Nomes, verbos e adjectivos, tipos de palavras e de orações, tempos verbais e formas de construção frásica... A gramática pode parecer algo bastante complicado de se assimilar em todos os aspectos, mas a compreensão do essencial pode também processar-se de forma muito simples. E é precisamente este o objectivo deste livro que, de forma clara e sintética, apresenta de forma acessível e organizada os fundamentos da gramática portuguesa.
Com pouco mais de cento e trinta páginas, este nunca será um livro exaustivo nas explicações que apresenta. Mas essa é, na verdade, um dos aspectos que faz com que este livro seja útil tanto de alunos ainda a desenvolver conhecimentos na área como para o esclarecimento de uma ou outra dúvida. Claro que não se debruça em profundidade sobre os detalhes e as particularidades, mas, no que diz respeito à compreensão - ou recordação - do essencial, é um livro bastante completo.
Para facilitar a compreensão contribui também a abundância de exemplos que surgem ao longo do texto, já que, mesmo nas classificações mais complicadas, a compreensão através dos exemplos permite perceber - em vez de decorar. Além disso, esta explicação pelo exemplo, associada a uma organização bastante meticulosa, facilita também a memorização, nos casos em que esta é necessária.
O resultado é uma explicação simples, mas não simplista, organizada e de fácil compreensão. E, por isso, um livro bastante útil, tanto para fases de aprendizagem como para, simplesmente, refrescar conhecimentos prévios. Um bom livro, em suma.
Sem comentários:
Enviar um comentário