sábado, 26 de novembro de 2011

A Segunda Vez (Mary Higgins Clark)

Um acidente de avião leva ao desaparecimento de Nicholas Spencer, figura de topo de uma empresa de investigação médica. Em simultâneo, surge a notícia de que a sua maior promessa - a de uma cura para o cancro - é, afinal, um fracasso e que Nick terá roubado fortunas aos que investiram nessa promessa. Mas nem tudo é o que parece e a jornalista Carley DeCarlo está disposta a descobrir o que realmente aconteceu ao projecto e ao homem que, em poucos dias, passou de herói de muitos a alvo de um ódio geral.
Escrito de forma cativante, ainda que com um ritmo algo pausado, este livro apresenta muitas das características que definem os livros desta autora. Personagens que nunca são o que parecem, um mistério bastante interessante, pequenos momentos de emotivo e uma protagonista que se coloca em risco para descobrir a verdade dão forma a uma narrativa que, apesar de alguns momentos mais parados, mantém constante a curiosidade em saber que explicação final surgirá para todos os mistérios e quanto terá a protagonista de atravessar para encontrar as suas respostas.
Um aspecto muito interessante é, também, a forma como o passado se interliga com o enredo principal. A perda de Carley e a sua ligação algo pessoal a Nick Spencer (mais até que a Lynn, que se serve da relação familiar para conseguir os seus objectivos) são parte do que a torna incansável no esforço de conseguir respostas. Por outro lado, também Ned, aparente vilão (ou um deles) tem no que perdeu e na posição dos que o rodeiam para consigo a força que o move para a compensação possível (segundo os seus parâmetros disfuncionais). Há, aliás, no percurso de Ned uma ameaça que torna mais intrigante o mistério, já que só numa fase avançada se define por completo quanto do mistério é da sua responsabilidade.
Trata-se, portanto, de uma leitura cativante, apesar de alguns momentos mais parados. Uma boa história, com alguns desenvolvimentos interessantes a nível do mundo da investigação e um final bastante marcante. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário