quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Depressa, Chamem um Médico! (Paula Ferreira e Sónia Trigueirão)

Dos caricatos mas essencialmente inofensivos episódios com doentes que não sabem bem o que têm ou que põem à prova a paciência dos médicos, aos bem mais graves casos de negligência, fraude ou falta de recursos, este é um livro que percorre os meandros do Serviço Nacional de Saúde, para realçar tanto os insólitos mais divertidos como os grandes problemas que, em certos aspectos, lhe estão inerentes. E, desta forma, um livro que começa num tom de certa leveza, mas que, gradualmente, se torna bastante mais sério.
Organizado por tipos de situação e, dentro destas, centrado essencialmente em episódios concretos, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela forma sucinta, mas tão clara quanto possível, como apresenta cada situação. Claro que as situações caricatas são bastante mais simples que as longas questões processuais referentes aos casos de negligência ou de fraude, mas todos os casos são apresentados de forma sintética, mas sem deixar de fora nada de essencial, pelo menos se essa informação existir. Assim, o que acontece é que este livro permite ficar com uma ideia geral dos problemas, mas sem perder de vista que cada caso é exactamente isso: uma situação particular.
Um outro ponto positivo na forma como este livro está organizado é o facto de, ao reunir episódios semelhantes, se poder ficar com uma ideia geral de como as coisas se processam, não só dentro da própria situação, mas ao nível das suas possíveis consequências. Claro que, por outro lado, ao contar vários casos similares, pode ficar a impressão de que, por vezes, a leitura se torna repetitiva. Ainda assim, a narração de múltiplos casos permite também ficar com uma ideia mais completa do panorama geral.
Ainda uma última nota para o facto de alguns episódios apresentados serem sobejamente conhecidos (principalmente no que diz respeito às fraudes) enquanto que outros são bem menos mediáticos, o que reforça a impressão de algumas situações terem adquirido uma maior destaque, sem que as restantes deixem, por isso, de ter relevância.
A soma de tudo isto é um livro equilibrado e interessante, escrito de forma acessível e com um tom adequado àquilo que narra: leve nos episódios caricatos, sério nas situações preocupantes. Uma boa leitura, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário