segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Império Terra: O Princípio (Paulo Fonseca)

Com um início directamente traçado na acção e toda uma série de fenómenos de tom apocalíptico, este Império Terra: O Princípio é um livro de ritmo intenso, que nos transporta directamente para a rápida sucessão dos eventos. E tudo começa quando Gabriel, o protagonista, acorda do coma para encontrar uma Lisboa bem diferente daquela que recorda.
Criaturas misteriosas, vagamente semelhantes a demónios, invadiram a cidade, espalhando o caos e o pânico, e, em breve, a cidade deixará de ter luz elétrica, abrindo portas a terrores desconhecidos.
Como principais aspectos positivos deste livro, destaco o intenso ritmo da história, sem grandes momentos parados que tornem os sucessivos desenvolvimentos aborrecidos e a forma como se processam, começando pela confusão até à tomada de uma atitude. Gostei também da diferença de pontos de vista das diversas personagens. Laura, com o seu idealismo e os seus planos de construir uma humanidade à sua maneira. Gabriel, com a certeza de que sobreviver não é suficiente. Nolen, com a sua presença misteriosa e os segredos que não se atreve a revelar.
Em termos de aspectos a melhorar, apontaria fundamentalmente a confusão emocional de algumas personagens, principalmente Laura, que parece divagar por alguns pensamentos contraditórios naquilo que espera de Gabriel.
Um outro aspecto que me deixou "à espera de mais" foram as muitas coisas que ficaram por dizer, mas, uma vez que a história continuará noutros livros, acredito que as respostas em falta estarão na continuidade da história. Por último, e esta não é uma falha do autor, mas dos responsáveis pela edição, existem umas quantas gralhas no livro que poderiam ser detectadas com uma revisão atenta.
Balanço geral: não é uma obra prima, mas é uma boa estreia. É um livro que agarra, que estimula a imaginação, e que culmina com um final interessante, deixando muito em aberto para o volume seguinte... e, claro, deixa vontade de ler mais.

2 comentários:

  1. Ok, parece interessante. Tenho de ver se ponho as mãos nesse livro xD

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla

    Gostei muito do teu comentário. A «leitura viciante», como tu lhe chamaste, tem sido uma característica apontada por vários leitores, e gostaria de acrescentar que há quem sonhe... A tua opinião é muito importante e fiquei contente por ter sido positiva.

    ResponderEliminar