terça-feira, 3 de outubro de 2017

What She Left (Rosie Fiore)

Helen é a esposa perfeita… até ao dia em que desaparece sem deixar rasto, deixando para trás um marido preocupado, as duas filhas dele, que Helen ama como se fossem suas, e o que parecia ser uma vida tranquila e perfeita. Para onde foi? Primeiro, todos temem o pior, mas, pouco tempo depois do seu desaparecimento, a polícia é informada de que este foi voluntário e que ela não quer ser encontrada. Sam, o marido, não sabe o que pensar. E, incapaz de lidar com esses sentimentos e com as duas filhas sozinho, a sua vida começa a afundar. Principalmente porque, de cada vez que parece encaminhar-se para uma recuperação, Sam vê o resto de Helen no de mulheres desconhecidas. E não pode esquecê-la sem saber o porquê.
Uma das muitas surpresas deste livro, e talvez a maior, é que, embora comece com um desaparecimento, não se trata propriamente de um policial. Há um grande mistério em volta de todo o enredo, e isso é parte do que o torna tão cativante, mas a verdade é que a história não tem tanto a ver com uma pessoa em perigo e um caso a resolver, mas mais com uma vida familiar conturbada e o tipo de coisas que levaria uma mulher a deixar para trás a sua família.
Ao contar esta história através de várias perspectivas, a autora realça todas estas questões, prolongando, ao mesmo tempo, o grande enigma que é a razão do desaparecimento de Helen. Além disso, também permite ficar a conhecer melhor cada personagem: a confusão de Miranda, a boa vontade de Lara, a gradual decadência de Sam. E não só isto confere um muito maior impacto a cada revelação, como tem também um efeito mais interessante. Sam começa a história como o marido perfeito, mas esta imagem muda pelo caminho, o que levanta suspeitas e possibilidades. O que ele parece ter de encantador não tarda a revelar-se como algo mais. E então, quando a suspeita surge, eis que aparece uma nova revelação a mudar tudo isso. O que se passa é que tudo pode mudar de uma página para a outra, e esta imprevisibilidade que surge quando começamos a achar que sabemos o que realmente se passa torna este livro estranhamente viciante.
Quanto ao desaparecimento de Helen, há também muitas questões relevantes nesta história. Quando reveladas, as razões da sua fuga, tal como as do corte com a sua vida anterior, fazem surgir uma história muito complexa e um caminho de escolhas difíceis, mas muito ponderadas. E é por isso que faz todo o sentido a forma como tudo termina: deixando algumas perguntas sem resposta… porque há portas abertas e o caminho futuro ainda está por decidir.
História de mistério, mas não de um crime – de um desaparecimento, mas voluntário. No fim, tudo se resume a isto: um romance intenso e intrigante, em que ninguém é exactamente o que parece e tudo tem um motivo, ainda que este nem sempre seja o mais expectável. Muito bom, em suma.

Título: What She Left
Autora: Rosie Fiore
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário