domingo, 20 de novembro de 2011

Palavras Escuras (Gena Showalter)

Para Sabin, a vitória era o mais importante e justificava qualquer sacrifício. Mas isso mudou no dia em que, num ataque aos Caçadores, o seu caminho se cruzou com o de Gwen. Também ela uma poderosa imortal aprisionada pelos Caçadores, Gwen será, para Sabin, a força a abalar tudo aquilo em que acredita. Porque a necessidade de a proteger e de a amar falará mais alto que todas as suas dúvidas... inclusive as do seu demónio.
Romance e sensualidade têm sido elementos essenciais ao longo desta série e este livro não é excepção. É, pois, na relação entre os protagonistas que se encontra o ponto central da história. Ainda assim, e isto acontece de forma mais evidente que nos livros anteriores, não é o romance entre o casal o único ponto de relevo, havendo notáveis desenvolvimentos a um nível mais global. O conflito entre Caçadores e Senhores do Submundo torna-se cada vez mais complexo, com a descoberta de algumas relíquias, algumas associações inesperadas e a disponibilidade dos Caçadores em fazer tudo o que for necessário para satisfazer o seu fanatismo. Isto faz com que, neste livro, haja vários interessantes momentos de acção, um bom equilíbrio entre o romance dos protagonistas e a história das restantes personagens e alguns acontecimentos surpreendentes a nível do conflito.
Se, a nível de emoção, o destaque vai inevitavelmente para o amor, há outras relações que se evidenciam e sentimentos que se desenvolvem de forma, talvez, mais marcante. Trata-se, é claro, da amizade e da lealdade entre os vários Senhores do Submundo, aqui particularmente evidente na interacção entre Aeron e Paris, mas também na presença de Legião e até na forma como todos aceitam (e chegam a auxiliar) na mudança operada sobre Sabin. Já no romance, há algumas indecisões da parte dos protagonistas que parecem um pouco exageradas, mas os momentos mais emotivos estão muito bem conseguidos e compensam amplamente esse aspecto. Há também alguns elementos que poderiam ser mais desenvolvidos a nível do conflito global, mas este é um aspecto que tem vindo a ser trabalhado ao longo da série e que tem revelado uma evolução interessante.
Cativante, emotivo e com muito de sensualidade, Palavras Escuras é, tal como os livros anteriores, uma leitura agradável, com bons protagonistas, alguns momentos muito bons e um sistema bastante interessante. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário