quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Koiza (David Walliams)

A Magda sempre conseguiu que os pais acedessem a todos os seus pedidos. Mas, para alguém tão mimado como ela, tudo não chega. Quer sempre mais. E que mais pode querer uma criança a quem é dado tudo? Bem, a Magda quer mais uma Koiza. E o que é uma Koiza? Segundo a Monstropédia, é uma criatura terrível que vive na floresta mais escura, mais profunda e mais selvagem. E, para fazer a vontade à filha, é aí que o Sr. Manso vai ter de se aventurar em busca de Koiza. E se pensa que encontrá-la será a solução para todos os seus problemas... está redondamente enganado.
Sendo um livro pensado para os mais novos - e especificamente voltado para o espírito de aventura e de rebeldia - , uma das primeiras coisas a destacar-se neste livro será necessariamente o equilíbrio entre o texto e a ilustração. As abundantes ilustrações, as variações que o texto apresenta e até a mudança de cor das páginas (afinal, há coisas que acontecem numa selva muito escura) fazem com que, apesar de tudo o que tem de peculiar e de estranho, seja surpreendentemente fácil entrar no ritmo desta aventura. E se não é propriamente fácil simpatizar com a autoritária Magda... bem, digamos que o evoluir dos acontecimentos lhe faz a devida justiça.
Outro aspecto interessante é que não há praticamente nada nesta história que não seja estranho, a começar pela própria Koiza, mas tudo parece fluir com uma igualmente estranha naturalidade. Tanto a Koiza como os outros animais da Monstropédia são do mais improvável que se pode imaginar, mas encaixam perfeitamente nesta peculiar história - até porque é a Magda a criatura mais difícil de conter. Além disso, a improbabilidade de tudo torna também a leitura mais divertida e cativante, pois é impossível não sentir curiosidade ante que bizarrias e aventuras (ou desventuras, no caso do Sr. Manso) surgirão a seguir.
Claro que, de uma perspectiva adulta, surgirão também outras questões, que acabam por ter também o seu impacto. Ou que melhor forma de abordar a necessidade de regras e de saber dizer não do que o monstro criado pela... bem, mansidão do Sr. e da Sra. Manso? É impossível não ter isto em mente, pois, embora a história siga por outros rumos (e também esta situação tenha uma resolução surpreendente), são as exigências de Magda a base de toda esta aventura.
O que fica é, pois, a impressão de uma história cheia de estranheza e de bizarria, mas também estranhamente cativante e divertida. Viciante, cheia de surpresas e com uma imaginação vastíssima, uma boa aventura para cativar os mais novos... e não só.

Título: Koiza
Autor: David Walliams
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário