Quando se fala em influência, no sentido de uma pessoa se deixar influenciar, ou de alguém que tenta influenciar os outros, tendemos a associar a expressão a um sentido negativo. Mas não é necessariamente assim. Se usada de forma ética e tendo em vista um resultado positivo, a capacidade de influenciar pode ser uma ferramenta poderosa. O que Enrique Alcat apresenta neste livro é precisamente a forma de usar a influência, de forma equilibrada e positiva, de forma a alcançar objectivos.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro é que, apesar de tratar de um tema que mais relevante do ponto de vista profissional, e nomeadamente a nível empresarial, apresenta, ainda assim, conceitos e ideias que podem ser aplicados por qualquer pessoa, seja em meio empresarial, seja na simples comunicação interpessoal. No fundo, a ideia central é - de que tudo comunica e tudo influencia - permite transpor todas as bases para qualquer tipo de interacção.
Outro aspecto interessante prende-se, precisamente, com a construção de uma visão positiva para o conceito de influência, já que as ideias desenvolvidas ao longo do livro criam uma nova perspectiva para a noção de influenciar ou ser influenciado. Não anulando, contudo, as possibilidades de utilização negativa da influência, mas destacando os seus efeitos.
Sendo este um livro relativamente breve, tanto os conceitos como as orientações são desenvolvidas de forma bastante sucinta. Assim sendo, sente-se um pouco a falta do recurso a exemplos, que poderiam, talvez, tornar mais claras as ideias abordadas. Ainda assim, o essencial está lá, e a base da mensagem é facilmente transmitida.
São, pois, as ideias apresentadas, na sua aplicação às diferentes formas de comunicar, que fazem deste livro uma leitura interessante. E também uma orientação útil no sentido da vertente positiva da influência. Vale a pena ler, portanto.
Sem comentários:
Enviar um comentário