sábado, 23 de maio de 2009

A Virgem (Luís Miguel Rocha)

Para quem, como eu, nunca tinha nada deste autor e, portanto, não tinha expectativas bem definidas, este livro é, para dizer o mínimo, uma surpresa muito agradável. Desde o primeiro contacto com o livro enquanto objecto, com uma capa cativante e de uma alta qualidade em todos os aspectos físicos, é o próprio livro que nos convida a ler. E, quando nos embrenhamos na leitura de "A Virgem", o conteúdo não nos desilude de forma alguma.
Com uma escrita fluida e envolvente, na sua aproximação às expressões quotidianas que todos nós, uma vez ou outra, usamos na nossa expressão oral, somos levados a conhecer os pequenos dramas e momentos pessoas da família do Coronel José Silveira. Para além da simpatia ou do ódio que, instintivamente, algumas personagens nos inspiram, temos ainda como ponto alto deste livro a forma como o enredo se desenvolve, desvendando, aos poucos, os mistérios e vontades de cada personagem, convertendo este livro num daqueles em que sentimos que, de alguma forma, todas as personagens têm uma importância vital para o rumo da história.
Outro aspecto que me empurrou para a leitura quase compulsiva deste livro foi o facto de se tratar numa época histórica tão relevante no nosso país, mas da qual conhecia muito pouco. Falo do Estado Novo, claro, e sem dúvida que este livro é uma boa forma de nos levar a conhecer as diferenças que o Portugal desses tempos tinha relativamente ao de agora, tanto nos usos e costumes, como nas quase constantes divergências entre monárquicos e republicanos.
Por último, é também importante referir o final deste livro, cheio de impacto, à medida que, a um ritmo progressivamente crescente, nos aproximamos dos acontecimentos finais, enquanto novos mistérios são acrescentados à trama, mistérios esses que nem sempre ficam resolvidos.
E dito isto, fica a minha opinião muito pessoal. Foi uma leitura magnífica e recomendo sem reservas. Com o aviso de que, com tudo o que sabemos e tudo o que fica por dizer, é impossível não ficar, como eu, desejosamente à espera da continuação.

2 comentários:

  1. Olá Carla :) Estou agora a ler o Último Papa (publicado pela Saída de Emergência), e estou a adorar a escrita do Luís Miguel Rocha.

    Tenho de ler esse livro, também, pelo que dizes. :)

    Já agora, não sei se te interessa, mas vai a http://luismiguelrocha.com/, se quiseres falar com o autor.
    Há um ano, um ano e qualquer coisa, estive com o autor numa apresentação na fnac. Ele foi muito simpático, e se a fama ainda não lhe tiver subido à cabeça (tem livros publicados já em mais de 10 países), pode proporcionar-te umas conversas interessantes :P

    ResponderEliminar
  2. comprei ontem o livro e comecei a leitura no mesmo dia... com uma escrita "deliciosa" desde início, é um facto, mas infelizmente já me deparei com 2 erros ortográficos logo no capitulo primeiro! algo que não esperava, de todo...
    já estou de pé atrás com o livro. mas com esta crítica a minha vontade de o ler voltou a ganhar outro alento... são coisas que acontecem não é verdade?
    beijinho

    ResponderEliminar