domingo, 13 de maio de 2012

O Perraultimato (Filipe Faria)

Eles deviam ter vivido felizes para sempre, mas... não foi isso que aconteceu. Agora, a busca de respostas vai fazer com que os seus caminhos se cruzem. De Borralheiro, o irmão mais novo que queria mostrar o seu valor e que é, afinal de contas, o único que tem a inexplicável percepção que há algo de errado, depende a busca de uma forma de fazer com que tudo volte a ficar bem. As instruções estão no Perraultimato, mas dificilmente podiam ser mais enigmáticas. Ainda assim, Borralheiro vai à procura das suas respostas, para encontrar, ao longo do caminho, um grupo de companheiros invulgares... e alguma pista quanto ao que poderá fazer a seguir.
Tendo como ponto de partida um conjunto de contos de fadas, o que primeiro cativa neste livro é a forma como estas histórias já conhecidas são transformadas para dar origem a um enredo bastante diferente. Início de uma série maior, este livro funciona, em grande medida, como um volume introdutório, com a história individual de cada personagem a preparar caminho para a jornada em que as cinco figuras principais se encontrarão. E cada uma destas personagens tem algo que as diferencia da figura típica de conto de fada, sendo desde logo um dos elementos que tornam interessante uma história envolvente e com algumas boas surpresas ao longo do percurso.
Dos cinco protagonistas desta história, marca a diferença tanto de personalidades como de capacidades e a forma como estes aspectos se relacionam com a história passada de cada um. Muito diferentes entre si, mas todos eles fruto de uma história que não acabou como devia, há algo de cativante tanto na personalidade algo provocante de Capuchinho como na postura de quase servilismo de Aprendiz, na dúvida que parece definir cada acção de Borralheiro como no temperamento algo aguerrido de Burra e no medo de Vasilisa de fazer mal sem querer. Junte-se a esta variedade de temperamentos também as capacidades a eles associadas - e aqui os "companheiros" de Aprendiz são particularmente interessantes - e o resultado é um grupo com muito de interessante.
O enredo é, ainda, apenas um ponto de partida para uma história que se insinua como algo bastante maior do que o que este livro apresenta, mas há já neste início de aventura uma série de bons momentos e surpresas agradáveis. O ritmo da narrativa é agradável e, talvez por apresentar um cenário que exige menos pormenores a nível de contextualização, também a escrita parece ser menos elaborada, ainda que o vocabulário invulgar continue a marcar presença. Há, também, alguns momentos divertidos por entre as situações mais negras, o que resulta num equilíbrio agradável.
Fica, pois, deste O Perraultimato, a impressão global de uma leitura envolvente, com um interessante conjunto de personagens e uma abordagem bastante diferente a histórias já bastante conhecidas. Um bom início de série, deixando umas quantas perguntas sem resposta, mas com um muito bom ponto de partida para uma história ainda com muito para explorar. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário