quarta-feira, 27 de julho de 2011

Manual de Sobrevivência para Donas de Casa Desesperadas (Maria João Vieira)

Poupar parece ser a palavra de ordem nos tempos de crise que se vivem. Como? - é a pergunta que se impõe. E, ao longo das pouco mais de 120 páginas que compõem este livro, o que se apresenta é um conjunto de truques e ideias para começar a poupar no ponto onde é possível exercer algum controlo: em casa.
Sem esquemas rebuscados ou disciplinas de contenção ultra severas, este é um livro que surpreende, principalmente, pelo tom descontraído com que a autora apresenta as suas estratégias para combater uma crise que, para muitos, se afigura assustadora. Sem menorizar os problemas - mas também sem deixar que estes se tornem uma fonte de bloqueio - a autora percorre, de forma leve e até divertida os diferentes elementos da vida doméstica que podem ser alterados de forma a reduzir na despesa, e até a conseguir algum rendimento.
Da aplicação prática das dicas apresentadas neste livro, dependerá, é claro, a situação muito específica de cada um. Ainda assim, parece-me que o essencial a retirar deste livro, mais até que os métodos específicos, é o espírito positivo para enfrentar as situações complicadas, aplicando as diferentes ideias e possibilidades, mas mantendo o optimismo possível.
Com algumas ideias curiosas e uma leveza refrescante, este Manual de Sobrevivência constrói, a partir das pequenas coisas, uma série de ideias económicas, mas que não exigem o sacrifício total dos pequenos prazeres. E tudo isto de forma simples e divertida. Gostei.

2 comentários: