quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Porto Editora edita antologia de poesia portuguesa

A Porto Editora apresenta no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 19:00, na Fundação Medeiros e Almeida, em Lisboa, a maior antologia de poesia portuguesa jamais reunida num só volume: Poemas Portugueses – Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI, organizada por Jorge Reis-Sá e Rui Lage. Ao prefaciador Vasco Graça Moura caberá a apresentação do livro.

Colaboraram na construção da obra mais de trinta especialistas nos autores em questão ou nos períodos e movimentos a que é lícita a sua associação. Nomes como Eduardo Pitta, Arnaldo Saraiva, Guiseppe Tavani, Nuno Júdice, Fernando J. B. Martinho, Fernando Guimarães ou o próprio Vasco Graça Moura assinam os verbetes que introduzem os poetas constantes na antologia.

Organizada por ordem cronológica do nascimento de cada poeta
Segundo os antologiadores, o elemento de distinção da obra, relativamente às organizadas no passado, é o facto de ela ser “a primeira antologia panorâmica que abarca a poesia portuguesa desde os seus alvores, na transição do século XII para o século XIII até ao ano de 2008”. Para Jorge Reis-Sá e Rui Lage, esta é “a primeira vez que todo o arco temporal do século XX é objecto de um projecto antropológico não exclusivo, isto é, nem temático, nem tendencioso”. A antologia está organizada por ordem cronológica do nascimento de cada poeta, abrindo com a Cantiga de Garvala, de Pai Soares de Taveirós, trovador do primeiro decénio do século XIII, e encerrando com um poema de Luís Quintais, Rasto, datado de Outubro de 2008.

“Uma compilação monumental e pistas fascinantes no interior da cultura portuguesa”
Vasco Graça Moura, prefaciador da obra, considera que Poemas Portugueses “é um trabalho sério e importante, baseia-se num grande conhecimento da literatura portuguesa e em opções de gosto seguras”. Para o escritor, a antologia “recupera autores que, por vezes, não se encontram facilmente disponíveis no mercado editorial” e “propõe ao grande público uma compilação monumental e pistas fascinantes no interior da cultura portuguesa”.

Fonte: Porto Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário