segunda-feira, 22 de março de 2021

Uma Viagem Difícil (Jenni Hendriks e Ted Caplan)

Veronica Clarke tem uma vida perfeita. Aos dezassete anos, é a melhor aluna da escola, tem um namorado popular, um bom grupo de amigas e entrada garantida na sua universidade de eleição. Mas tudo isso pode muito bem estar prestes a desabar, pois acaba de descobrir que está grávida. Vendo a sua vida a desfazer-se em instantes, rapidamente percebe que a sua única opção é o que até então viu como inimaginável: fazer um aborto. Mas não tem carro, os pais não podem saber, o namorado agiu premeditadamente de forma a provocar a gravidez e as amigas rapidamente se voltariam contra ela. Resta-lhe a mais improvável das opções: Bailey Butler, o alvo de toda a escola e a sua ex-melhor amiga. Mas estará Bailey disposta a ajudá-la?
Provavelmente a maior surpresa neste livro é a sua capacidade de abordar um tema sério de forma lúcida e eficaz, construindo ao mesmo tempo em seu redor uma história leve e divertida. Há até episódios que chegam a ser improváveis, o que causa por vezes uma certa estranheza, mas o que realmente se destaca é a forma como a viagem de Veronica e Bailey realça as questões sérias e as  transporta para o mundo real - quase ao mesmo ritmo em que se tornam reais para a própria Veronica.
A própria construção das personagens realça este equilíbrio e a abordagem racional ao que é, ainda que não o único, o tema principal. A família de Veronica é religiosa, tal como a própria Veronica, o que significa que a protagonista tem mais algumas questões extra com que se preocupar. Além disso,  a questão do aborto não é o único tema sério nesta história. A pressão social, os perigos do fundamentalismo e as relações entre pais e filhos fazem também a sua aparição neste livro. E, em contrapartida, não faltam momentos de leveza, desde a subida a uma vaca gigante à promessa de uma muito desejada visita a Roswell. E, claro, tendo em conta que nada segue pelo caminho fácil... não faltam imprevistos e momentos surpreendentes.
E, voltando aos contrastes e equilíbrios, importa salientar ainda que, nesta mistura de assuntos sérios e episódios caricatos, há também espaço para episódios de grande emoção, até porque, no cerne desta viagem difícil, está também uma amizade que se quebrou e a possibilidade de reparação. Às vezes, é nos grandes momentos que a emoção se manifesta. Outras, é quando as personagens dizem algo sério a brincar. Mas há sempre um equilíbrio entre a emoção e o humor, e também isso faz parte do que torna esta leitura tão viciante.
É uma leitura leve, mas a que não falta emoção e intensidade. Fala de um assunto sério, mas constrói vida para lá do problema central. E é improvável, às vezes, mas nunca deixa de cativar e surpreender. Somadas todas as facetas, só pode ficar uma impressão: a de uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário