domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Fábrica do Tempo (Sílvia Alves e Pierre Pratt)

A Fábrica do Tempo é o lugar onde os anos se sucedem: onde se guardam os anos que passaram, onde os futuros esperam a sua vez e onde o presente garante que tudo funciona como deve. Mas há um Ano que tem uma ideia: e se, em vez de deixar ao acaso a escolha do seu sucessor, este fosse escolhido pelas suas melhores características? Talvez o futuro fosse melhor assim... Mas o que podem os candidatos prometer, para que sejam escolhidos?
Uma história cativante e didáctica, numa edição cuidada e bonita, fazem deste livro uma leitura cativante. Destinado, naturalmente, aos mais novos, apresenta, numa história simples, um interessante mecanismo para explicar as mudanças de ano. E explica-a de uma forma muito interessante, com o cenário da Fábrica do Tempo a evocar um ambiente envolvente e mágico, e uma história leve e imaginativa.
O texto é bastante simples, mas não demasiado, sendo de fácil compreensão, mas com uma boa base de vocabulário. As ilustrações adequam-se na perfeição à história, representando os seus melhores momentos em belas imagens. E a história, com toda a sua simplicidade, consegue até ser enternecedora, além de divertida e agradável, na forma como o Ano presente concretiza a sua ideia, através dos recursos e habitantes da Fábrica do Tempo.
Trata-se, portanto, de um livro que, além de visualmente apelativo, apresenta uma boa história, cativante e fácil de compreender, com o elemento didáctico a associar-se, da melhor forma, a um ambiente mágico, para proporcionar uma leitura divertida. Parece-me ter tudo para agradar aos mais novos. Recomendo, pois.

Sem comentários:

Enviar um comentário