sexta-feira, 1 de julho de 2016

A Rapariga do Calendário - Livro 1 (Audrey Carlan)

Mia Saunders está num beco sem saída. O pai, viciado no jogo, contraiu uma dívida para com um agiota e a incapacidade de a pagar já o deixou em coma e com uma iminente sentença de morte a pairar-lhe sobre a cabeça. Para o salvar, Mia precisa de juntar dinheiro para pagar essa dívida o mais rapidamente possível. E a única hipótese que tem à frente é a de passar um ano a trabalhar como acompanhante, passando um mês com cada cliente e cumprindo o objectivo que eles lhe tiverem definido - sem que, para isso, seja obrigada a ir para a cama com eles, a não ser que queira. Sem alternativas, Mia tem de pôr de lado as dúvidas que uma tal proposta lhe desperta e seguir em frente. Mas o que não sabe é que, além do dinheiro que precisa de ganhar, os seus clientes lhe proporcionarão também grandes lições de vida...
Com uma premissa intrigante e uma escrita que dá a cada acontecimento precisamente a intensidade de que precisa, este é um livro algo inesperado dentro do género. Sim, é um romance erótico e, sim, há várias cenas sensuais ao longo do enredo. Mas a diferença surge, desde logo, pelo facto de o sexo não ser o cerne da história de Mia. Há relações, há contacto físico, há atracção... e também há amizade e amor, numa história em que a parte sexual é apenas um elemento de um todo muito mais vasto.
Além deste muito interessante equilíbrio entre as várias facetas do enredo - o erotismo, a emoção, os pequenos elementos de intriga - , também a construção das personagens contribui em muito para a envolvência da história. Mia é uma protagonista forte, vítima, até certo ponto, das suas circunstâncias, mas decidida a não se deixar derrubar. E a forma como interage com as outras personagens, dos clientes à melhor amiga, passando pela inevitável interacção com o homem a quem tem de pagar, realça bem a força do seu carácter. Mas essa é uma força que se estende também às outras personagens e a forma como a autora constrói a história dos clientes de Mia, proporcionando em cada mês uma nova lição, é também parte do que torna a história tão cativante.
De tudo isto, surgem momentos fascinantes, seja na forma como a autora descreve uma cena erótica, seja nos momentos de maior emotividade (como, por exemplo, o final do mês de Março). E, assim, tudo converge para um belo equilíbrio, em que a base essencial pode ser muito simples, mas em que até o mais pequeno dos pormenores é um ponto de interesse. É também por isso que a história cativa desde o início, não deixa de surpreender até às últimas páginas e promete muito de bom para o que se seguirá.
Intenso, cativante e muito, muito agradável de se ler, trata-se pois de um início muito bom para uma série que promete continuar a surpreender. Uma boa descoberta e um belo ponto de partida, em suma. Recomendo.

Título: A Rapariga do Calendário - Livro 1
Autora: Audrey Carlan
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário