sexta-feira, 12 de junho de 2015

Amor por Encomenda (Catherine McKenzie)

Anne ainda acredita num final feliz como os dos contos de fadas. Talvez por isso, apesar do sucesso profissional, sinta que não tem a vida que quer. E, acabada de sair de mais uma relação falhada, enquanto vê todas as amigas a casar e ter filhos, Anne sente a pressão de fazer alguma coisa para conseguir a família que sempre quis. Por isso, quando um acaso lhe põe à frente o contacto de uma agência de casamentos arranjados, Anne acaba por ceder à tentação. Mas o desafio é muito mais vasto do que simplesmente dizer sim a um desconhecido. É que, por mais que pareçam ter em comum, Anne e Jack não se conhecem verdadeiramente um ao outro. E há segredos capazes de deitar tudo a perder...
Com uma premissa um tanto caricata a complementar um conjunto de dilemas e ânsias comuns, este é um livro que cativa, acima de tudo, por três aspectos: a leveza, as peculiaridades e a capacidade de emocionar. É que, apesar de uma grande reviravolta nos caminhos dos protagonistas, a história não é assim tão surpreendente. Mas, curiosamente, esse elemento previsível em nada quebra a envolvência da história. Mas vamos por partes.
A leveza vem, em igual medida, da escrita simples e fluída e dos momentos de humor protagonizados pelas personagens. Além disso, há um toque de inocência particularmente agradável na forma como a protagonista - homónima de Anne dos Cabelos Ruivos - vê o mundo e os acontecimentos à sua volta. Numa realidade que é, tantas vezes, complexa, não deixa de ser agradável fugir para um sonho simples - ou tão simples quanto possível. E esse é um dos aspectos que mais cativam na história de Anne.
Quanto às peculiaridades, são mais que muitas, mas, além de ajudarem à tal leveza, criam um ambiente de humor que acaba por se revelar bastante propício à construção de um romance natural. Isto porque as personagens tão facilmente dizem precisamente as palavras certas como metem a pata na poça, criando uma relação que não é - tal como na vida real - o perfeito romance de contos de fadas, mas sim um percurso de altos e baixos.
Quanto à capacidade de emocionar, prende-se não tanto com as grandes revelações, mas principalmente com a forma como as personagens lidam com ela. Quando a barreira surge entre Anne e Jack - barreira que, apesar de bizarra, não é propriamente inesperada - , não é a grande explosão que marca, mas antes o percurso depois dela, com todos os encontros e desencontros necessários à resolução final. Também isto faz com que a história pareça mais natural, apesar de tudo o que tem de invulgar.
Leve e divertido, mas com alguns momentos comoventes e uma evolução interessante na relação entre os protagonistas, este é, portanto, um livro que, não sendo particularmente complexo, proporciona, ainda assim, uma leitura envolvente, agradável e surpreendente nas pequenas coisas, ainda que não nas grandes revelações. Um bom livro para descontrair, em suma. Gostei. 

Título: Amor por Encomenda
Autora: Catherine McKenzie
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário