quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Miss Marley (Vanessa Lafaye)

Clara e Jacob Marley são dois órfãos a viver na rua e todas as noites Jacob promete a Clara que as coisas vão melhorar. Mas, quando isso acontece, é devido a um homem que morreu na rua e esse facto assombrar-lhes-á o caminho até ao fim. Pois Jacob tem apenas um objectivo: garantir que não voltarão a ser pobres. E, à medida que as suas vidas evoluem a partir dessa primeira bolsa dourada, o coração de Jacob começa a mudar. Enquanto Clara se move por compaixão e piedade, Jacob pensa apenas nas suas ambições. E, quando os negócios e os assuntos pessoais começam a misturar-se, revela-se a verdadeira frieza do coração de Jacob.
Jacob Marley é uma personagem célebre. Quem não o reconhece de Um Cântico de Natal? Mas, visto pelos olhos de Clara, este livro mostra um Jacob muito diferente e o caminho que fez dele o fantasma que todos conhecemos. Pois Jake, o pequeno órgão, é muito diferente do homem que surge no fim e a história desta mudança é muito impressionante.
É também uma história muito comovente. Clara, vulnerável desde criança, cresce para se tornar uma mulher com o coração no sítio certo. Há, por isso, um óbvio contraste e um equilíbrio muito delicado entre as acções e pensamentos de Jacob e os de Clara. É Clara a personagem que realmente marca neste livro, com a triste história de tudo o que passou e a sua natureza fiel, compassiva e afectuosa a guiá-la mesmo até ao fim. E é também uma pequena luz entre as trevas do irmão. Um farol de bondade no meio da crueldade dos negócios.
Há em toda esta história uma beleza algo melancólica, algo comovente que a torna memorável. E também a escrita faz parte do que a torna assim. Tudo parece fluir com naturalidade, desde os diálogos mais intensos às descrições dos diferentes cenários. E aquela visão final... bem, é digna do próprio Dickens.
Tudo se resume, pois, a isto: uma história bela, intensa e capaz de partir corações, apresentando uma nova perspectiva para uma muito célebre personagem e introduzindo novos elementos - e também novas profundidades - a um conto já bastante impressionante. Clara e Jacob Marley - na sua perfeita oposição - são ambos personalidades memoráveis. E o mesmo se aplica a esta sua bela história. 

Título: Miss Marley
Autora: Vanessa Lafaye
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário