terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Crepúsculo de Natal (Christine Feehan)

As sete irmãs Drake sempre viram nos seus poderes mágicos uma ferramenta para prestar auxílio aos que a rodeavam e, por isso, sempre foram vistas com benevolência e com uma certa alegria de cada vez que regressavam a casa. Agora, Kate Drake decidiu ficar e, para Matthew Granite, que sempre teve por ela uma paixão silenciosa, é chegado o momento de se aproximar. O problema surge quando um sismo rompe um antigo selo, libertando um antigo mal. Cabe, mais uma vez, às irmãs Drake proteger a população, mas o adversário é poderoso - e parece empenhado em atingir Kate.
Dois elementos principais definem a linha desta narrativa: por um lado, o romance entre Matt e Kate, por outro o mistério associado à força sobrenatural que ameaça a população. Destes dois elementos aparecem uns quantos pontos de interesse, ainda que também algumas fragilidades, deixando, no essencial, a impressão de uma história envolvente e de leitura agradável, mas onde alguns aspectos poderiam ter sido desenvolvidos.
Na parte do romance, destacam-se pela positiva os momentos de ternura entre o casal protagonista, bem como a relação entre estes e os que o rodeiam. Matt, com o passado comum com Jonas e Jackson, surge como uma personalidade intensa, muito diferente da de Kate, pacífica e algo insegura. Ainda assim, o melhor de ambas as personalidades revela-se na cumplicidade que surge na forma como interagem com os seus amigos (ambos com um papel interessante no que toca às ligações à família Drake) como na própria interacção com as irmãs (que proporciona alguns momentos bastante divertidos). O ponto fraco está na forma algo apressada como o romance se desenvolve, deixando a impressão de algumas coisas por dizer.
Também na parte do mistério fica esta impressão. Há muito de interessante a nível dos diferentes poderes das irmãs e na forma como este se pode manifestar perante uma ameaça. É também curiosa a tolerância com que a população aceita as suas diferenças - até porque lhes são convenientes. Ainda assim, fica a ideia de que mais haveria a dizer sobre os poderes e a sua história do que aquilo que foi apresentado neste romance.
A impressão final que fica deste livro é, portanto, a de uma leitura agradável, mas com algumas fragilidades, principalmente a nível de elementos que poderiam ter sido mais desenvolvidos. Trata-se, apesar disso, de uma história cativante e fica a curiosidade em saber mais sobre o estranho mundo das irmãs Drake - e do que as rodeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário