quarta-feira, 29 de julho de 2020

Manteiga de Amendoim e Geleia (Ben Clanton)

O Narval adora waffles. Tanto que nunca comeu mais nada. Mas, quando a sua amiga alforreca o convence a provar uma bolachinha de manteiga de amendoim, está longe de imaginar o cataclismo que vai desencadear. É que o Narval gosta tanto que fica viciado em manteiga de amendoim - ao ponto de mudar de nome! E talvez não haja em todo o oceano frascos de manteiga de amendoim suficientes para um narval tão viciado...
Parte do que torna tão encantadores os livros desta série é a forma como, de forma muito breve e concisa, mas também bastante caricata, consegue proporcionar uma leitura que é, ao mesmo tempo, distracção, diversão e um apelo à imaginação. Ou não fosse o protagonista um narval apaixonado por waffles. Tudo nesta história é peculiar e, ainda assim, tudo surge com tanta naturalidade e com um sentido de humor tão delicioso, que é quase impossível não esquecer a improbabilidade da situação. São um narval e uma alforreca que gostam de waffles e bolachinhas - e, ainda assim, durante a leitura, nada disso parece assim tão estranho.
Sendo um livro infantil, é apenas natural que seja tudo muito simples. Nas suas pouco mais de sessenta páginas, tudo acontece de forma muito directa, já que aos diálogos simples junta-se um estilo visual onde domina também a simplicidade. Ainda assim, já se tornou de tal modo familiar que é como regressar a um local onde já fomos felizes. Mesmo - curiosamente - para aqueles de nós que já não pertencem propriamente ao público-alvo desta série.
Importa, finalmente, notar que, à semelhança dos volumes anteriores, também este livro vive mais de pequenos episódios do que uma grande história, embora tendo sempre uma ligação central na forma, neste caso, da manteiga de amendoim. Mais do que uma grande aventura, é a ligação sempre divertida e cativante entre dois bons e improváveis amigos. O que não significa que não haja algumas surpresas pelo caminho...
Breve, simples, mas sobretudo muito divertido, trata-se, pois, de um livro leve e cativante, feito de pequenas coisas, mas principalmente de uma grande amizade. Perfeito para os mais novos, mas capaz de fazer sorrir leitores de todas as idades, uma boa e agradável leitura.

Autor: Ben Clanton
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário