sábado, 12 de janeiro de 2019

Unpredictable Bitch (Gabrielle Bernátová)

Lea costumava ser uma mulher bondosa e afectuosa, mas tudo mudou quando o seu marido foi preso, deixando-a a lidar com as guerras entre famílias e a protecção da sua irmã mais nova. Aconteceram coisas más e Lea escolheu afastar-se. Mas agora precisa de se ligar novamente a Lev, pois tem o seu próprio plano perigoso. Com uma nova jovem para proteger, Lea dá por si a aproximar-se novamente de quem era... mas há coisas agora em movimento que já não podem ser travadas.
Provavelmente a maior força desta história é a sua natureza viciante. Começa com um salvamento involuntário e, daí em diante, está cheia de momentos intensos - seja devido aos planos de Lea, aos negócios de Lev ou ao casamento que ambos querem - e não querem - salvar. Há também algo de intrigante na aura sombria que parece envolver tudo. Os negócios obscuros da família, o cenário de onde Viky escapou e até mesmo o passado: há perigo e intriga em toda a parte e a sensação de que, caso algo corra mal, as consequências serão terríveis faz com que a leitura seja bastante cativante.
Há essencialmente duas possíveis fraquezas. A primeira é que há tantas coisas a acontecer, e um passado tão complexo, que a relativa brevidade do livro faz com que certos aspectos da história pareçam um pouco apressados. A outra... bem, a outra é que ficam muitas coisas sem resposta no final. Embora isto pareça fazer também um certo sentido, já que a forma como tudo termina parece apontar para uma inevitável sequela.
Um último aspecto que importa mencionar é o desenvolvimento das personagens. Lea, com o seu temperamento fogoso, parece fazer justiça ao título do livro, mas é também muito mais do que isso. E os que a rodeiam são também muito intrigantes, com uma mistura de inocência, amor, implacabilidade e um delicado equilíbrio entre lealdade e auto-preservação. Fica muito por dizer acerca deles, é verdade. Mas o que é, de facto, contado é muito bom.
Tudo somado resulta numa história bastante negra e viciante sobre relações familiares no submundo - e também sobre mudanças de lealdade e uma vingança ainda por suceder. Bastante bom, em resumo.

Título: Unpredictable Bitch
Autora: Gabrielle Bernátová
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário