domingo, 25 de agosto de 2019

Mulheres Espias em Tempo de Guerra (Ann Kramer)

Quando se pensa no papel desempenhado pelas mulheres no ramo da espionagem, a imagem que vem ao pensamento é inevitavelmente a de Mata Hari, bailarina exótica e mulher sem inibições. Ou então a imagem ficcional de uma qualquer Bond girl. A realidade é, porém, bastante mais vasta e complexa e o que este livro faz é, em jeito de tributo e homenagem, debruçar-se sobre a história destas mulheres que, com uma coragem excepcional e arriscando as próprias vidas, desempenharam um papel crucial nas duas grandes guerras - papel esse que só viria a ser reconhecido mais tarde.
Um dos primeiros aspectos a salientar sobre este livro é também parte do que o torna tão relevante: o facto de muitas destas mulheres não serem tão conhecidas quanto deveriam. O nome de Mata Hari é lendário (sim, é também uma das protagonistas abordada neste livro). Já os das outras mulheres - Odette Sansom, Violett Zsabo, Noor Inayat Khan - são bem menos conhecidos. E, ainda assim, as suas histórias são não só importantíssimas, mas também fascinantes. O primeiro impacto deste livro é, pois, o de uma descoberta preciosa: a da história destas mulheres de coragem e do importante papel que desempenharam no esforço de guerra.
Também bastante impressionante é o facto de permitir uma visão muito mais clara de como terão funcionado os meandros da espionagem, principalmente - mas não só - durante a Segunda Guerra Mundial. As máquinas, os sistemas de comunicação, os riscos e as consequências da captura, mas também as hierarquias, os erros cometidos do lado supostamente seguro. Há todo um mundo a descobrir sobre este tema e a autora apresenta-o de forma clara e cativante, despertando uma imensa vontade de saber mais ao mesmo tempo que constrói uma visão concisa, mas muito completa, das linhas básicas deste mundo.
Há ainda um último aspecto a destacar no que diz respeito à estrutura do livro. Ao optar por seguir períodos e temas específicos, em vez do percurso particular de cada espia, a autora torna a leitura mais abrangente. Mais do que a história pessoal de cada protagonista - embora elas estejam também bem presentes, - fica a história de um todo: das organizações, dos esforços de guerra, das movimentações de resistência e também do sucedido às desaparecidas. Mais do que o percurso individual, sobressaem os pontos comuns, o que faz com que a marca que fica da leitura seja ainda mais forte. Afinal, é impressionante que tantas mulheres tenham tido tanta coragem - e contribuído tanto para o fim da guerra.
Pertinente, cativante e, acima de tudo, fascinante: assim se poderá, pois, definir este livro que é, em simultâneo, um memorial a várias mulheres corajosas e uma lembrança eficaz de que o mundo da espionagem tal como a ficção o imagina pode estar, afinal, bem longe do mundo real. Vale, pois, muito a pena conhecer estas histórias. E recordá-las.

Autora: Ann Kramer
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário