domingo, 15 de março de 2015

Equívocos, Enganos e Falsificações da História de Portugal (Sérgio Luís de Carvalho)

Das frases heróicas que afinal não foram ditas por quem se pensava - ou não foram ditas de todo - ao relato improvável de uns quantos acontecimentos que não aconteceram bem assim, sem esquecer uns quantos factos ou figuras sobre os quais a passagem do tempo fez esbater a linha que separa a história do mito. De tudo isto trata este livro que, de forma sucinta e cativante, desfaz algumas das ideias feitas sobre todo um conjunto de acontecimentos - ou supostos acontecimentos - da História de Portugal.
Não sendo este o primeiro livro do autor neste género - os outros também se recomendam, a propósito - há, à partida, algumas características que são de esperar. São elas a apresentação sucinta quanto baste de cada caso ou história apresentado, resumindo ao essencial a informação, mas sem deixar de fora nada de relevante, o registo descontraído e agradável, com o toque precisamente certo de humor a conferir leveza à leitura e, claro, uma explicação tão fundamentada quanto possível, mas que nunca se torna maçadora.
Em todos estes aspectos, este livro corresponde inteiramente às expectativas e escusado será dizer que isto é mais que suficiente para proporcionar uma leitura cativante. Mas junte-se a esta forma de expor o conteúdo o muito que há de interessante no próprio conteúdo e o resultado não podia deixar de ser muito bom. De todo o conjunto de mitos/enganos que são desenvolvidos neste livro, alguns deles já são mais ou menos conhecidos como tal, enquanto que outros conseguem ser bastante surpreendentes. O que todos têm, sem excepção, é algo de interessante que cativa e que surpreende, tanto na versão mais "lendária" como na mais factual.
O resultado é uma forma particularmente interessante de aprender um pouco mais sobre a História de Portugal. Não de forma exaustiva nem detalhada - até porque não parece ser, de forma alguma, esse o objectivo - mas permitindo adquirir bastantes conhecimentos e desmistificar uns quantos "factos". Interessante e cativante, trata-se, pois, de uma boa leitura, e de um livro que não posso deixar de recomendar. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário