quinta-feira, 21 de setembro de 2017

The Last Night (Cesca Major)

Tudo começa quando Irina recebe na sua oficina uma escrivaninha que precisa de ser restaurada. O cliente já lhe enviou muitas peças interessantes, mas nenhuma como aquela. Não tarda a que Irina comece a ter sensações estranhas e, à medida que o trabalho evolui, também a estranheza aumenta. Há objectos escondidos na escrivaninha, restos de uma vida diferente. Pois, décadas antes, outra jovem, Abigail, mudou-se para casa da irmã na esperança de uma vida melhor após a morte da mãe, apenas para descobrir que há muitos obstáculos ao amor. E muitos desses vêm de quem devia protegê-la.
História de duas mulheres em busca do seu lugar no mundo – uma superando o passado, a outra encontrando a solução para uma sombra que há muito paira sobre ela, este é um livro que leva o seu tempo a ler. Porquê? Porque há muitos elementos para assimilar, não só que diz respeito ao cenário e suas mudanças, mas também na teia de pequenas revelações que parece definir a história das protagonistas. Assim, o ritmo começa por ser um pouco lento. Mas a parte interessante é que isto não retira impacto à história. Há uma aura de mistério em torno de Irina e de Abigail – e isso, essa sensação de que há algo prestes a ser revelado e que, depois disso, tudo mudará – confere à narrativa um tom deveras intrigante.
Também muito intrigante é o elemento sobrenatural – as coisas que acontecem quando Irina está a trabalhar na escrivaninha. E, embora essa parte da história pareça ficar um pouco para trás na fase final, também contribui para o mistério que rodeia toda a narrativa. Seria interessante, talvez, ficar a saber um pouco mais sobre as razões dos estranhos fenómenos. Ainda assim, há o suficiente para reforçar o enigma por trás da história de Abigail.
Ainda um outro aspecto que se destaca: a construção das personagens. Há algo de particularmente fascinante em ler uma história em que se sente a bondade das personagens, mas em que as más não são propriamente vilões óbvios. É fácil sentir solidariedade para com as dificuldades de Abigail ou sorrir ante o encanto de Richard e a inocência de Mary. Mas, no que diz respeito a Connie, Larry, a mãe de Irina… bem, têm posições bastante mais complexas, pois as suas escolhas são, por vezes, a fonte de muitos problemas. (E, bem, Larry é Larry.) Mas há vestígios de algo mais, algo no passado, algo que poderia ter sido. E isso aumenta a complexidade na teia dos relacionamentos… dando origem a uma história muito mais intrigante.
E, sim, há romance, mas um tipo de romance que parece fluir naturalmente, sem se impor demasiado aos outros aspectos da narrativa, mas antes complementando-os com emoções bem mais fortes. Romance que parece surgir como uma muito merecida recompensa depois de todo o caos passado.
No fim, tudo faz sentido, ainda que fiquem algumas perguntas sem resposta. E é este equilíbrio delicado entre todos os aspectos da história que faz deste livro uma leitura muito intrigante e cativante. Uma boa leitura.

Título: The Last Night
Autora: Cesca Major
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário