quarta-feira, 2 de maio de 2018

Violeta e Índigo Descobrem Frida Kahlo (Isabel Zambujal e Sebastião Peixoto)

Índigo nunca pára de usar o seu talento peculiar. Basta que uma imagem lhe faça lembrar uma obra de arte e logo as suas pinceladas o transportam e à sua amiga Violeta para dentro da vida de um pintor famoso. Desta vez, a escolhida é Frida Kahlo e a sua história está cheia de factos e obras fascinantes.
Um dos aspectos mais interessantes desta colecção - e que começa a destacar-se depois de lidos alguns volumes - é que, apesar de formarem parte de um todo maior, cada livro é um percurso completo em si mesmo. Exceptuando a referência final a quem será o pintor seguinte (isto para quem estiver a seguir a colecção por ordem) e os protagonistas comuns a todos os livros, cada livro é uma pequena aventura, completa e totalmente independente. Além disso, e embora formando um todo, fica também a impressão de que, a nível visual, o desenho parece ajustar-se ao pintor que serve de tem a cada livro, reforçando assim a individualidade de cada um dos volumes.
Há, naturalmente, muitas características em comum. A simplicidade do texto, que acrescenta pequenos apartes e episódios dos protagonistas a uma apresentação sucinta da vida de cada pintor, a abundância de cor das ilustrações e as pequenas actividades sugeridas no final de cada livro são também elementos comuns aos vários volumes. E são também uma parte essencial do que os torna cativantes para quem começa a descobrir um mundo tão vasto como é o da pintura: simplificar, ainda que não em demasia, desperta curiosidade e abre caminho à possibilidade de novas descobertas.
Importa, como sempre, não perder de vista que é um livro pensado para pequenos leitores, o que torna essencial e natural a simplicidade da abordagem e a brevidade das explicações. Haveria mais a dizer sobre Frida Kahlo e a sua obra, naturalmente. Mas o essencial - para conhecer as bases e para despertar curiosidade - está lá, e apresentado de uma forma envolvente e divertida.
A imagem que fica é, pois, essencialmente a mesma dos outros livros desta colecção: a de uma leitura simples, envolvente e cheia de cor para despertar curiosidade nos mais novos acerca do mundo da pintura. Um livro bonito e cheio de cor, para cativar para a arte os jovens leitores.

Título: Violeta e Índigo Descobrem Frida Kahlo
Autores: Isabel Zambujal e Sebastião Peixoto
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário