quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Um Bom Escritor é um Escritor Morto - Antologia de Escritores Iranianos: uma novidade Nova Vega

SOBRE O LIVRO: Nos últimos vinte e cinco anos, eventos traumáticos – uma revolução, uma guerra sangrenta, purgas polítcas, dificuldades económicas, repressão religiosa e censura – tiveram lugar no Irão. Contudo, um verdadeiro renas-cimento cultural está a ocorrer na literatura, na arte, na música e no cinema do país. O público ocidental tem tido contacto com este surto de criatividade através do fascínio recente pelo cinema iraniano. Apreciar os novos rumos na literatura tem sido mais difícil, uma vez que não está disponível em traduções para os leitores que não dominam a língua. No ano em que se assinalam os 30 anos da Revolução de 1979, e num momento espe-cialmente conturbado da história política do país, esta antologia constitui um passo para remediar essa situação, apresentando uma amostra, ou, como traduz a palavra persa golchine, um bouquet dos melhores contos e excertos de romances escritos dentro e fora do Irão desde a Revolução, proporcionando assim um novo acesso a uma literatura em grande parte ainda por descobrir e um contributo para o melhor entendimento de uma cultura rica e complexa.

SOBRE OS AUTORES: Esta selecção de escritores iranianos divide-se em duas partes. O primeiro grupo é composto pelos escritores já publicados e estabelecidos antes da revolução e que continuaram a escrever depois dela, como Mahmud Dowlatabadi, Hushgang Golshiri, Simin Daneshvar (a primeira mulher romancista), Nassim Khaksar e Iraj Pezeshkad. O segundo grupo é composto por escritores que começaram a escrever, publicar e a ser lidos depois da revolução. Este grupo diversificado aborda temas novos e tabu, ancorados em situações menos ideológicas. Figuram neste grupo Reza Daneshavar, Farkondeh Aghai, Assghar Abdollahi, Seyyed Ebrahim Nabavi, Shahriyar Mandanipur, Ghazi Rabihavi e Goli Taraghi.

O meu primeiro selo! :)

1. Agradecer ao blog que o ofereceu:

O As Leituras do Corvo recebeu um selinho. Muito obrigada à Diana Barbosa e ao seu blogue, o Refúgio dos Livros

2. Indicar 9 blogues para receber o selinho:

3. Enumerar 9 características minhas:

- Introvertida
- Persistente
- Fiel
- Solitária
- Criativa
- Insegura
- Tímida
- Pessimista
- Sentimental

4. O meu doce preferido:
Gelado de morango. Adoro! :)

O Nome do Vento (Patrick Rothfuss)

Esta é a história de uma lenda no seu mundo. Kvothe, o Sem-Sangue. Kvothe, o Arcanista. Kvothe, o Regicida. E este extenso e fascinante primeiro volume das suas crónicas conta-nos o início da sua história, desde a criança Edema Ruh até ao aprendiz do Arcano ávido de conhecimento.
Antes de mais, devo dizer que este é, para mim, um dos melhores livros de fantasia que li até ao momento. E são múltiplas as razões que me levam a considerá-lo assim, apesar de se resumirem numa só: a de que Patrick Rothfuss criou uma obra magistral.
Comecemos pelo enredo. A forma como o autor dá início à história num ponto que é, por si só, um mistério na vida do protagonista, recuando depois até ao seu passado mais longínquo, deixa o leitor na constante curiosidade de saber o que leva Kvothe até ao local de onde conta a sua história. Além disso, a forma como os acontecimentos se sucedem, com a constante sombra do fracasso e da impossibilidade a contrapôr a persistência do protagonista, deixam o leitor completamente preso ao livro, incapaz de esperar para ver o que se seguirá. Uma mistura, fascinante e nas proporções exactas, de emoção e racionalidade.
Outro grande trunfo desta obra são as suas personagens. Existe toda uma diversidade de indivíduos, com personalidades e atitudes tão diferentes que, involuntariamente, damos por nós a amá-los ou a odiá-los. E depois há Kvothe: uma personagem tão forte, tão intensa na sua persistência e na sua força de vontade, e tão aparentemente segura daquilo que crê que deve fazer (mesmo em situações menos correctas) que é quase impossível que, de uma ou outra forma, o leitor não se encontre nele.
Por último, a constituição do seu mundo. A complicada relação entre os simples e os nobres, a diversidade de povos, a própria Universidade e o seu funcionamento, transportam-nos directamente para o interior dos locais onde a história decorre. Sem excessos narrativos ou descritivos, simplesmente no ponto.
Este é um livro que recomendo incondicionalmente a todos os leitores. Muito, muito bom.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Novidades Esfera dos Livros para Setembro

Um Amor em Tempos de Guerra, Júlio Magalhães

António nasceu marcado pelo nome. O mesmo que o vizinho da rua das traseiras, o homem que se fez doutor em Coimbra e que ia à terra sempre que podia, o tal que governava o país com pulso de ferro. Mas de pouco ou nada lhe valeu tão grande nome quando o destino o enviou para Angola, para defender a pátria em nome de uma guerra distante que não era a sua.
Deixou para trás a sua terra, a mãe inconsolável e Amélia, a mulher a quem pedira em casamento, num banco de pedra, junto à igreja e que prometera fazer dele o homem mais feliz de Vimieiro. Promessa gravada num enxoval imaculado que ficou guardado no armário, à espera do fim daquela maldita guerra.
Quando António regressou de Angola, era um homem diferente. Marcado no corpo por anos de guerra e de cativeiro e no coração por um amor impossível que deixara em pleno mato angolano. Regressava para cumprir a promessa que fizera anos antes à sua noiva Amélia, que o julgara morto, e que, em sua memória, tinha enterrado um caixão sem corpo.
Depois do sucesso de Os Retornados – Um Amor Nunca se Esquece que vendeu mais de 50 mil exemplares, Júlio Magalhães regressa à escrita com Um Amor em Tempos de Guerra que nos leva a um dos episódios mais marcantes e controversos da História contemporânea portuguesa: a guerra do Ultramar. Mais uma vez, Júlio Magalhães surpreende-nos com uma história empolgante onde o amor assume o papel principal. Porque mesmo em tempos de guerra e sofrimento há amores que resistem a tudo.
Júlio Magalhães é o director de informação da TVI.
Nascido no Porto a 7 de Fevereiro de 1963, foi para Angola com sete meses, tendo vivido um ano em Luanda e doze em Sá da Bandeira (Lubango). Em 1975 regressou para Portugal, mais precisamente, para a cidade do Porto.
Aos dezasseis anos, iniciou a sua carreira como colaborador de O Comércio do Porto na área do desporto. Dois anos mais tarde integrava os quadros do mesmo jornal. Trabalhou ainda no jornal Europeu, no semanário O Liberal, na Rádio Nova e, em 1990, estreou-se na RTP onde, para além de jornalista e repórter, apresentou o programa da manhã e o Jornal da Tarde.

As Avis – As Grandes Rainhas que Partilharam o Trono de Portugal na Segunda Dinastia, Joana Bouza Serrano

Durante os cerca de 200 anos que durou a dinastia de Avis, que teve início com D. João I, Mestre de Avis, Portugal esteve na vanguarda da História Mundial. Neste período sentaram-se no trono português oito reis e o país conheceu nove rainhas consortes, mulheres que, muitas vezes na sombra, definiram também elas o rumo da História do reino.
Filipa de Lencastre, a mãe da Ínclita Geração; Leonor de Aragão, a Triste Rainha, que foi obrigada a fugir para Castela após a morte do marido; Isabel de Lencastre, que assistiu impotente ao confronto entre o seu pai e o seu marido; Joana de Castela, conhecida como a Excelente Senhora, que, por questões políticas e dinásticas, foi enclausurada num convento; Leonor de Lencastre, que mandou construir o Convento de Madre Deus em Lisboa; Isabel de Castela, filha dos Reis Católicos de Espanha, que morreu ao dar à luz; Maria de Castela, consorte de D. Manuel I, com quem teve uma relação de cumplicidade; Leonor de Áustria, peça fundamental no jogo político do seu irmão, o imperador Carlos V; Catarina de Áustria, avó de D. Sebastião.
A partir do olhar destas rainhas, a historiadora Joana Bouza Serrano dá-nos a conhecer os seus casamentos, que representavam verdadeiros trunfos nos jogos de poder político, os partos sucessivos para garantir a sucessão, a sua dedicação à cultura e às artes, as tradições e costumes da corte e os diferentes acontecimentos políticos que marcaram a dinastia de Avis.
Joana Bouza Serrano é licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo frequentado o Mestrado em Arte, Património e Restauro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Actualmente lecciona a disciplina de História no Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa.

Henrique, o Infante, João Paulo Oliveira e Costa

Poucas figuras históricas marcaram tão profundamente a existência de Portugal na sua configuração e na sua relação com o mundo e de forma tão radical e transformadora como o infante D. Henrique.
Esta original biografia procura fugir às polémicas ideológicas que marcaram muitos dos estudos sobre o infante, dando a conhecer um impressionante percurso biográfico que mostra o carácter complexo de uma personalidade com as suas luzes e as suas sombras. Um retrato completo deste homem egocêntrico, implacável, obstinado, com muitas falhas e facetas imperscrutáveis no seu carácter, mas que foi também um visionário do seu tempo.
Despojado do mito, D. Henrique não é apenas o Navegador, mas é antes um príncipe preocupado com o seu senhorio e com a sua influência política; um cortesão que sabia influenciar e enlear as demais figuras da corte, através de uma simpatia que o colocou sempre acima das divergências que dividiam os membros da família real; um guerreiro que desejava ardentemente participar na guerra santa; que se cobriu de glória em Ceuta mas que enfrentou o desastre em Tânger.
Acompanhar a vida de D. Henrique permite-nos observar o país no momento extraordinário da sua refundação – o pequeno e periférico reino peninsular que se tornou numa potência marítima. E ele, D. Henrique, o duque de Viseu, senhor da Covilhã, governador da Ordem de Cristo, senhor dos arquipélagos da Madeira e dos Açores e do barlavento algarvio, mas também o detentor do monopólio das saboarias, da pesca do atum, da produção do pastel ou da pesca do coral, príncipe cioso de todos estes domínios foi o agente decisivo na evolução política do reino. Um homem que, afinal, ficaria famoso por ter provocado um movimento novo e transformador da Humanidade, os Descobrimentos.
João Paulo Oliveira e Costa, nascido a 1 de Abril de 1962, é doutor em História e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Director do Centro de História de Além-Mar, e é membro da Direcção do Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa. É director de duas revistas científicas internacionais, ambas classificadas no «European Reference Índex for Humanities»: os Anais de História de Além-Mar (CHAM, anual) e o Bullletin of Portuguese Japanese Studies (CHAM, semestral).

O Grande Livro da Alimentação – Do Período Pré-Natal aos 5 Anos, Rodrigo Marrecas de Abreu e Graciete Bragança

Uma alimentação correcta é fundamental para a saúde e desenvolvimento dos nossos filhos. Mas sabemos no que consiste uma alimentação adequada para as crianças?
De um modo prático, completo e pensado para os pais de hoje, este livro, que nasce da experiência de dois grandes profissionais portugueses com uma larga experiência clínica - um nutricionista e uma pediatra - acompanha o processo da alimentação infantil desde o início da gravidez até aos cinco anos de idade e responde às dúvidas sobre educação alimentar que assaltam a maioria dos pais:
Podem consumir-se alimentos light durante a gravidez (adoçantes, produtos magros, etc.)?
Que alimentos são proibidos durante a amamentação?
Posso por sal no puré do meu filho de 6 meses? E azeite?
Em vez de fruta ou puré, posso usar os boiões próprios para bebés?
O meu filho acorda durante a noite e só volta a adormecer se lhe der leite. Que devo fazer?
Que carnes são mais saudáveis para uma criança? E que peixes são mais nutritivos?
Como posso saber se o meu filho é alérgico a alimentos?
Dizem que o leite de soja é melhor, é verdade?
Esta obra oferece-lhe conselhos práticos sobre a amamentação, como conseguir uma alimentação infantil saudável e equilibrada, sobre a introdução de novos alimentos, controlo da higiene alimentar e vigilância de peso, truques para ensinar a comer e comportar-se à mesa e informações sobre doenças relacionadas com a alimentação como a diabetes, a obesidade e a doença celíaca. Para além de nos apresentar casos reais, analisa e desvenda erros e tabus mais comuns sobre o tema e inclui uma grande variedade de planos alimentares, menus, receitas e curiosidades.
Rodrigo Marrecas de Abreu é licenciado em Nutrição, sendo nutricionista responsável pela consulta de Nutrição nas clínicas CUF (Belém e Alvalade), onde tem realizado um trabalho específico de acompanhamento nutricional para crianças obesas, nomeadamente através da consulta de Nutrição Infantil.
Graciete Bragança é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e especialista em Pediatria, é actualmente chefe de Serviço de Pediatria no Hospital Amadora-Sintra. Tem-se dedicado à Endocrinologia Pediátrica com particular interesse pelo tratamento e prevenção da obesidade na criança.

Porquê a Mim?, Bernardo Teixeira

«Pela primeira vez na minha vida, estou a ver a lua aos quadradinhos. É mesmo como nos filmes. Sentado no parapeito da janela, olho para o céu e penso em como tudo podia ter sido tão diferente. Só me apetece chorar. Estou a aguentar as lágrimas desde esta manhã.»

Assim se inicia o relato deste ex-aluno da Casa Pia de Lisboa. Abandonado pela família aos 11 anos, Bernardo é entregue aos cuidados desta instituição. «Não te preocupes», dizem-lhe, «nunca te vão fazer mal». Os primeiros tempos são difíceis.
Loiro, franzino e sensível, o rapaz é gozado pelos colegas mais velhos. Isola-se, não confia em ninguém, só no diário que escreve à noite às escondidas. Até que faz um amigo mais velho, o motorista.
Caetano dá-lhe boleias, presentes e carinho. Promete ser o pai que Bernardo nunca teve. Mas pede algo terrível em troca. Seguem-se tempos de dor, de vergonha e de solidão, que por pouco não acabam da pior maneira.
Quase dez anos depois dos primeiros abusos, Bernardo Teixeira, uma das vítimas do processo de pedofilia que chocou o país, conta toda a sua história. Um testemunho inédito e impressionante sobre o lado mais negro do ser humano, que pretende dar voz aos inocentes e trazer alguma paz ao seu protagonista.
Bernardo Teixeira é ex-aluno da Casa Pia de Lisboa, tendo sido vítima de abusos sexuais. Neste momento tenta ultrapassar o trauma e refazer a sua vida.

LER no Chiado em Outubro


À Beira do Abismo (Raymond Chandler)

Tudo começa com o que parece ser um clássico caso de chantagem, quando o detective Marlowe é contratado pelo velho general Sternwood para averiguar quem está por detrás do misterioso pedido de dinheiro. A situação, contudo, torna-se sucessivamente mais complexa, à medida que, com o revelar de novas e estranhas personagens, também o rasto de cadáveres começa a surgir.
Uma obra intrigante e envolvente, na linha do romance policial clássico, e ela própria um clássico. Philip Marlowe é um dos detectives privados mais famosos da literatura policial e este seu primeiro caso explica-nos claramente o porquê da sua notoriedade. Afinal, no lado mais sombrio da lei, quando as próprias autoridades fecham os olhos ao crime, uma personagem que desvenda um mistério tão improvável como o deste À Beira do Abismo não pode ser menosprezada.
Um clássico, sem dúvida, para os apreciadores do romance policial. E também uma excelente leitura. Recomendo.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Memórias de um Vampiro (Rafael Loureiro)

Nocturnus. É esse o nome da sociedade vampírica que, com as suas leis e hierarquias, se oculta na noite da Humanidade. Daimon DelMoona é um entre esses vampiros, uma alma atormentada pelas múltiplas tragédias do seu passado. Mas o destino reserva-lhe feitos grandiosos e, quando o tirano Alexander Phoenix ameaça destruir a paz de Nocturnus, torna-se necessário o surgir de uma Nova Aliança.
Escrito de forma fluida e envolvente, este é um livro que transporta o leitor para o interior da sua história. É impossível não partilhar a tristeza, as dúvidas e o silencioso tormento de DelMoona na luta contra as suas provações. Da mesma forma, é impossível não admirar a força da sua lealdade e da sua paixão. E, neste mundo de clãs e de rígidas normas, a fazer recordar o universo de Vampire: the Masquerade, é principalmente esta relação que se cria entre o leitor e as personagens que torna Memórias de um Vampiro num livro tão tocante e tão belo.
A todos os apreciadores do fantástico e principalmente aos fãs de histórias de vampiros, não posso deixar de recomendar esta história em que o único defeito que encontro é o de terminar demasiado depressa. Resta-me, pois, esperar pelo próximo tomo desta excelente aposta da Editorial Presença.

Fantasmas, Aparições e Poltergeists - O Sobrenatural ao Longo da História (Brian Righi)

Breve, mas bastante completa, esta é uma abordagem simples ao mundo do sobrenatural. E, como o próprio autor afirma, existem duas formas de entender este livro: os mais crentes ou os mais curiosos poderão vê-lo como um guia de iniciação para aspirantes a caça-fantasmas. Os mais cépticos entendê-lo-ão como uma compilação de ficções, de histórias e de mitos sobre o sobrenatural.
Organizando em capítulos os principais aspectos dos temas abordados, este livro trata, de forma fluida e sem aprofundar demasiado, toda uma variedade de assuntos, desde os principais mitos da vida após a morte, os tipos de fenómenos conhecidos e documentados, as fraudes, as mais famosas histórias de fantasmas e, como não podia deixar de ser, os mais ilustres caça-fantasmas.
A minha posição quanto ao sobrenatural é de algum cepticismo e de muita curiosidade. Assim, entendi e apreciei este livro como uma mistura dos dois aspectos que o autor mencionou: um conjunto de histórias curiosas, mas também uma forma de conhecer um pouco melhor esses inexplicáveis fenómenos.
Para os curiosos do sobrenatural, para quem gosta de histórias de fantasmas, para quem pretende fazer uma pesquisa superficial sobre o tema (para escrever, por exemplo, uma história abordando o sobrenatural), este será, sem dúvida, um bom livro. Para mim, foi bastante útil.

Lançamento do Livro Teatro Moderno de Lisboa (1961-1965)

Decorrerá no dia 1 de Outubro (quinta-feira), às 19.00 horas, no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II o lançamento do Livro Teatro Moderno de Lisboa (1961-1965), de Tito Lívio, com a colaboração de Carmen Dolores,.

Nesta sessão, em que será evocada a acção do Teatro Moderno de Lisboa, participarão:

– Carmen Dolores;
– Eugénia Vasques;
– João Lourenço;
– Luiz Francisco Rebello;
– Maria João Brilhante;
– Tito Lívio;

Sobre a obra:
O Teatro Moderno de Lisboa (1961-1965), no seu curto, mas marcante, percurso, foi a obra corajosa e inovadora de actores e demais gente de teatro que soube tomar o futuro em suas mãos, constituindo uma sociedade artística para fazer o Teatro de que gostavam e achavam necessário. Tarefa bem difícil num Portugal do início da década de 60 em que a contestação político-cultural à ditadura do Estado Novo se tornara mais forte e constante e em que a repressão da Censura oficial, sempre vigilante para com as manifestações artísticas heterodoxas, se fazia sentir de uma forma asfixiante.
Devido à sua acção, princípios fundamentais e prática, o TML lançaria as sementes do riquíssimo movimento dos Grupos de Teatro Independentes, tendo iniciado o caminho de um Teatro interventivo e actual que estes, mais tarde, se encarregaram de continuar.
O que este livro, fruto de dois anos de pesquisa, pretende, na sua peculiaridade, mostrar.
Fonte: Caminho

Cerimónia de entrega do Prémio da União Europeia para a Literatura 2009

Cerimónia de entrega do Prémio da União Europeia para a Literatura 2009

Segunda-feira, 28 de Setembro, 16h, em Bruxelas
DULCE MARIA CARDOSO RECEBE EM BRUXELAS O PRÉMIO DA UNIÃO EUROPEIA PARA A LITERATURA 2009

A escritora Dulce Maria Cardoso vai receber na próxima segunda-feira, dia 28 de Setembro, no Centro de Artes Flagey, em Bruxelas, o Prémio da União Europeia para a Literatura 2009, no valor de 5 mil euros. A primeira edição deste prémio foi atribuído à escritora portuguesa pelo livro “Os Meus Sentimentos”, publicado pela ASA em 2005 e recentemente reditado.
Na cerimónia de atribuição dos prémios da União Europeia para a Literatura, que tem início às 16h00 com a actuação da Orquestra de Câmara da Europa, estarão presentes e intervirão o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, o Comissário Europeu da Educação e Cultura, Jàn Figel e Henning Mankell, escritor recentemente nomeado embaixador do Prémio da União Europeia para a Literatura 2009. Para além dos autores galardoados, estarão ainda presentes escritores, artistas, editores e outras personalidades do mundo da edição e da cultura europeias.

Sobre a vencedora
Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás-os-Montes, em 1964, e vive em Lisboa. O seu romance de estreia, "Campo de Sangue", publicado em 2002 e escrito com o apoio de uma Bolsa de Criação Literária do Ministério da Cultura, foi distinguido com o Grande Prémio Acontece de Romance. Em 2008 publicou “Até Nós” colectânea de contos, sempre pela ASA. Os seus romances estão editados em França, Brasil, Argentina, Espanha, Itália e Holanda e têm sido objecto de estudo em várias universidades. A autora publica, em Outubro, o seu terceiro romance, “O Chão dos Pardais” que estará nas livrarias a partir do dia 20 de Outubro.

Sobre o prémio
O Prémio da União Europeia para a Literatura visa destacar a criatividade e a diversidade da literatura contemporânea europeia, promover a circulação da literatura na Europa e fomentar um maior interesse por obras literárias não nacionais. Na primeira edição foram atribuídos prémios a doze autores de vários países: Áustria, Croácia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia e Suécia. Os vencedores de 2009 foram seleccionados por júris nacionais criados para escolher o respectivo representante no domínio da literatura contemporânea na área da ficção.

Os nomes dos doze autores europeus que receberam pela primeira vez o Prémio da União Europeia para a Literatura foram divulgados pela Comissão Europeia em conjunto com a Federação dos Livreiros Europeus (European Booksellers Federation, EBF), o Conselho dos Escritores Europeus (European Writers Council, EWC) e a Federação dos Editores Europeus (Federation of European Publishers, FEP).

Fonte: Grupo Leya

Novidade Caminho: O Voo do Golfinho de Ondjaki, com ilustrações de Danuta Wojciechowska

E se todos tivéssemos o dom de mudar de corpo ao longo da vida? E se voar fosse mesmo possível para todos os que sempre desejaram ter asas? Esta é a estória de um golfinho que queria ser passarinho… Uma estória sobre a liberdade, para crianças a partir dos quatro anos.

Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. Prosador e poeta. Escreve para cinema e co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda (Oxalá Cresçam Pitangas — Histórias de Luanda). É membro da União dos Escritores Angolanos. É licenciado em Sociologia. Menção honrosa no Prémio António Jacinto (Angola); Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e Prémio Literário António Paulouro 2004.
Está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês e chinês.
Para crianças, publicou na Caminho os livros Ynari, ilustrado por Danuta Wojciechowska, e O Leão e o Coelho Saltitão, com ilustrações de Rachel Caiano.

Danuta Wojciechowska nasceu no Canadá em 1960. Estudou na Suíça e em Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração de 2003. Foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen em 2004.

Fonte: Caminho

Convite


O Homem Pintado, de Peter V. Brett: a nova aposta da Gailivro chega a 20 de Outubro

Depois de "O Nome do Vento", de Patrick Rothfuss (que estou de momento a ler e a adorar), eis mais uma grande aposta no fantástico da parte da Gailivro. E seguramente um livro a não perder.

Sinopse: Aos onze anos, Arlen vive com os pais numa pequena quinta, a meio dia de viagem da aldeia isolada de Ribeiro de Tibbet. Quando a escuridão cai sobre o seu mundo, uma estranha névoa ergue-se do chão, com uma promessa de morte aos que forem suficientemente loucos para enfrentarem a escuridão crescente. É que existem demónios famintos que se materializam da névoa e se alimentam dos vivos. A partir do momento em que a sua vida é despedaçada pela praga dos demónios, Arien vê-se forçado a perceber que é o medo, e não os demónios, a dominar verdadeiramente a humanidade.
Na pequena aldeia de Outeiro do Lenhador, o futuro perfeito de Leesha é destruído pela traição e por uma mentira. Publicamente humilhada, ela acaba a recolher ervas e a cuidar de uma anciã mais temível que os nuclitas. No entanto, a sua desgraça transforma-a na guardiã de um saber antigo e perigoso.
Órfão e mutilado pelo ataque dos demónios, o jovem Rojer encontra conforto no domínio das artes musicais de um jogral, descobrindo que o seu talento único lhe confere um poder inesperado sobre a noite.
Juntos, estes três jovens oferecem à humanidade uma última e fugaz hipótese de sobrevivência.

"A Cabana" já é um sucesso na internet

Nas primeiras 24h em que esteve disponível para encomenda, A Cabana, de Wm. Paul Young, foi o livro mais encomendado na livraria on-line Wook (www.wook.pt), com 500 encomendas.

Este facto junta-se ao enorme interesse que a obra tem suscitado por parte dos livreiros, que antevêem um sucesso de vendas similar ao que atingiu noutros países. Relembre-se que, nos EUA, já se venderam mais de 7 milhões de exemplares e que, no Brasil, foi ultrapassada a fasquia do milhão de cópias vendidas.

O livro é espectacular, completamente diferente de tudo o que tenho lido.De tal maneira fiquei colado àquelas páginas, que vou lê-lo outra vez. Acho que a partir de agora vou viver a vida de outra maneira.
João Chaves, Oceano Pacífico, RFM

O Cônsul Desobediente, de Sónia Louro: A nova aposta da Saída de Emergência

Título: O Cônsul Desobediente
Autor: Sónia Louro
Género: Romance Histórico
Páginas: 416
PVP: 18,95 €
Data de Lançamento: 09 de Outubro


Sinopse: Há pessoas que passam no mundo como cometas brilhantes, e as suas existências nunca serão esquecidas. Aristides de Sousa Mendes foi uma dessas pessoas. Cônsul brilhante, marido feliz, pai orgulhoso, teve a sua vida destruída quando, para salvar 30.000 vidas, ousou desafiar as ordens de Salazar.
Cônsul em Bordéus durante a Segunda Guerra, é procurado por milhares de refugiados para quem um visto para Portugal é a única salvação. Sem ele, morrerão às mãos dos alemães. Infelizmente, Salazar, adivinhando as enchentes nos consulados portugueses, proibira aconcessão de vistos a estrangeiros de nacionalidade indefinida e judeus.
Sob os bombardeamentos alemães, espremido entre as ameaças de Salazar, as súplicas dos refugiados e sua consciência, Aristides sente-se enlouquecer. E então toma a grande decisão da sua vida: passar vistos a todos quantos os pedirem. Salvará 30.000 inocentes masdestruirá irremediavelmente a sua vida.

Sobre o autor: Sónia Louro nasceu em 1976 em França.
Desde cedo apaixonada pelas Ciências e pela Literatura, acabou por optar academicamente pela primeira, mas nunca abandonou a sua outra paixão. Licenciou-se em Biologia Marinha, mas não perdeu de vista a Literatura, à qual veio depois a aliar a um outro interessa: A História. Fruto desse casamento, este é o seu terceiro romance histórico.

Porquê a Mim?, de Bernardo Teixeira: a nova aposta da Esfera dos Livros

Um relato de coragem, escrito na primeira pessoa, onde se relata o dia-a-dia de um jovem dentro da instituição que o acolheu quando a sua família lhe virou as costas.
Foi dentro da instituição que recebeu afecto, carinho e protecção, mas foi também aí que padeceu de dor e sofrimento.
Trata-se sem dúvida de um testemunho impressionante e emotivo onde somos levados a percorrer os passos de um aluno interno da Casa Pia, a conhecer as alegrias das crianças que aí encontraram um lar, mas também o sofrimento de quem foi obrigado a perder a inocência cedo demais.
Numa altura em que se aguardam os resultados do julgamento do denominado Processo Casa Pia, esta obra não pretende apontar culpados ou denunciar nomes, até porque estes foram deliberadamente alterados. Simplesmente se pretende dar voz a quem mais sofreu durante todos estes anos e que até agora não tinha tido oportunidade de, em livro, expressar a sua dor.

O Destino do Capitão Blanc, de Sérgio Luís de Carvalho: a nova aposta da Planeta

Lançamento no dia 10 de Outubro, na Fnac Chiado, pelas 18h30, com apresentação de Miguel Real

Na 11ª hora do 11º dia do 11º mês do ano de 1918, a escassos minutos do fim da Primeira Guerra Mundial, tem lugar, no Nordeste de França, um dos mais estranhos e inexplicáveis massacres de todo o conflito. O capitão português Luís D'Orey Blanc é testemunha e, de algum modo, vítima desse massacre. Enviado meses antes a França pelo próprio Sidónio Pais, no que era suposto ser uma mera missão político-militar, Blanc depressa se vê envolvido numa espiral de morte, de ajuste de contas, de memórias e de arrebatadoras paixões que vão para sempre mudar a sua vida.Rigorosamente baseado em factos reais, este romance retrata a árdua vida nas trincheiras, as batalhas, as revoltas e o quotidiano dos homens em luta, bem como o sofrimento das mulheres e as esperanças perdidas de toda uma geração, entre a guerra e o amor.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tempo Adiado, de Paula Sousa Lima: a nova publicação da ASA

Título: Tempo Adiado
Autora: Paula de Sousa Lima
Págs.: 192
Colecção: Autores Portugueses
Preço: 13 euros

De 1875 a 1975 o tempo suspende-se na vila. Adia-se na brancura silenciosa e fria em que imergem as meninas, no dobrar ininterrupto dos sinos, nas fitas cor-de-rosa que as mulheres guardam nas malas de mão, na vacuidade antiga do seu olhar.
As conversas volteiam ao sabor do chá e das bolachinhas de manteiga, mas não iludem o dobrar omnipresente dos sinos. A dor é um bloco de granito que não se estilhaça e não há palavras para dizê-la. As palavras de Lia adiam-se ante a máquina de escrever, até ao momento da revelação.
Em cadernos pautados, a voz de Sara. O retrato de Sara, bisavó de Lia, velado pelo fumo do cachimbo do avô Abraão; o casarão onde Sara toca piano, a sua música a adiar o tempo em que fará o gesto sacrílego. O rasto desse gesto, até à remissão.
A voz eterna do mar, num búzio que Lia encontra na praia. Na praia o pai espera uma revolução que o há-de espoliar; a mãe só conhece a ausência das palavras, a ausência do avô Abraão. Na praia Lia já espera Tomás; depois o tempo adia-se na clausura do dobrar dos sinos. Lia perscruta metáforas e adia-se na brancura fria que paira sobre a vila, no espectro que é o casarão. Até às palavras de Sara, chegadas em cadernos pautados. E sobre as ruínas do casarão novamente Sara nas palavras reencontradas, no silenciar dos sinos.
Sobre a autora:
Filha de pais açorianos, Paula de Sousa Lima nasceu em Lisboa e vive nos Açores desde os seis anos, com uma passagem por Moçambique.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e Mestre em Literatura Portuguesa, tem exercido funções de docente tanto no Ensino Superior como no Secundário, dedicando-se também à investigação, da qual resultaram artigos sobre literatura, língua e didáctica, publicados em revistas das especialidades.
Mantém, desde há vários anos, uma colaboração assídua em jornais, com crónicas e artigos sobre literatura e língua. É co-autora de uma obra de gramática (Explicações de Português), publicada pela ASA. No âmbito da actividade literária, publicou vários contos em jornais e nas revistas NEO e Insulana e dois romances – Crónica dos Senhores do Lenho e Variações em Dor Maior.

Uma Noite não são Dias: o novo livro de Mário Zambujal, publicado pela Planeta

Advertência
Se está mesmo na disposição de ler este livro, devo prevenir: não se trata de antecipação científica. Teríamos, nesse caso, um aluvião de sábios palpites que o futuro implacável, acabaria por desmentir. Ao contrário, o que vai ler é uma história verídica, a ocorrer, garantidamente, no ano de 2044.
É possível que os inevitáveis cépticos e maldizentes tentem beliscar o rigor da narrativa, negando verosimilhança às novidades urbanas, técnicas e de costumes. Não importa, 2044 vem já aí. Depois conversamos.
O autor.

Na Avenida Vertical, nome de uma torre habitacional de 98 andares, símbolo citadino do "esquisito ano de 2044", ocorrem dois misteriosos assaltos: o roubo de um helicóptero no heliporto que encima o edifício e o roubo de uma coroa de uma rainha portuguesa na Praça das Artes, uma das várias praças interiores. Nesta atmosfera de mistério desfilam as personagens principais: Antony, um historiador, a mulher Grace e o amigo escultor, James.
Num ambiente futurista, Uma noite não são dias é uma crónica inteligente da época em que vivemos e uma perspectiva original sobre as presumíveis evoluções que encontramos caricaturadas na prosa ágil de Mário Zambujal, que leva o leitor do sorriso à gargalhada. Com os modernos usos e costumes, acompanhamos a história escaldante de Grace e Antony e as aventuras rocambolescas das personagens apaixonantes que os rodeiam.

Convite

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Cabana, de Wm. Paul Young: a nova aposta da Porto Editora, a 2 de Outubro nas livrarias

E se Deus marcasse um encontro consigo?

As férias de Mack com a família na floresta do estado de Oregon tornaram-se num pesadelo. Missy, a filha mais nova, foi raptada e, de acordo com as provas encontradas numa cabana abandonada,brutalmente assassinada.
Quatro anos mais tarde, Mack, mergulhado numa depressão da qual nunca recuperou, recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à malograda cabana. Ainda que confuso, Mack decide regressar à montanha e reviver todo aquele pesadelo. O que ele vai encontrar naquela cabana mudará o seu mundo para sempre.

Wm. Paul Young nasceu no Canadá e foi criado pelos pais missionários numa tribo nas montanhas do que era a Nova Guiné. Anos depois, as mortes do irmão mais novo e de uma jovem sobrinha deixá-lo-iam completamente destroçado. Há um ano e meio atrás, Wm. Paul Young tinha três empregos. Desde essa altura até agora, a vida do autor deu uma enorme reviravolta. Actualmente, Paul Young vive com a família, no estado de Oregon, nos EUA.

António Lobo Antunes: 30 anos de vida literária

Com o objectivo de assinalar os 30 anos de vida literária de António Lobo Antunes, a Dom Quixote fará chegar às livrarias, na próxima segunda-feira, dia 28 de Setembro, edições comemorativas dos dois primeiros livros do autor, Memória de Elefante e Os Cus de Judas, publicados, ambos, em 1979. São edições especialmente concebidas para marcar esta data e que terão uma tiragem de 2000 exemplares, 500 dos quais numerados e autografados por António Lobo Antunes.

Recorde-se, por outro lado, que o mais recente romance do escritor, Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar?, será colocado à venda no próximo dia 1 de Outubro, quinta-feira, e a sessão de lançamento terá lugar no dia 22 de Outubro, quinta-feira, no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, com apresentação da Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra.

Fonte: D. Quixote

Convite

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Alex 9 - A Guardiã da Espada (Martin S. Braun)

Dois planetas similares, mas em diferentes etapas de desenvolvimento. Duas guerras intensas e perigosas. Uma profecia desconhecida. E Alex 9, a guerreira de elite que parece desencadear, com a sua chegada, uma série de reacções e eventos.
São estes os pontos de partida para uma história envolvente e original, que, escrita num estilo simples, mas muito próprio, agarra o leitor desde a primeira página. Trata-se de um livro onde a acção é uma constante e que, através dos múltiplos pontos de vista que expõe, nos permite apreciar em pleno a sua mistura de elementos de ficção científica com as características da fantasia medieval e da cultura oriental.
Como livro que se centra na acção, o que vemos em Alex 9 - A Guardiã da Espada é, fundamentalmente, um desenrolar de acontecimentos. E isso leva-me ao único elemento de que senti falta: um maior aprofundamento das particularidades físicas e de carácter das personagens, que me poderia levar a identificar de forma mais completa com alguns deles e, portanto, a apreciar mais a leitura.
Concluindo: um bom livro, bem adequado ao seu público alvo (mas não só), principalmente porque, com o seu ritmo intenso, nenhum leitor o consegue largar antes do fim. E é esse mesmo fim, surpreendente e intrigante, que nos deixa com vontade de conhecer o muito mais que há para contar sobre este mundo.
Eu, por cá, fico à espera do próximo volume.

Alexandre - O Rival dos Deuses (Paul Doherty)

Numa intrigante fusão de policial e romance histórico, este livro transporta-nos para o ano 334 a. C., quando Alexandre da Macedónia toma posse da cidade de Éfeso. Não há, contudo, descanso para o grande rei, pois uma série de misteriosos assassinatos, perpetrados por um desconhecido denominado Centauro, agitam a vida dos efésios, e Alexandre necessitará da serena sabedoria de Telamon, o seu médico, para desvendar o mistério.
Escrito de forma precisa e envolvente, este é um livro que facilmente nos transporta para a época que relata. E, ainda que, por momentos, possa revelar-se um pouco frustrante, quando as diversas possibilidades cedem lugar a outras mais plausíveis, nunca se ausenta da mente do leitor a curiosidade. Quem será o Centauro? E quem mais conspira contra o reinado de Alexandre?
Em suma, um livro agradável, convicente na sua abordagem da época histórica, e de leitura acessível. Uma pequena nota para algumas gralhas na edição (sendo a mais flagrante "árvores de rapina"), mas que, ainda assim, em pouco prejudicam a leitura.
Recomendo.

domingo, 20 de setembro de 2009

Passageiros da Neblina (Montserrat Rico Góngora)

A 23 de Setembro de 1930, depois de ter vindo a Portugal com a desculpa de conhecer pessoalmente o poeta Fernando Pessoa, Aleister Crowley, o misterioso mago inglês, desaparece, sem deixar rasto, na Boca do Inferno. E é a partir deste facto que, neste livro, a autora desenvolve uma intrigante história de mistério, vingança e morte.
Se este livro é dividido em duas partes, bem poderiam ser dois tomos distintos, tais são as diferenças que as separam. A primeira parte, mais leve e com mais acção, centra-se na investigação do misterioso desaparecimento de Crowley. Ao chegar à segunda parte, contudo, e ao mergulhar mais profundamente no passado, os mistérios, e com eles as revelações, adensam-se, resultando numa abordagem densa, mas precisa e completa, da época histórica, dos mitos e rituais maçónicos e das enigmáticas figuras que povoam o enredo deste Passageiros da Neblina.
Não poderia, afinal, andar mais longe da clássica história de mistério. Aqui, o ambiente histórico e as peripécias invulgares das gentes são mais importantes que a descoberta de um culpado. E é isso mesmo que torna este livro fascinante: a fusão do mistério com a precisão do romance histórico, para revelar, afinal, as ligações mais improváveis.
Não será um livro para aqueles que apreciam fundamentalmente as leituras mais leves. Para os interessados nas estranhas vidas de Fernando Pessoa ou de Aleister Crowley, ou ainda na cultura e rituais maçónicos do século XIX, este é um livro que, para além de magistralmente escrito, tem muito a ensinar. Eu gostei muito.

NOTA: E a propósito deste livro, não esquecer o colóquio "Crowley e Pessoa - Realidade e ficção", a decorrer no ia 23 de Setembro pelas 18h30, na casa Fernando pessoa, com a presença (entre outros) da autora de Passageiros da Neblina.

Confesso que Vivi (Pablo Neruda)

É um nome que dispensa apresentações, o do poeta chileno que, em 1971, recebeu o prémio Nobel da Literatura. E este Confesso que Vivi, que nos apresenta as suas memórias, é um bom reflexo do grande homem que foi também o poeta Neruda.
São um pouco fragmentárias as memórias do poeta, centradas nos seus momentos mais marcantes. Mas é também esse aspecto que as torna tão diversas. Porque o poeta tanto se comove com o despoletar de uma guerra como com o florescer da Primavera.
Não será, talvez, um livro para todos os públicos. Longos excertos deste livro são dedicados ao percurso oficial e à visão política de Neruda, o que poderá desagradar aos menos interessados neste tema. Ainda assim, para os apreciadores do poeta e para os leitores de memórias e de biografias, esta será uma excelente obra para conhecer a humilde excelência, como escritor e como ser humano, de Pablo Neruda.

Vencedores do passatempo Orbias - As Guerreiras da Deusa

Olá, bom dia.

Mais uma vez, e antes de mais nada, quero agradecer aos 72 participantes deste passatempo. Aos que ganharam, muitos parabéns. Aos que não conseguiram, continuem a tentar. No futuro, teremos mais passatempos por aqui.

A resposta correcta à pergunta era NOEMI.

E quanto aos vencedores, são os seguintes:

12. Carina Monteiro (Amadora)

23. Ricardo Garcia (Sacavém)

24. Carina Daniel (Ribamar)

45. Cláudia Rosadas (S. João de Ver)

49. Eusébio Costa (Póvoa do Varzim)


sábado, 19 de setembro de 2009

Orbias - As Guerreiras da Deusa (Fábio Ventura)

Noemi é, aparentemente, apenas uma rapariga normal, com os seus problemas e inseguranças. Mas a sua vida está prestes a mudar. Quando, uma noite, é atacada por um desconhecido, descobre, subitamente, que é a reencarnação de uma guerreira ancestral, com a missão de salvar tanto a Terra como Orbias, o novo mundo que acaba de descobrir.
Com uma escrita livre, descontraída e bem-humorada, apesar de ainda no início da sua evolução, Fábio Ventura apresenta-nos uma primeira obra promissora e envolvente. Todas as mudanças e surpresas com que o leitor é confrontado ao longo da história fazem de Orbias um livro viciante. Além disso, o final completamente imprevisível e muito misterioso deixam-nos ávidos de uma possível continuação.
Outros aspectos positivos são a diversidade de personagens e de momentos emocionais, que levam o leitor a estabelecer amores e ódios de estimação, a rapidez com que a história evolui, sem momentos monótonos (às vezes, a transição chega a ser demasiado rápida), e aqueles pequenos símbolos a nossa cultura, que, ainda que velados, estão bem presentes, e revelam bem a vontade do autor em espelhar a sua identidade.
Evidentemente que, sendo uma estreia, haverá alguns aspectos a melhorar, nomeadamente na evolução da escrita. Existem algumas frases que soam um pouco estranhas, mas acredito que a evolução do autor nos revelará ainda mais a sua magnífica capacidade imaginativa. À parte esse aspecto, e o de algumas gralhas que escaparam na revisão, Orbias é, sem dúvida, um bom livro, principalmente para um público mais jovem, e traz consigo uma história apaixonante.
Por aqui, gostei e recomendo. Ficarei atenta aos próximos trabalhos deste autor.

Espionagem no Deserto (San-Antonio)

SO4 H2 (nome de código do agente secreto Alcides Sulfúrico) é capturado, no regresso de uma importante missão, e retido no pequeno e remoto país de Kelsaltan. Torna-se necessário, pois, que San-Antonio e os seus companheiros, Bérurier e Pinaud, empreendam uma viagem através do deserto e devolvam o prisioneiro à segurança de Paris.
Num estilo leve, irreverente e cheio de humor, este é um livro que, com uma finalidade essencialmente de entretenimento, cumpre bem os seus objectivos. É impossível não rir face às peripécias dos três improváveis espiões, à quase surreal cultura do emirado de Kelsaltan e, claro, à forma descontraída e hilariante com que o narrador nos conta a "sua" história.
Em suma, um livro sem grandes pretensões a obra prima, mas que entretém o leitor e que provoca umas boas gargalhadas. Uma boa leitura para quem quer passar algumas horas (poucas, que o livro é pequeno) a seguir uma história caricata e irreal... mas muito divertida.

"Amor em Tempos de Guerra": Conheça o novo livro de Júlio Magalhães


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Passatempo Orbias - As Guerreiras da Deusa


Novo passatempo, e desta temos para oferecer, graças à colaboração do grupo Leya, 5 exemplares do livro Orbias – As Guerreiras da Deusa, de Fábio Ventura. Para concorrer, basta uma rápida pesquisa na net para que respondam correctamente à seguinte pergunta:


1. Qual é o nome da protagonista e principal narradora de Orbias – As Guerreiras da Deusa?


Regras de participação:
- O passatempo decorre até às 23h59 do dia 19 de Setembro. Participações posteriores não serão consideradas.
- As respostas deverão ser enviadas para o email carianmoonlight@gmail.com , acompanhadas do nome e morada do participante.
- Os vencedores serão sorteados aleatoriamente e contactados por email. Os nomes dos vencedores serão publicados no blogue.
- Só serão aceites participações de residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.

Vencedores do passatempo "Memórias de um Vampiro"

Olá, bom dia.
Como prometido, aqui ficam os nomes dos vencedores. Foram mais de 70 participações válidas.
Fica o meu muito obrigado a todos os participantes. Aos vencedores, parabéns. Aos que não ganharam desta vez, continuem a tentar. Vamos ter mais passatempos por aqui sempre que for possível.

As respostas correctas eram:

1-Como se chamam os seguintes tomos da trilogia Nocturnus?
Tomo II - Ascensão de Arcana e Tomo III - A Redenção

2-Em que ano foi publicado, em edição de autor, o livro Memórias de um Vampiro?
2007

3-Como se chama o Pai de todos os vampiros?
Tiriel

E agora os vencedores (sorteados aleatoriamente de entre as participações válidas) são:

4. Sara Duarte (Lisboa)
18. Andrea Torres (Amadora)
58. Ana Figueiredo (Porto)


Deixo-vos ainda o link para o booktrailer do livro... Vale a pena espreitar!
http://www.youtube.com/watch?v=P3d5IJKJSQc

Livrarias Bertrand e Editorial Caminho lançam concurso

No ano em que se completam 30 anos desde que Alice Vieira escreveu Rosa, Minha Irmã Rosa, ainda hoje o seu mais emblemático livro, contabilizam-se mais de 70 livros publicados, cerca de 2 milhões de livros vendidos e 10 dos mais significativos prémios literários ganhos em Portugal e no estrangeiro, dados que fazem de Alice Vieira uma escritora impar e incontornável no universo da literatura infantil e juvenil em Portugal

No âmbito das comemorações dos 30 anos da autora Alice Viera, as Livrarias Bertrand e a Editorial Caminho estão a promover o concurso de escrita criativa Meia Hora Para Mudar a Minha Vida.

O Concurso é dirigido a jovens dos 8 aos 16 anos que deverão concorrer com um texto original, com personagens originais e um máximo de 3 páginas dactilografadas.

Os trabalhos premiados serão publicados com o nome e a fotografia do autor no próximo romance juvenil da autora Alice Vieira.

O prazo limite para o envio dos trabalhos é o dia 9 de Outubro e poderá faze-lo através do site www.bertrand.pt , enviando para bertrand_escuta@bertrand.pt ou por correio para Editorial Caminho
Fonte: Bertrand

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"As Avis. As Grandes Rainhas que partilharam o trono de Portugal na segunda dinastia" de Joana Bouza Serrano: Uma novidade Esfera dos Livros

Durante os cerca de 200 anos que durou a dinastia de Avis, que teve início com D. João I, Mestre de Avis, Portugal esteve na vanguarda da História Mundial. Neste período sentaram-se no trono português oito reis e o país conheceu nove rainhas consortes, mulheres que, muitas vezes na sombra, definiram também elas o rumo da História do reino.
Filipa de Lencastre, a mãe da Ínclita Geração; Leonor de Aragão, a Triste Rainha, que foi obrigada a fugir para Castela após a morte do marido; Isabel de Lencastre, que assistiu impotente ao confronto entre o seu pai e o seu marido; Joana de Castela, conhecida como a Excelente Senhora, que, por questões políticas e dinásticas, foi enclausurada num convento; Leonor de Lencastre, que mandou construir o Convento de Madre Deus em Lisboa; Isabel de Castela, filha dos Reis Católicos de Espanha, que morreu ao dar à luz; Maria de Castela, consorte de D. Manuel I, com quem teve uma relação de cumplicidade; Leonor de Áustria, peça fundamental no jogo político do seu irmão, o imperador Carlos V; Catarina de Áustria, avó de D. Sebastião.

A partir do olhar destas rainhas, a historiadora Joana Bouza Serrano dá-nos a conhecer os seus casamentos, que representavam verdadeiros trunfos nos jogos de poder político, os partos sucessivos para garantir a sucessão, a sua dedicação à cultura e às artes, as tradições e costumes da corte e os diferentes acontecimentos políticos que marcaram a dinastia de Avis

Novidades Asa para Outubro

Título: Invisível
Autor: Paul Auster
Págs.: 240
Obras de Paul Auster
Preço: 13 euros

Lançamento Mundial a 27 de Outubro

Sinuosamente construído em quatro partes entrecruzadas, o décimo quinto romance de Paul Auster começa em Nova Iorque, na Primavera de 1967, quando o jovem aspirante a poeta Adam Walker conhece Rudolf e Margot, um enigmático casal francês. O perverso triângulo amoroso que rapidamente se forma, conduz a um chocante e inesperado acto de violência cujas consequências serão irreversíveis.
Três narradores contam uma história que se desloca no tempo, de 1967 a 2007, e no espaço, à medida que viaja entre Nova Iorque, Paris e uma ilha remota nas Caraíbas. Invisível está imbuído de fúria, de sexualidade desenfreada e de uma busca implacável por justiça. É uma viagem através das fronteiras sombrias entre verdade e memória, criação e identidade. Uma obra inesquecível pela mão de um dos nomes cimeiros da literatura dos nossos dias.

Título: Vidas Estilhaçadas
Autora: Bernardine Kennedy
Págs.: 304
Romance
Preço: 15

Após umas idílicas férias de Verão, a família Beecham regressava a casa, de carro, quando um condutor embriagado ditou a sua sorte. Hannah tinha 4 anos e Julie quase 2. Aquela noite deixou-as órfãs. A solidão encaminhou-as para uma tia cruel e sem escrúpulos. O destino encarregou-se de as separar.
Muito anos depois, Hannah está a trabalhar quando ouve uma voz que a abala profunda e incompreensivelmente. Quem é a estranha mulher que grita contra as injustiças do mundo? A verdade atinge-a como um raio: Julie!
Hannah tem uma vida desafogada, um casamento estável e um emprego que a realiza, feitos notáveis para quem conviveu de perto com o inferno. Mas o mesmo não se pode dizer de Julie, cuja natureza explosiva se virou contra si própria. Ela precisa desesperadamente de ajuda e terá de ser a irmã a intervir, mas ao fazê-lo, Hannah descobre horrorizada que a sua própria vida não é tão perfeita quanto parece…

Duas irmãs. Dois mundos em rota de colisão.Apenas o perdão evitará a tragédia.

Título: As Vidas Privadas de Pippa Lee
Autora: Rebecca MillerPágs.: 240
Romance
Preço: 16 euros


Pippa é a mulher perfeita. Os seus amigos consideram-na uma das pessoas mais graciosas, bonitas e estimulantes que alguma vez conheceram. Embora o seu passado esconda uma infância problemática, uma tumultuosa entrada na idade adulta e muitas escolhas difíceis, Pippa parece finalmente viver uma vida de sonho. É casada com um editor de sucesso e mãe de dois filhos. Vive numa casa irrepreensível em Manhattan e passa férias na sua moradia de luxo, à beira-mar. Tudo muda no dia em que o marido decide que está na altura de saírem de Nova Iorque com destino a um condomínio residencial para idosos, “uma medida preventiva contra a sua decrepitude”. Ele tem 80 anos mas Pippa apenas 50. Subitamente, a mulher que foi em tempos verdadeiramente selvagem e impetuosa dá por si a viver uma vida tipicamente suburbana. Por entre o zumbido de cortadores de relva, trocas de receitas e afazeres domésticos, ela começa a interrogar-se: como é que vim parar a este lugar?

Retrato acutilante das múltiplas facetas que cada pessoa encerra, As Vidas Privadas de Pippa Lee está actualmente a ser adaptado ao cinema com interpretações de Robin Wright Penn, Winona Ryder, Julianne Moore, Monica Bellucci e Keanu Reeves.


Título: Doces Aromas
Autora: Agnès Desarthe
Págs.: 208
Romance
Preço: 15


Para os apreciadores de Chocolate, de Joanne Harris, e de Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel, Doces Aromas reserva os sabores e os odores imprescindíveis ao romance… e a uma boa mesa.

Myriam é uma alma errante. Uma mulher contraditória cujo passado esconde memórias dolorosas e segredos inconfessáveis. Ela não faz a mínima ideia de como se gere um negócio quando decide abrir um restaurante num bairro calmo de Paris, mas, armada apenas com o seu amor pela culinária, está decidida a tentar. Inspirada pelos aromas e sabores de Paris, Myriam aposta tudo nesta nova aventura. Mal conseguindo pagar a renda, dorme às escondidas na sala de jantar enquanto tenta lidar com as recordações do passado e os sonhos que acalenta para o futuro. Mas, pouco a pouco, os seus pratos deliciosos atraem os vizinhos e Myriam apercebe-se de que pode ter-lhe sido dada uma segunda oportunidade na vida e no amor.

Título: A última profecia de Nostradamus
Autor: Jérome & Domenique Nobécourt
Págs.: 496
Preço: 18


Aos trinta anos, Michel de Nostredame é já um médico e astrólogo reputado. Perseguido pela Inquisição, refugia-se junto do avô, mestre em ciências ocultas, que lhe revela o segredo que vai mudar a sua vida: a sua família descende da tribo de Issacar, guardiã dos arcanos do destino humano. O seu nome secreto testemunha essa missão: Nostra Damus, “nós damos aquilo que possuímos”. Michel decide então partir para Paris e aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre ocultismo. Conhece Jacques de Saint-André, íntimo da família real, que o introduz no círculo dos poderosos, em particular da jovem Catarina de Médicis, grande admiradora e uma das suas maiores apoiantes. Social e profissionalmente, Michel floresce; e a sua vida sentimental transforma-se quando conhece Marie, por quem se apaixona perdidamente. Mas o pai da sua amada é um dos mais ferozes inimigos dos heréticos. Cego pela paixão, Michel não se apercebe dos perigos que o rodeiam. Ignora que o poder do seu dom só se revelará quando se encontrar sozinho, ferido e em fuga. Sabe apenas que um dia regressará a Paris, coberto de glória…

Num enredo romântico ao jeito de Alexandre Dumas, repleto de reviravoltas e paixões, é-nos desvendada a história de Nostradamus, um homem maior do que a própria vida.

Título: O outro Homem e outras histórias
Autor: Bernard SchlinkPágs.: 224
Romance
Preço: 13 euros


Parecia que estava tudo dito sobre o passado da Alemanha até que Bernhard Schlink escreveu O LEITOR (publicado pela ASA nesta mesma colecção), que se converteu rapidamente num bestseller mundial. Agora, neste seu novo livro, o autor demonstra-nos que tão-pouco está tudo dito sobre o amor.
Um casal de Berlim Oriental recorre à traição com o objectivo de salvar o casamento. Um estudante alemão em Nova Iorque apela a meios pouco convencionais para demonstrar o seu amor por uma judia americana. Um ex-progressista aburguesado vive entre os trilhos sinuosos do seu casamento liberal. Em todas as histórias, o amor como atracção e fuga: os desejos reprimidos, os mal-entendidos involuntários, a infidelidade fruto do desespero, a força inexorável dos costumes e o peso da culpa.
Como nasce e termina o amor, que subterfúgios são usados para iludir e desiludir? Em O OUTRO HOMEM E OUTRAS HISTÓRIAS, Schlink oferece-nos sete histórias de amor em que todos os protagonistas são, de algum modo, vítimas da sua época, uma geração urbana desorientada que cai uma e outra vez nas armadilhas do seu próprio passado.

O Outro Homem foi adaptado para o cinema, num filme realizado por Richard Eyre, protagonizado por Liam Neeson, Antonio Banderas e Laura Linney.


Título: O chão dos Pardais
Autora: Dulce Maria Cardoso
Págs.: 224
Colecção: Autores Portugueses ASA

Afonso é um homem muito poderoso. Inatingível. A não ser pelos anos, que passam e o envelhecem quase como a outro qualquer.
Há muito que já só encontra a juventude nos corpos das amantes. Como o de Sofia, que o odeia e ama Júlio.
Entretanto Alice, a mulher de Afonso, desistiu, nem sabe ela bem de quê.
Os filhos cresceram e partiram, sem partir. A filha, Clara, traduz livros inúteis e apaixona-se por Elisaveta. O filho, Manuel, é um cirurgião plástico à espera de ser julgado por negligência e entregue ao amor adiado por uma mulher longínqua com quem se encontra no ecrã do computador.
A família é uma casa em ruínas. Mas tudo está perfeito na festa dos sessenta anos de Afonso.
Antes e depois dessa festa, antes e depois da tragédia que a estraga, o romance dá conta das forças que atiram umas personagens contra outras. Seja para se amarem ou para se odiarem.
E, vertical, por entre todas as forças, a força da gravidade que estatela no chão os corpos que caem.
Mesmo assim, parece simples ser feliz.

Convite


sábado, 12 de setembro de 2009

Passatempo Memórias de um Vampiro

No primeiro passatempo do “As Leituras do Corvo”, temos para oferecer, em conjunto com a Editorial Presença, 3 exemplares do livro Memórias de um Vampiro, de Rafael Loureiro (disponível a partir de dia 15 de Setembro). Para concorrer, basta que visitem o post http://asleiturasdocorvo.blogspot.com/2009/09/dia-15-de-setembro-chega-as-livrarias.html e respondam correctamente às seguintes perguntas:

1. Como se chamam os seguintes tomos da trilogia Nocturnus?

2.Em que ano foi publicado, em edição de autor, o livro Memórias de um Vampiro?

3.Como se chama o Pai de todos os vampiros?

Regras de participação:

- O passatempo decorre até às 23h59 do dia 16 de Setembro. Participações posteriores não serão consideradas.

- As respostas deverão ser enviadas para o email carianmoonlight@gmail.com, acompanhadas do nome e morada do participante.

- Os vencedores serão sorteados aleatoriamente e contactados por email. Os nomes dos vencedores serão publicados no blogue.

- Só serão aceites participações de residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.

Férias

Saudações, caros leitores.

Durante as próximas 2 semanas, este blogue vai estar um pouco parado (mas não completamente). Isto deve-se ao facto de eu estar, durante esse tempo, de férias, e o meu acesso à internet estar um pouco condicionado.
O blogue não vai estar morto. Longe disso. Todas as informações que me chegarem vão ser aqui divulgadas assim que me seja possível. Vamos ainda ter aqui dois passatempos (um dos quais terá início ainda hoje), por isso estejam atentos!
E quando eu voltar... Quando eu voltar, a minha leitura vai estar mais que em dia e, por isso, voltarei com muitas opiniões novas.

Até breve... e continuem a passar por aqui!
Abraços...
Carla Ribeiro

O Bairro, de Gonçalo M. Tavares é um sucesso em França

A revista francesa Livres Hebdo acaba de publicar, na sua secção Avant-Portrait, uma recensão fortemente elogiosa à edição francesa de O Senhor Calvino e O Senhor Kraus, de Gonçalo M. Tavares que a editora francesa Viviane Hamy acaba de publicar.
Referindo-se a O Bairro como "a sua biblioteca ideal concebida como uma cidade ideal que ele povoa pouco a pouco com senhores, artistas queridos do seu panteão, aos quais consagra pequenos livros impossíveis de catalogar", a autora do artigo, Véronique Rossignol, escreve: "Este projecto gráfico-literário – o traço minimalista de Rachel Caiano ilustra os livros –, nem biografia nem "à maneira de" liga-se menos à figura do escritor, ao contrário do que o título sugere, que à sua linguagem própria, ao seu universo intelectual, ao seu ponto de vista particular. E se a familiaridade de Tavares com a obra dos Senhores é evidente, o leitor, pela sua parte não tem necessidades de referências e pode entrar com toda a inocência nestes livros".
Véronique Rossignol cita ainda Alberto Manguel, que escreveu um texto para servir de posfácio à edição francesa de O Senhor Kraus (o posfácio que acompanha o Sr. Calvino é da autoria de Jacques Roubaud), e no qual o conhecido escritor argentino afirma: "O Kraus que Tavares instala no Bairro é um Kraus paralelo, reinventado para o nosso espaço e o nosso tempo."
E sobre a obra de Gonçalo M. Tavares afirma; a anteceder duas referências a Jerusalém e Aprender a Rezar na Era da Técnica:
"Enumerar os ilustres autores aos quais é comparado depois de Saramago ter declarado ver nele um futuro prémio Nobel seria esmagador. Traduzido em cerca de trinta línguas, Tavares foi louvado pelos maiores (Lobo Antunes, Vila-Matas ). Se a referência Kafkiana e a herança Mittel Europa são os tópicos que ocorrem com mais frequência para qualificar o seu universo literário, ele surge mais amplamente considerado como a nova encarnação na categoria "grande escritor europeu".

Fonte: Caminho

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Novidades Dom Quixote para Outubro

Mais novidades... estas da Dom Quixote e já para o mês de Outubro. Grandes nomes e, seguramente, excelentes livros. Deixo-vos algumas informações sobre os livros.

Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar?
António Lobo Antunes
Novo romance do autor, cuja acção decorre no Ribatejo, numa quinta onde se criam toiros. Uma mãe está a morrer e cada um dos filhos fala e conta a sua história, que se cruza com a história dos outros. Francisco, que odeia os irmãos e espera apropriar-se de tudo quando a mãe morrer; João, o preferido da mãe, pedófilo, que engata rapazinhos no Parque Eduardo VII; Beatriz, que engravidou e teve de casar cedo; Ana, a mais inteligente, drogada e frequentadora dos mais sinistros lugares onde se trafica droga.

Ilusão (ou o que quiserem)
Luísa Costa Gomes
Ilusão (ou o que quiserem) é um romance satírico sobre um homem à procura da realidade, no meio de tantos, tantos fantasmas, vozes sem corpo, corpos sem voz, e da multidão de desconhecidos que faz parte da nossa vida de todos os dias

Cidade de Ladrões
David Benioff
Primeiro romance do autor traduzido e editado em português, cuja acção decorre durante o cerco a Estalinegrado, durante a II Guerra Mundial. Uma história sobre guerra, coragem e sobrevivência, do argumentista dos filmes Tróia e X-Men Origens: Wolverine.

Conversa na Catedral
Mario Vargas Llosa
Edição comemorativa dos 40 anos da primeira edição deste que é um dos principais romances do escritor peruano.

Gabriel García Márquez – Uma Vida
Gerald Martin
A biografia “tolerada” por Gabriel García Márquez é resultado de 20 anos de investigação.

Como Proust Pode Mudar a Sua Vida
Alain de Botton
Regresso de um autor best seller com um livro em que disseca o que Proust tem a dizer sobre a amizade, a leitura, o amor, o êxito, a existência e acrescenta os seus divertidos comentários. Deslumbrante, disse sobre a obra o escritor John Updike

Em Defesa da Comida
Michael Pollan
Manifesto de um consumidor este livro dá uma resposta nova a uma questão muito antiga: o que devemos comer? “Coma. Mas não em excesso. Vegetais, sobretudo”, diz o norte-americano para quem fazer as escolhas acertadas proporciona saúde e traz de novo o prazer para a mesa.

Novidades Objectiva para Setembro

Como vem sendo evidente, Setembro é mês de muitas e grandes novidades. Desta vez, deixo-vos as da Objectiva, juntamente com a referência a um evento que seguramente vai interessar.

A Morte de Bunny Munro, Nick Cave

Bunny Munro vende produtos de beleza e o sonho da esperança a donas de casa solitárias da costa sul de Inglaterra. Desnorteado com o suicídio da mulher e esforçando-se por manter os pés assentes na terra, Bunny faz a única coisa que lhe ocorre: parte sem rumo certo, levando a reboque o seu filho de nove anos.
À medida que esta bizarra e cada vez mais frenética viagem avança para um ajuste de contas final, Bunny descobre que os seus fantasmas – um pai caduco, espectros vingativos, maridos ciumentos e psicopatas assassinos com chifres – emergiram das trevas e tentam reclamar o que lhes é devido.
A Morte de Bunny Munro é o segundo romance de Nick Cave.
“Se juntarmos Cormac McCarthy, Franz Kafka e Benny Hill numa estalagem à beira-mar, em Brighton, o resultado talvez seja A Morte de Bunny Munro. Este romance destaca-se como ao obra de um dos melhores contadores de histórias dos nossos tempos; uma leitura compulsiva marcada pelo misto de horror e humanidade tão próprios de Nick Cave.”
IRVINE WELSH, autor de Trainspotting

Sobre o Autor: Nick Cave fez carreira em muitas áreas artísticas. É reconhecido internacionalmente como cantor, compositor, artista, guionista e romancista. Desde a banda australiana pós-punk dos anos 80, The Birthday Party aos lendários Nick Cave and the Bad Seeds, no célebre dueto com Kylie Minogue e na recém-formada banda Grinderman, Cave nunca optou por uma abordagem ortodoxa. A sua música é impregnada de mistério, sensualidade, graça e irreverência.
Esta sua incursão na literatura é ainda mais ousada e não deixará ninguém indiferente.

Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas, Ricardo Adolfo

Brito é imigrante ilegal numa cidade que não conhece e cuja língua não fala. Um domingo à tarde, depois da volta das montras, perde-se a caminho de casa com a mulher e o filho pequeno. E como acredita que para tomar uma decisão acertada tem de fazer o contrário
daquilo que acha que está correcto, o regresso a casa revela-se impossível. Depois de uma
noite na rua, Brito percebe que se não pedir ajuda pode ficar perdido para sempre, mas se o
fizer pode arruinar o sonho de uma vida nova.
Em pouco mais de vinte e quatro horas, Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas explora o que é viver imigrado dentro de si mesmo - mais difícil do que qualquer exílio.

“A nova literatura portuguesa passa obrigatoriamente por aqui.” valter hugo mãe
Sobre o autor: Nasceu em Luanda em 1974. Viveu nos arredores de Lisboa, em Macau e em Londres. De momento vive em Amesterdão.
Ricardo Adolfo divide o seu tempo entre a escrita e a publicidade. O seu trabalho já foi premiado em Cannes, Londres e Nova Iorque. Entre os seus últimos projectos destaca-se a curta-metragem There’s only one Sun, feita em parceria com Wong Kar-Wai.

Eu que amo tanto, Marília Gabriela

Mulheres que levaram o amor às ultimas consequências. Abriram mão da família, da vida profissional, da sua individualidade e, por vezes, da própria sanidade mental. Movidas por uma emoção sublime que começou trazendo cor às suas vidas enfadonhas mas que, com o tempo, se transformou numa armadilha.
Durante dois meses, a jornalista e actriz Marília Gabriela mergulhou na vida de 14 mulheres que sofrem por amar demais. “São pessoas como eu, como você, como todo a gente, milhares, centenas de mulheres, com quem nos cruzamos no dia-a-dia, mulheres que cumprem a vocação do nosso género, ao amar demais,” diz Marília Gabriela no livro.
E foi com paixão que Marília concebeu este projecto, ela mesma uma mulher que vive cada momento com entrega e intensidade. Eu que amo tanto é um livro sobre o amor e os seus desvios, sobre a força desse sentimento que nem sempre leva a um final feliz.
O livro reúne confissões de 14 mulheres que tiveram a coragem de partilhar a sua história. A jornalista conheceu-as numa reunião do MADA, grupo brasileiro de apoio a mulheres que amam demais, e entrevistou-as em sua casa.
Do contacto que teve com essas mulheres, o que mais impressionou a autora foi a ténue linha que separa o amor da patologia – tão distintos, mas tão intrincados, como duas faces de um sentimento que parece completar-se e não se opor, na vida dessas mulheres.

Como falar com as miúdas, Alec Greven

Os rapazes (e os homens!) de todas as idades irão ler, vezes sem conta, este livro sobre o amor e sobre a vida escrito por um especialista de 9 anos. Os conselhos sábios e hilariantes de Alec sobre como falar com as raparigas e o que fazer para as conquistar, vão directos ao alvo.
Ninguém vai querer perder estas dicas: nem os rapazes que gostam de raparigas, nem as raparigas que gostam de rapazes.
Um livro direccionado para as pessoas dos 8 aos 80 anos que, em Abril de 2009, já tinha vendido mais de 150.000 exemplares em todo o mundo e que está traduzido nas mais variadas línguas: Alemão, Catalão, Checo, Coreano, Espanhol, Finlandês, Grego, Hebraico, Italiano, Japonês, Turco, Russo, Sérvio e Vietnamita.

Portugal, que futuro?, Medina Carreira e Eduardo Dâmaso

Em Portugal, que futuro?, Medina Carreira analisa a especificidade da crise portuguesa e alerta para a urgência de trabalhar para a superar. Afirma que: “Portugal suporta uma crise, grave e duradoura, que é só sua e que só aos Portugueses compete resolver. Já desperdiçámos um tempo precioso e nada fizemos para atenuá-la, muito menos para superá-la. Poderemos empobrecer lentamente até que da Europa só nos reste a geografia. Poderemos fingir que tudo está no bom caminho, mesmo quando sabemos que não está. Poderemos confiar nos acasos, com um optimismo que é apenas uma imensa irresponsabilidade. Uma coisa, porém, é certa: se não conseguirmos «mudar» o essencial da nossa sociedade, teremos o futuro comprometido.”
De acordo com a obra, há uma única solução para estes males: a “construção” de uma economia mais dinâmica, mais produtiva e mais competitiva.


A Estirpe, Guillermo del Toro e Chuck Hogan
Um avião aterra no aeroporto JFK, em Nova Iorque, com apenas quatro sobreviventes. Todos os outros passageiros morreram misteriosamente.
Ataque terrorista, acidente, suicídio em massa? Ninguém consegue perceber a causa desta
desconcertante e sinistra tragédia. A não ser um professor arménio idoso, Abraham Setrakian. Há décadas que estava à espera de que isto acontecesse, mas quem irá acreditar nas divagações de um velho?
Um vírus vampírico ameaça contaminar Nova Iorque e o mundo. Com a ajuda de Setrakian, o Dr. Ephraim Goodweather e a sua equipa do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças têm de desvendar o mistério antes que se torne pior do que qualquer pesadelo. Mas mal sabe a equipa que isto é apenas o princípio…
A Estirpe, primeiro volume de uma trilogia que retrata uma luta épica entre humanos e vampiros, combina o magistral talento visual e o talento de argumentista de Guillermo del Toro com o dom de Chuck Hogan para escrever thrillers. O resultado é um romance arrepiante que roça o pesadelo.

“Del Toro, realizador que venceu um Óscar por O Labirinto do Fauno, faz uma estreia em grande na literatura ao escrever o primeiro volume de uma trilogia de vampiros contra humanos, em co-autoria com Chuck Hogan.” PUBLISHERS WEEKLY (EUA)

Editora Objectiva promove 24 horas a ler em Lisboa
Nos dias 19 e 20 de Setembro, sábado e domingo, a Praça Luís de Camões receberá o Cordão de Leitura, um evento cultural inédito na Europa. Serão 24 horas a ler…
Livros, muitos livros, sofás, cadeirões, estantes e almofadas gigantes… convidam à leitura numa grande sala-de-estar na Praça Luís de Camões.
O Cordão de Leitura, evento que a Editora Objectiva irá realizar na Praça Luís de Camões – pelo seu simbolismo e localização - nos dias 19 e 20 de Setembro (das 15 horas de sábado às 15 horas de domingo), pretende ser uma acção de 24 horas, dedicada ao livro e à leitura.
Alexandre Vasconcelos e Sá, director-geral da Editora Objectiva, afirma: “É uma iniciativa aberta a todas as pessoas, de todas as idades, para fomentar o hábito da leitura.” Continua: “Organizámos uma acção onde o livro é a personagem principal e onde os leitores vão ter uma relação directa com os escritores e outras figuras públicas.”
Programação permanente
• Convite à cidade para nunca deixar o Sofá Literário vazio
• Encontro com escritores portugueses
• Ateliers sobre o livro e a leitura
• Leituras pela voz de escritores, actores e outras personalidades
• Tertúlias com escritores
• Exposição Pedras de Leitor
• Passatempo “fim-de-semana literário”, para duas pessoas, na companhia dos livros da Objectiva.

Programação diária
19 de Setembro, sábado
• Tertúlia - Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas, de Ricardo Adolfo (à tarde)
• Tertúlia – A literatura fantástica e o universo vampírico (à noite)
• Projecto – Ouvido Visual (à noite)
20 de Setembro, domingo
• Tertúlia – Ler é tão importante como… (de manhã)
• Tertúlia – A Morte de Bunny Munro, de Nick Cave (à tarde)
• Este evento é uma co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa
• A TVi24 é a televisão oficial da acção e o Destak é o jornal oficial
• Nesta iniciativa participam os seguintes parceiros – Metropolitano de Lisboa, Hotel do Bairro Alto, IZY, Ouvido Visual, Pedras de Leitor, Remar