terça-feira, 25 de junho de 2019

Um Trono Negro (Kendare Blake)

O Ano da Ascensão começou e todos sabem que só pode terminar de uma maneira: com duas rainhas mortas e a terceira coroada. Por isso, as três rainhas e os seus aliados põem em jogo todos os meios de que dispõem para tentar fazer com que seja a sua rainha a vencedora. Mas este não é um ano como os outros. Katharine regressou do que deveria ter sido morte certa bem diferente e muito mais implacável do que a rapariga frágil do ano anterior. Arsinoe descobriu um segredo que condiciona inevitavelmente o seu papel nas hostilidades. E Mirabella, inicialmente relutante, vê-se agora movida à acção pelo que julga ter sido um ataque da irmã. Cada uma tem os seus motivos e os seus planos, mas a vontade da Deusa não é tão clara como todos parecem pensar. E a luta até à morte que todos prevêem pode muito bem tomar um rumo diferente...
Com a sua história intensa, as suas personagens marcantes e um cenário cheio de peculiaridades fascinantes, este é um daqueles livros que, à semelhança do anterior, cativam desde o início e não deixam de surpreender até ao fim. Já o final do anterior prometia muito de bom para os desenvolvimentos e a verdade é que este segundo volume supera todas as expectativas, tanto ao nível de acontecimentos inesperados como do crescimento e mudança das personagens principais.
Katharine, Arsinoe e Mirabella já não as mesmas personagens que conhecemos no primeiro volume: o caminho mudou-as. E essa é uma das grandes qualidades deste livro, a capacidade de gerar sentimentos fortes e de os ir moldado ao ritmo dos avanços da história. Há sempre uma empatia forte, mas nem sempre é a mesma rainha o alvo dessa empatia. E, tal como há uma teia de intrigas a rodear os diferentes intervenientes, há também uma complexa teia de emoções intensas, sejam elas de proximidade, ressentimento, afecto ou aversão, em que umas se transformam nas outras, abrindo espaço a novas possibilidades.
É a força das personagens, rainhas e não só, que dá força ao enredo, pois cria uma proximidade que torna irresistível a vontade de saber o que acontece a seguir. Mas também o fluir da história contém em si muito de bom, desde os grandes confrontos aos rasgos mais emotivos, passando pela forma como o mundo e as regras que o regem parecem ir-se ajustando às suas estranhas rainhas. Há toda uma vastidão de momentos impressionantes ao longo deste percurso. Percurso esse que continuará, pelo que inevitavelmente ficam muitas questões em aberto, mas que atinge no final deste livro um ponto de viragem que é, ao mesmo tempo, uma conclusão satisfatória e uma promessa do muito que está para vir.
Com um cenário tão fascinante como as personagens que o povoam, trata-se, pois, de um segundo volume que supera amplamente as altas expectativas geradas pelo primeiro, prometendo ainda melhor para a parte que falta contar. Intenso, viciante e cheio de surpresas, um livro que recomendo sem reservas.

Título: Um Trono Negro
Autora: Kendare Blake
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário