sábado, 21 de abril de 2012

Segredos do Passado (Mary Nickson)

Desde que inauguraram o seu centro de artes, os cursos organizados por Isobel e Giles sempre foram um refúgio para todo o tipo de pessoas. Mas, desta vez, o curso e escrita criativa irá reunir um grupo muito especial. Entre membros com um potencial inexplorado e outros inconscientes das suas próprias limitações, serão as sombras dos passados de alguns deles a motivar as grandes mudanças nas suas vidas. E, particularmente para Louisa, com a necessidade de uma nova vida depois da luta contra a doença, para Marnie, cuja sombra do passado lhe impõe agora a demanda de um lugar que talvez seja o sentido da sua vida, para Christopher, alvo da atenção das duas mulheres e ele próprio em luta contra um passado que nunca deixará de fazer parte de si, e para Isobel, com a sua atribulada vida familiar, aquele tempo passado nas misteriosas paisagens escocesas será um ponto de viragem para os seus caminhos...
Tendo um conjunto relativamente amplo de personagens principais, não é, difícil, ainda assim, adivinhar qual delas se destacará. Os primeiros capítulos do livro, ao apresentar um momento particularmente marcante no passado de uma dessas personagens, dão, desde logo, uma indicação do papel dominante que esses eventos terão em acontecimentos futuros. Ainda assim, não é desse lado misterioso e algo sombrio que se define a história e é o centro de Isobel e Giles o cenário central de grande parte da narrativa. Também nem só da história da demanda de Marnie ou sequer do quase triângulo amoroso em que esta se vê envolvida se define esta história. A história de Louisa existe para lá dessa relação e o mesmo acontece com a de Marnie e, em particular, de Christopher, cujo passado (e respectivas consequências) acaba por ser um dos elementos mais interessantes em toda a narrativa, em conjunto com a situação familiar de Isobel e Giles.
Com tantas personagens reunidas, cada uma com uma história para os definir (e ainda que algumas tenham um maior destaque), é natural que o ritmo da narrativa não seja propriamente intenso. A história evolui de forma gradual e os pequenos momentos têm tanta importância como as situações mais emotivas. A escrita é cativante, ainda que não de leitura compulsiva, e a descrição do cenário é particularmente agradável, o que resulta numa história envolvente, em que vários aspectos das personagens servem para criar empatia e onde as situações mais complicadas conseguem despertar momentos mais comoventes.
Fica, nalguns aspectos, a sensação de que mais haveria a dizer, principalmente a nível do que realmente aconteceu com Marnie aquando da intervenção da sua "protectora", e da forma como esta resolve algumas consequências de gestos mais impulsivos. Não sendo aspectos essenciais para que a linha central da narrativa esteja completa, fica, ainda assim, a sensação de uma curiosidade insatisfeita, até por serem elementos com bastante potencial.
Trata-se, portanto, de um livro cativante que, com um ritmo pausado, mas com uma história interessante e personagens cujos passados despertam empatia, surpreende pelos momentos de maior intensidade emocional, bem como pelas personalidades cativantes, mas falíveis, dos principais intervenientes na história. Uma boa leitura, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário