beatífico. Contudo, uma prospectiva mais aprofundada e menos aterrorizadora aponta-nos numerosas pistas, através das quais a humanidade do século XXI deverá, mesmo assim, conseguir encontrar soluções. Os especialistas que trabalharam neste relatório durante anos e que, desta vez, alargaram consideravelmente o campo das suas investigações proporcionam ao presidente Obama uma espécie de viático que lhe permite começar a empreender a mudança planetária aguardada por todos.»
Alexandre Adler

Declínio do terrorismo, passagem do poder económico do Ocidente para o Oriente, escassez de água e de recursos em hidrocarbonetos, novas tecnologias... Na linha do anterior Relatório da CIA (Bizâncio, 2006), este é um documento inédito que reúne várias hipóteses que não deixarão de suscitar debate, e no qual os americanos reconhecem, pela primeira vez, que deixarão de ser os senhores do mundo!

Título: Baby Blues 25 – My Space
Autor: Rick Kirkman e Jerry Scott
Colecção: Banda Desenhada, 47
ISBN: 978-972-53-0431-0 Código de Barras: 9 789 725 304 310
Págs.: 132
Preço: Euros 11,90 / 12,50
BD

My Space grita e esperneia de coisas boas! Os McPherson explicam-nos por que razão educar um filho é um encanto, educar dois é difícil, mas aguenta-se, educar três é um acto digno de canonização. Apesar de tudo, os ensonados Darryl e Wanda são uns pais cheios de estilo e sabedoria.

Novidades Presença para a 2ª Quinzena de Julho

Título: O labirinto da Rosa

Autor: Titania Hardie

Colecção: Grandes Narrativas

Sinopse: O Labirinto da Rosa é um romance de estreia de uma riqueza surpreendente que tem no centro da sua trama uma herança enigmática que remonta à época Tudor. John Dee, matemático, astrónomo e conselheiro da rainha Isabel I, deixou escondida uma série de documentos seus por considerar que a humanidade não se encontrava preparada para compreender o que neles estava escrito. As sucessivas gerações de descendentes souberam guardar o segredo da sua localização à espera do momento certo para revelar tais conhecimentos ao mundo. Agora esse momento parece ter finalmente chegado! Um romance soberbo, um verdadeiro labirinto literário, com traços do romance histórico, do romance de aventura e do thriller, e referências vastíssimas que vão dos conhecimentos esotéricos egípcios, templários e renascentistas à história do Islão, ao Cristianismo, ao paganismo ou à astrologia.

Título: Dormir nu é ecológico

Autor: Vanessa Farquharson

Colecção: Sociedade Global

Sinopse: Até onde estamos verdadeiramente dispostos a ir para tornarmos o nosso mundo mais verde? Foi este o desafio que Vanessa Farquharson, uma jornalista canadense, colocou a si mesma, propondo-se alterar radicalmente o seu estilo de vida ao longo de um ano, estipulando a cada novo dia um novo objectivo ecológico a cumprir. Desde escolhas simples como passar a dormir nua a decisões extremas como abdicar do uso do carro ou desligar o frigorífico, a autora tenta descobrir o que é exequível e o que não é, suscitando reflexões sobre o que realmente significa ter uma atitude ecológica. Uma obra que nos dá uma perspectiva franca e muito bem-humorada do que acontece quando o cidadão comum se entrega de alma e coração ao movimento ecológico.

Título: Sede de Viver

Autor: J.R. Moehringer

Colecção: Vidas d´Escritas

Sinopse: Um belíssimo livro de memórias, que é também um retrato vivo de uma América no rescaldo da guerra do Vietname. A figura nuclear deste romance autobiográfico é um bar em Long Island, onde o jovem J. R. encontrou um sucedâneo da figura do pai ausente. Durante a sua infância e adolescência, o autor testemunha a interacção diária de todo o tipo de homens - soldados, jogadores, polícias, advogados, vagabundos - que falam de tudo, desde basquetebol, história ou livros, até sexo e relacionamentos. E embora as conversas se inflamem com o álcool, é lá que Moehringer aprende sobre a vida e encontra modelos para formar a sua própria masculinidade, assim como um extraordinário sentido de amor e comunidade. É lá que voltará depois, já adulto, para se retemperar das duras batalhas da vida.

Título: Paralelo 42

Autor: John dos Passos

Colecção: Obras Literárias Escolhidas

Sinopse: Paralelo 42 é o primeiro volume da trilogia U.S.A., que celebrizou John Dos Passos como um dos maiores escritores norte-americanos do século XX ao fazer um esboço grandioso e caleidoscópico de uma nação em vias de se tornar uma superpotência. Tal como o paralelo que lhe dá título, este livro atravessa o coração dos Estados Unidos, ao seguir as vidas de cinco personagens nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial.

Título: A sombra do medo

Autor: R. Ellory

Colecção: Minutos Contados

Sinopse: Em Augusta Falls, uma pequena comunidade rural no Sul dos Estados Unidos, a vida nunca mais será a mesma. Um assassino em série anda a semear o terror enquanto deixa atrás de si os corpos mutilados de raparigas pré-adolescentes. Joseph Vaughan, de apenas doze anos, não consegue evitar sentir-se profundamente impressionado com os acontecimentos. Por isso decide criar um grupo com o objectivo de descobrir o responsável pelos crimes. Mas o tempo vai passando, e um dia as mortes param subitamente. Só Joseph continuará a ser perseguido ao longo dos anos pela sombra do que se passou, até ser obrigado a confrontar-se com o pesadelo que lhe roubou a vida.


Título: Até que ele nos separe

Autor: Emily Giffin
Colecção: Champanhe e Morangos

Sinopse: Rachel White sempre foi o protótipo da «menina certinha», que fazia o que se esperava dela e se sacrificava em prol dos outros. Só que, na manhã após a festa do seu aniversário, Rachel acorda ao lado do noivo da sua melhor amiga. O mais correcto seria esquecer o que aconteceu e seguir em frente, mas, à medida que a data do casamento se aproxima, Rachel descobre que as coisas não são assim tão simples, e em breve terá de escolher entre abrir mão da felicidade ou da sua amizade mais antiga. Um romance que lança um olhar pleno de lucidez e de sensibilidade sobre as nuances que existem no amor, na amizade e na traição.

Título: O pequeno livro das boas maneiras

Autor: Christine Coirault

Colecção: Diversos

Sinopse: Queres falar? Precisas de bocejar num sítio público? Estragaste o brinquedo de alguém? O que fazer? Por muito complicada que seja a situação, estas personagens bem-comportadas mostrar-te-ão o que fazer!


Título: A rapariga que sabia ler

Autor: Frances Hardinge
Colecção: Estrela do Mar

Sinopse: Depois de Mosca Mye «acidentalmente» pegar fogo ao moinho onde o tio a acolheu após a morte do pai, esta rapariga de doze anos não tem outra alternativa senão fugir da aldeia onde vive e ir em busca de outras oportunidades. Mas as coisas não vão correr exactamente como ela pensava. É que Mosca tem um dom bastante invulgar na sua comunidade, sabe ler, e esse facto mudará o seu rumo a caminho de Mandelion, onde uma série de circunstâncias a conduzirão ao centro de uma intriga política sem precedentes… Uma história mágica sobre o poder inspirador dos livros para construir um mundo melhor.