quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Faithless - Volume Dois (Brian Azzarello e Maria Llovet)

Faith achava que a sua vida era um tédio infernal. E alguém lá em baixo parece tê-la ouvido. Agora, tornou-se uma artista famosa, cuja originalidade desperta a curiosidade de todos os colecionadores. Mas há mais além disso e Faith começa a perceber que aqueles que a rodeiam são muito mais do que figuras excêntricas. Além disso, também ela tem as suas próprias capacidades. Mas o mundo da magia que lhe abriu as portas da fama esconde profundezas sombrias... e talvez Faith esteja já demasiado envolvida para voltar atrás.
Fusão de erotismo e sobrenatural, este é um livro onde é apenas expectável que haja uma certa dose de estranheza. E, bem... estranheza não lhe falta. Desde os momentos quase absurdos a uma surpreendentemente pouco violenta abundância de sangue, não há praticamente nada neste livro que não siga por caminhos inesperados. E, entre a sensualidade e o horror, o elemento mágico vai desvendando novas facetas e a estranheza vai dando lugar à curiosidade.
Outro aspeto particularmente notável nesta série - e particularmente neste volume - é o ambiente quase onírico e o contraste com a realidade. Momentos há que parecem saídos de um pesadelo ou, talvez, de um quadro de Bosch. Outros, transpostos para a luminosidade do dia, parecem ser de simples rotina - tirando os aspetos em que não são. E este contraste entre o normal e o sobrenatural, que é visível sobretudo na arte, mas também na própria história, com a Faith que deambula como uma turista a contrastar com a Faith que usa a sua influência para obter o que quer, é também parte do que vai tornando a história cada vez mais intensa.
São muitas as perguntas sem resposta que ficam ao fim deste segundo volume, ao ponto de ficar uma certa sensação de curiosidade insatisfeita relativamente a certos aspetos. Mas, tendo em conta que, ao que tudo parece indicar, esta história está ainda longe do fim, essa curiosidade insatisfeita não deixa de funcionar também como um despertar para a vontade de saber o que virá a seguir e que possíveis explicações surgirão para certos acontecimentos.
Sombras e sensualidade num estranho equilíbrio entre choque e envolvência, natural e sobrenatural, sonhos... e pesadelos. Assim é este novo volume desta série singular e cativante, onde há ainda muito por mostrar e por dizer... e também o que falta promete ser intenso.

Sem comentários:

Enviar um comentário