quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa apresentado hoje pelas 19h00.

A Porto Editora apresenta hoje, pelas 19:00, no Auditório do Padrão dos Descobrimentos, o novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), cuja orientação científica pertence a João Malaca Casteleiro. A apresentação da obra estará a cargo de Fernando Cristóvão.

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é uma obra lexicográfica de referência, única no panorama nacional, que constituirá um instrumento indispensável de consulta e de esclarecimento das dúvidas levantadas pela aplicação do novo Acordo Ortográfico, assinado em 1990 e que tem criado enorme expectativa junto de todos os que se interessam pela língua portuguesa.
A obra reúne mais de 180 000 vocábulos representativos do vasto património lexical da língua portuguesa, mais de 5000 vocábulos próprios do português do Brasil, bem como africanismos e asiaticismos, mais de 800 palavras da norma galega do português, mais de 12 500 nomes próprios de pessoas portuguesas e lusófonas e cerca de 8500 topónimos, incluindo termos geográficos relevantes da história mundial. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa inclui um anexo com cerca de 2000 palavras estrangeiras de uso corrente não adaptadas ao português com identificação da língua de origem, mais de 1500 abreviaturas e símbolos usados na língua portuguesa e mais de 2500 elementos de formação de palavras.
A existência de um Vocabulário de referência é imprescindível para a aplicação do novo Acordo Ortográfico e a sua publicação está prevista no respectivo decreto-lei. O VOLP da Porto Editora foi elaborado com a consultoria de João Malaca Casteleiro, o representante da República Portuguesa que participou nos encontros que conduziram à elaboração do Anteprojeto de Bases da Ortografia Unificada da Língua Portuguesa e liderou a equipa técnica que assinou o Acordo Ortográfico em 1990.

O Orientador Científico:
Investigador e linguista, João Malaca Casteleiro tem dedicado a sua vida ao estudo da língua portuguesa e à defesa da sua unidade. Licenciado em Filologia Românica pela faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1961), doutorou-se pela mesma Faculdade com uma tese sobre a sintaxe da Língua Portuguesa (1979).
Professor Catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é membro de diversas associações científicas portuguesas e internacionais e tem colaborado em diversos projectos de investigação e de edição, em Portugal e no estrangeiro. Tem desempenhado os mais altos cargos académicos e institucionais, tais como: membro da Academia das Ciências de Lisboa (desde 1979), presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa (de 1991 a 2008), conselheiro científico do Instituto Nacional de Investigação Científica, presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1984-1987), director de investigação do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e professor convidado na Universidade da Beira Interior e também da Universidade de Macau.
Representou a Academia das Ciências de Lisboa no Encontro de Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa que se realizou no Rio de Janeiro em 1986. Participou no Anteprojeto de Bases da Ortografia Unificada da Língua Portuguesa em 1988 e liderou a equipa técnica que assinou o Acordo Ortográfico em 1990.

Sem comentários:

Enviar um comentário