domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas (Augusto Cury)

É fundamentalmente sobre o equilíbrio entre racionalidade e emoção que este livro se debruça, apontando esse mesmo equilíbrio como fonte de uma vida tranquila, marcada pela capacidade de reagir perante os problemas da forma mais correcta e equilibrada, sem complexos de culpa ou responsabilização excessiva de outros. E é interessante a forma como o autor apresenta exemplos bastante claros do efeito de uma racionalização excessiva ou de uma emotividade exagerada perante certas circunstâncias, demonstrando como a sua teoria se aplicará na vida real.
Trata-se de um livro bastante pequeno, por isso a impressão que fica, afinal, é que mais poderia ser dito sobre o assunto, já que, mais que um livro de auto-ajuda, esta obra pretende ser a explicação e aplicação prática de uma teoria desenvolvida pelo autor, uma sequência de ideias que revelam um lado bastante interessante da mente humana, mas que gostaria de ter visto desenvolvidas de forma mais aprofundada.
Uma leitura interessante, enfim, ainda que bastante breve, mas que cativou principalmente pela forma como certos exemplos dados pelo autor assentam na perfeição em vários episódios da vida quotidiana. Pena o tema não ter sido mais desenvolvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário