quarta-feira, 5 de julho de 2017

O Preço da Fama (Suzanne Redfearn)

Mãe de três filhos e abandonada para o marido, Faye sabe que mal se consegue manter à tona entre tantas dificuldades e que a única opção que lhe resta é voltar para casa da mãe. Mas é aí que a sorte está prestes a bater-lhe à porta. Um momento divertido protagonizado pela filha mais nova em plena rua faz de Molly um sucesso na internet. E, a esse sucesso, não tarda a seguir-se um anúncio e depois um papel numa série. Mas a vida em Hollywood está longe de ser um conto de fadas. As exigências do trabalho roubam tempo à vida familiar. E, à medida que a fama de Molly cresce, também os problemas não tardam a manifestar-se - e de muitas formas. Faye começa a entender que a fama também tem um lado negro. E que, para salvar os filhos do mundo em que os meteu, terá de pôr de parte os seus escrúpulos.
Centrado na figura de Faye enquanto mãe e na sua luta pelo bem-estar da sua família, este é um livro do qual se espera, à partida, uma boa medida de emoção. E é precisamente isso que proporciona. Primeiro, com as dificuldades que levam Faye à mudança, depois com a forma como estas se transformam num aparente conto de fadas, depois ainda com a revelação do lado mais complexo e sombrio deste novo mundo. Ao longo de todo este caminho há muitos momentos intensos, emoções fortes e revelações inesperadas. E, numa história em que as intenções podem ser sempre melhores, mas em que a realidade é sempre bem mais complicada, o impacto destes momentos não pode deixar de ser memorável.
Um outro aspecto interessante - ainda que, a espaços, desperte sentimentos ambíguos - tem a ver com a construção das personagens. Não há, em toda esta história, uma única personagem perfeita - tal como não as há na vida real. Mas, mais do que isso, a posição das personagens, o que parecem defender, varia consoante a situação em que se encontram, revelando facetas aparentemente contraditórias, mas também a sua falibilidade humana. Claro que isto é especialmente evidente na própria Faye, cujo percurso a molda numa pessoa diferente. Mas ninguém de entre os que a rodeiam - amigos, adversários, aliados - é apenas alguém que defende uma linha estrita. A posição que tomam varia consoante as circunstâncias. E isso torna-os mais complexos, mesmo nos momentos em que conseguem ser um bocadinho irritantes.
E depois, claro, há as grandes questões subjacentes a toda esta história: o lado sombrio da fama, que tanto pode vir dos fãs obcecados, como da perseguição da comunicação social ou dos próprios segredos e rivalidades entre os vários elementos do meio. Há em tudo isto um lado que nem sempre é tão claro como deveria ser e, sendo, neste caso, a famosa uma criança, todas estas questões ganham uma nova dimensão, levantando questões muito pertinentes sobre qual é, afinal, o tal preço da fama que dá título a este livro.
Emotivo, complexo e relevante: são estes, portanto, os principais traços deste livro que, olhando do interior para as dificuldades de uma vida de celebridade, consegue despertar emoções fortes ao mesmo tempo que realça ambas as facetas - o sonho encantado e as sombras da realidade - do mundo da fama. Cativante e intenso, uma boa leitura. 

Título: O Preço da Fama
Autora: Suzanne Redfearn
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário