segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Soberba Escuridão (Andreia Ferreira)

Carla é uma jovem bastante normal. Gosta de ler sobre o sobrenatural, porque é um tema que lhe interessa, mas, no restante, a sua vida é bastante rotineira. Até ao dia em que começa a ver uma sombra. Então, o medo começa a fazer parte da sua vida. Primeiro, o medo da loucura, pois mais ninguém consegue ver o que ela vê. Depois, algo de mais profundo, de mais negro, que cresce à medida que as coisas se tornam mais estranhas. Ao mesmo tempo, o rapaz mais belo que alguma vez viu entra na sua vida. Mas Caael é cheio de segredos. E o inexplicável acontece quando ele está por perto.
Narrado na primeira pessoa e com uma protagonista jovem, este é um livro em que o que mais surpreende são alguns dos aspectos sobrenaturais e o ritmo envolvente, em que vários momentos intensos mantêm a curiosidade em saber mais sobre a história. Não é difícil reconhecer, ao longo do enredo, algumas influências de Crepúsculo e similares, particularmente na postura de Caael e na forma como a protagonista reage à sua presença. Ainda assim, há elementos suficientes, com o evoluir da história, para diferenciar esta história, quer a nível de cenário, quer da introdução de outros elementos sobrenaturais.
Estes elementos são, aliás, um dos grandes pontos fortes deste livro. Parte essencial da aura de mistério que define a história, são, é claro, revelados de forma muito gradual, havendo ainda bastantes questões em aberto. Mas a conjugação de diferentes figuras, de anjos e demónios, passando pelos inevitáveis vampiros, abre portas a várias possibilidades interessantes. Além disso, ao lado romântico contrapõe-se um conjunto de momentos mais sombrios, que tornam a história mais equilibrada e também mais interessante.
A escrita é, no geral, agradável, apesar de algumas frases um pouco estranhas, que facilmente seriam resolvidas com uma revisão mais atenta. Felizmente, estes lapsos não são frequentes ao ponto de prejudicarem em demasia a leitura, pelo que, na generalidade, o ritmo dos acontecimentos se sobrepõe a esses momentos menos bem conseguidos.
Ainda uma referência para o final, que, intenso e surpreendente, deixa muito em aberto para o que poderá acontecer no livro seguinte. E, desde logo, muita curiosidade em continuar a ler.
Com um lado sombrio particularmente cativante e uma história interessante, eis, pois, uma leitura agradável e envolvente, e um início bastante promissor. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário