terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Casamento do Ano (Laura Lee Guhrke)

Beatrix e William amavam-se desde crianças, mas quando, duas semanas antes do casamento este lhe comunica a sua vontade de partir para o Egipto para participar numa importante escavação, Beatrix não está disposta a renunciar à sua vida presente e a união é cancelada. Mas, passados seis anos, e quando Bea está prestes a casar-se com outro duque, William volta e os caminhos de ambos voltam a cruzar-se. Beatrix não está disposta a deixar-se magoar outra vez e vê no seu futuro marido a afeição e a tranquilidade que julga desejar, mas a presença de Will desperta mais uma vez o seu lado rebelde. E, desta vez, ele não está disposto a desistir...
Não será surpresa nenhuma para quem ler este livro que o romance entre os protagonistas seja o foco principal. De facto, são as interacções entre Bea e Will que definem grande parte de uma história que, apesar de alguns momentos um pouco forçados e uma ou outra situação previsível, não deixa de ser uma leitura envolvente e com alguns momentos muito bem conseguidos. Das personagens, sobressai, como não podia deixar de ser o casal protagonista, mas há também algumas figuras secundárias bastante intrigantes (Lady Yardley, em particular, destaca-se pelo seu comportamento algo temerário). E, quanto aos protagonistas, é o evidente contraste entre as personalidades de ambos que torna as coisas interessantes. 
Will, com o seu toque de rebeldia, a sua disposição a fazer o que tem de ser em nome dos seus sonhos e uma ligeira irresponsabilidade compensada por laivos de genuíno cavalheirismo contrasta com a quase devoção ao comportamento socialmente aceitável de Bea, que usa as regras da sociedade para esconder os seus próprios medos. É aqui que se encontra o mais interessante deste livro, já que as diferenças que se evidenciam são também o que define a complementaridade entre os protagonistas e se é verdade que, nalguns momentos, a interacção parece um pouco forçada, o essencial da história está bastante bem conseguido.
No que toca aos desenvolvimentos do enredo, não é difícil imaginar como terminarão as coisas entre o casal. Surpreendem mais os pequenos momentos que propriamente o essencial da linha narrativa. Não deixa de ser, contudo, uma história cativante, com personagens interessantes e alguns momentos divertidos. Gostei, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário