quinta-feira, 30 de julho de 2020

Da Falta de Liberdade de Expressão (Joshua Wong e Jason Y. Ng)

Ao longo dos últimos anos, os grandes protestos e manifestações realizados em Hong Kong têm sido uma presença relativamente frequente nos noticiários, mas é de certa forma inevitável que a informação e o contexto sejam apresentados de forma reduzida. Que melhor forma, pois, de saber mais do que pela voz de um dos seus mais dedicados activistas? Desde muito jovem que Joshua Wong assumiu a dianteira de um movimento estudantil. A partir daí, a sua dedicação jamais esmoreceu - mesmo quando a sua persistência acabou por o levar à prisão. Esta é a sua história.
São sobretudo dois os aspectos que mais contribuem para tornar esta leitura tão memorável. Primeiro, o relato da situação propriamente dita, com todas as complexidades envolvidas e a longa e árdua luta dos manifestantes. E segundo, o registo pessoal de um livro que, narrado na primeira pessoa e que engloba até um conjunto de cartas escritas na prisão, realça a verdadeira dimensão do impacto que as mudanças que motivaram os protestos tiveram - e podem continuar a ter - na vida de qualquer cidadão. Ler o percurso de Joshua pela sua própria perspectiva cria proximidade e reforça o impacto, pois, além do peso das próprias circunstâncias, é impossível não admirar a coragem e a determinação de Joshua e de outros como ele.
Não é preciso dizer que se trata de um livro muito actual. Basta olhar para as notícias. Mas não é só para a compreensão do que se passa em Hong Kong que este livro é relevante. Há, ao longo destas páginas, uma reflexão muito perspicaz sobre a forma como os protestos - e consequentes represálias - são encarados e que facilmente é transponível para outros cenários. Não é só em Hong Kong que se manifestam pesadas sombras políticas. E a visão que este livro apresenta permite reflectir também sobre mudanças que estão bastante mais próximas.
Não será propriamente o mais importante num livro como este, mas importa ainda fazer uma breve menção à escrita, para salientar não só a fluidez com que torna acessível um tema bastante complexo, mas também a forma como a expressividade das palavras realça a proximidade. Claro que este elo emocional é nitidamente mais palpável na parte dedicada às cartas da prisão, mas está presente em todo o texto. Afinal, é a convicção que move a coragem de Joshua Wong - e a própria escrita reflecte esse facto.
O que fica deste livro é, pois, uma conjugação equilibrada do que é o relato de um percurso pessoal assente em motivações e complexidades mais vastas. É a história de Joshua Wong, mas também a de um mundo em mudança, em que liberdades e garantias começam, lenta e insidiosamente, a ser questionadas. Não falta, por isso, material para reflexão nesta leitura envolvente, actual e muito relevante.

Autores: Joshua Wong e Jason Y. Ng
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário