sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A Promessa (Lesley Pearse)

Depois de todas as sombras do seu passado, Belle deixou as tribulações para trás e construiu uma vida feliz com Jimmy. Mas, depois de dois anos de felicidade, a harmonia está prestes a chegar ao fim. Com o início da guerra, os perigos voltam a ensombrar as suas vidas. Jimmy sente-se na obrigação de alistar-se, mesmo apesar da gravidez de Belle. E, pouco depois, a perda do bebé leva a própria Belle a querer fazer algo pelos muitos que lutam e sofrem nas linhas da frente. Muitos são os que tombam e os que regressam irreconhecíveis. E, além dos perigos e do medo, a sombra do passado ameaça voltar. Aconteça o que acontecer, a vida de Belle não voltará a ser a mesma. Mas é possível que o destino esteja à espera...
Sendo este livro a continuação da história iniciada em Sonhos Proibidos, muitas das personagens e das respectivas histórias são já conhecidas. Aliás, ainda que o essencial da história seja facilmente perceptível sem ter lido o livro anterior, há uma continuidade e uma base de caracterização que vêm de trás e que é bom conhecer para apreciar bem esta história. Tendo isto em conta, um dos pontos fortes deste livro é a quase imediata sensação de proximidade relativamente às personagens. Neste aspecto, é claramente Belle quem sobressai, com a sua história marcada pelas dificuldades a definir-lhe uma personalidade geralmente forte, ainda que com algumas vulnerabilidades.
Ora, sendo Belle a protagonista do livro, é também ela o centro de quase todos os acontecimentos. Mas não só. Há outras personagens que, de presença mais ou menos discreta, conseguem ser tão ou mais cativantes. Na verdade, muitos dos melhores momentos do livro envolvem Miranda Forbes-Alton ou Vera Reid, duas figuras que, nos seus momentos de destaque, se revelam como particularmente cativantes. 
Esta intervenção marcante de personagens mais ou menos secundárias tem também a vantagem de equilibrar a sensação de alguma distância que, por vezes, se sente na narração de certas situações. Toda a história de Belle é pautada por dificuldades e, assim sendo, há vários momentos de maior emotividade. Mas, neste segundo livro, os perigos e problemas dispersam-se entre a guerra, um amor silenciado e um jornalista de ética duvidosa, e o equilíbrio de todos estes elementos acaba por fazer com que alguns não tenham o impacto que poderiam ter.
Ainda assim, a história nunca deixa de ser interessante. Para isso contribui também o retrato do contexto da época, sempre de um ponto de vista pessoal e da perspectiva de Belle, mas bastante claro, e com algumas reflexões bastante pertinentes. A forma como Belle e Jimmy vivem a guerra enquadra a sua história numa perspectiva mais vasta, ao mesmo tempo que tece algumas considerações especialmente pertinentes sobre o contexto.
Envolvente e de leitura agradável, A Promessa segue, pois, na senda do livro anterior, retomando a história de uma protagonista cativante e enquadrando-a num contexto de mudança. Uma boa leitura, portanto.

1 comentário:

  1. Recebi esse livro no dia de Natal (pois, conheci-o em outubro, quando saiu) e estou a gostar da história. Como sempre, gosto de ir às últimas páginas, e parece-me que no final ela fica com o Étienne.

    ResponderEliminar