sexta-feira, 10 de maio de 2019

Ilíada, de Homero, em Poucas Palavras (Roberto Piumini)

Ilíada. O nome nunca nos será estranho, nem o dos seus protagonistas: Ulisses, Menelau, Páris, Heitor. Mas a história, essa, é vasta, ou não se tratasse de um dos grandes épicos. Pode, por isso, ser algo intimidante. O que este livro propõe é um resumo sucinto da história, pensado, talvez, para um público mais jovem, e que funciona, ao mesmo tempo, como síntese e simplificação de uma história vastíssima, mas também como um desafio a descobrir depois o original.
Resumir todo um épico a pouco mais de cem páginas afigura-se, à partida, como difícil. E, olhando para a história tal como ela é aqui apresentada, com todas as suas batalhas, negociações, intervenções divinas e tudo o mais, é inevitável a sensação de que há muito pais para esta história do que aquilo que nos é aqui contado. É, ainda assim, uma história completa, cheia de deuses e heróis, de batalhas intensas e sangrentas e que culmina num final particularmente marcante. Para quem (como eu, admito) ainda não leu o poema original, será um belo ponto de partida para despertar a curiosidade. E, para os mais novos, consegue ser também uma belíssima introdução aos meandros da mitologia grega e da lendária história da guerra de Tróia.
Sendo uma versão resumida em poucas palavras, é apenas de esperar que também a escrita seja bastante simples. Há, ainda assim, um aspecto curioso e que reforça também a vontade de ver até que ponto se trata de um reflexo do original: a abundância de comparações e metáforas que surge ao longo de todo o texto, equiparando a batalha a outro tipo de fenómenos e comportamentos naturais. Ora, sendo que a batalha domina todo o livro, estas comparações não deixam de ter um efeito peculiar: por um lado criando uma espécie de distância de observação, por outro, conferindo um certo toque de poesia ao que é, ao fim e ao cabo, uma simplificação em prosa de um poema.
Terminada a leitura, fica esta agradável impressão: a de se ter captado um breve vislumbre de um todo mais vasto, mas um vislumbre suficientemente claro para ficar a conhecer personagens e acontecimentos. Sucinto, mas completo quanto baste, deixa uma grande vontade de ler o épico que lhe deu origem, proporcionando ao mesmo tempo a sempre agradável sensação de se ter mergulhado de cabeça numa boa história.

Autor: Roberto Piumini
Origem: Recebido para crítica

Para mais informações sobre o livro Ilíada, de Homero, em Poucas Palavras, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário