terça-feira, 20 de abril de 2010

Sombras Queimadas (Kamila Shamsie)

Nagasaki. No dia em que o alemão Konrad Weiss pede Hiroko Tanaka em casamento, a vida desta mulher japonesa muda por completo. Vê-o sair da sua casa com a promessa de regressar e, de repente, tudo fica branco. E será na sequência da bomba atómica, da tragédia que matou Konrad e que lhe deixou como memória do passado apenas as queimaduras em forma de ave que lhe marcam as costas, que Hiroko partirá para Deli, para encontrar os familiares de Konrad. Começa assim uma história de décadas, a de toda uma vida de perdas e descobertas, num mundo marcado pelo medo e pela guerra.
Com uma escrita detalhada e envolvente, que espelha na perfeição os diversos cenários da história, mas também o lado pessoal e emocional das personagens, Kamila Shamsie apresenta, neste livro, toda uma série de situações, desde o mais ínfimo diálogo ao impacto de uma grande perda, capazes de deixar uma marca na mente do leitor. Personagens cativantes na sua diversidade, humanas na sua imperfeição, capazes de reagir perante uma perda imensa e de prosseguir, fingindo que as marcas não estão lá. Pequenos momentos de humor e uma beleza de uma harmonia quase perturbadora, em contraste com o cenário da guerra e da pobreza. E situações de um impacto indescritível, de perdas aparentemente intoleráveis, à medida que as gerações se sucedem.
É, na verdade, este último aspecto o que transmite mais realismo a este livro. Ao avançar na leitura, cria-se uma ligação com os intervenientes desta história. Konrad, Ilse, Sajjad, Henry... Todos eles ganham um lugar no coração do leitor, mas, com o passar dos anos e a mudança quase constante num mundo tão instável, é também uma constante a sensação de perda iminente e de uma saudade que ficará.
Não é uma leitura compulsiva. As mudanças de cenário, a complexidade das personagens e até mesmo a forma como esta história termina tornam Sombras Queimadas num livro onde se entra aos poucos e de onde se parte com a sensação de ter ganho novas memórias. E, bem depois de terminada a leitura, ainda temos no pensamento os acasos e contratempos que cruzaram as vidas dos seus intervenientes... que se uniram para criar esta história magistral.

Sem comentários:

Enviar um comentário